Há uma antiga máxima que diz que a “propaganda é a alma do negócio”. No artigo de hoje me atrevo a atualizar esse ditado, pois acredito que, atualmente, o cliente satisfeito é a alma do negócio. Você concorda?

Em um mercado de intensa competitividade, com um cenário de consumidores que a cada dia estão mais expostos a uma quantidade infindável de informação, apenas a linguagem publicitária não é suficiente para convencer o público sobre a qualidade e credibilidade de uma empresa e dos produtos e serviços oferecidos.

Coloque-se no papel de um consumidor. O que tem mais valor para você? O que uma determinada empresa diz sobre ela mesma ou o que um amigo que passou por uma experiência de compra com a empresa em questão lhe relatou? Você já parou para pensar em como o seu negócio está sendo divulgado pelo seu público de interesse? O seu cliente te recomenda?

Quando se é bem tratado, seja na aquisição de um serviço ou de determinado produto, a possibilidade de retorno é grande. E se existe esta volta é sinal de que foi criada uma identificação com o seu negócio e nesse momento acontece uma conexão entre o cliente e você.

A tendência é a de que o cliente satisfeito recomende o seu negócio para a rede de amigos dele, para que esses possam usufruir também da experiência de prazer proporcionada pela sua empresa.

Dessa forma, surge um canal de conectividade entre a empresa, o cliente satisfeito e os possíveis novos clientes que podem ser influenciados pela indicação. E por trás de tudo isso está o relacionamento, pois insisto em dizer, as pessoas só fazem negócios e adquirem produtos ou serviços de quem elas confiam.

Em minhas consultorias costumo dizer a empresários, vendedores e profissionais liberais: Faça amigos e tenha negócios duradouros. Quando me refiro à amizade, quero que as pessoas reflitam sobre a importância do relacionamento e da conexão que é estabelecida com o cliente.

Ter amigos pressupõe manter uma relação de cumplicidade, fidelidade e lealdade com o seu cliente. É assim que ele passará a confiar na sua marca e a recomendar para outros amigos.

Esteja atento, uma conexão estabelecida tende a ter suas ramificações, ou seja, indicações espontâneas, que o seu cliente faz com um sorriso no rosto e de uma forma natural, e isso não tem preço. É aí que está o “pulo do gato” do seu negócio.

Ao indicar o seu serviço ou o seu estabelecimento para um amigo, o cliente coloca em cheque a própria credibilidade, pois ele acredita que o amigo passará pela mesma experiência positiva ao ter contato com o seu negócio.

Se você como empreendedor ou vendedor entende que o diferencial no seu atendimento, alinhado à qualidade do produto ou serviço, é algo permanente e faz parte da cultura do seu negócio, é capaz, então, de encantar o seu cliente seja ele novo ou antigo. Esse “amigo” que recebeu a indicação se tornará um novo cliente satisfeito.

Agora, se esse cenário descrito não faz parte da dinâmica do seu dia a dia, o risco de uma frustração é muito grande. O cliente que recomendou o seu negócio, certamente será questionado pelo amigo por ter indicado algo que não proporcionou uma experiência agradável e dessa forma a própria credibilidade do cliente que indicou será colocada em cheque, pois passou uma informação que não era verdadeira. Isso é muito sério.

Todo negócio tem uma “sacada”, ou seja, um diferencial que o torna especial. Para isso, é necessário criar algo inovador que gere a recomendação e os comentários espontâneos.

Um exemplo pode ser ilustrado pelo caso da empresa área TAM que há alguns anos inovou na sensação de voar ao receber os seus passageiros com um tapete vermelho.

O tapete vermelho é o símbolo da realeza, da imponência. É utilizado apenas em ocasiões especiais e ser recebido por uma empresa com essa atenção transmite uma sensação diferenciada, o cliente passa a perceber que ele é importante e mexe com o imaginário.

Quem nunca se imaginou um dia passando pelo tapete vermelho de Hollywood como os grandes astros do cinema? Perceba a grandiosidade da ação para a percepção diferenciada de um serviço para o cliente diante de uma ação relativamente simples.

A palavra-chave em questão é “sensação”. O que o cliente sente ao ter contato com o negócio, com o produto ou serviço oferecido pela sua empresa? Não se preocupe em receber ou pedir recomendações. Preocupe-se em criar relacionamentos, em criar amigos.

Essa filosofia deve estar inserida no DNA do seu negócio. Quando fazemos amigos não queremos decepcioná-los e esse deve ser o sentimento em relação aos nossos clientes. Portanto, quando criamos amizades, a recomendação da sua empresa ou dos seus serviços surge como um processo natural.

E você já havia parado para prestar atenção nesses detalhes? Como tem sido o seu relacionamento com os seus clientes? Você sabe a diferença que a recomendação de um cliente traz para o seu negócio?

Abordaremos mais sobre este assunto amanhã, na segunda parte deste artigo. Acompanhe-me nesta série e saiba como o seu cliente pode se tornar um estratégico vendedor da sua marca.

Já curtiu a nossa página fã? >> FB/guilhermemachado.blog Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

5 comments
  1. …”Trate os outros como gostaria de ser tratado”, essa frase já é ÉPICA, quem não gosta de ser tratado?!!
    Mesmo o melhor produto também precisa de bom atendimento,… o cliente precisa de atenção, mesmo que seja uma compra virtual, até mesmo o “site (loja virtual)” se não tiver uma boa interface para com o cliente, não realizará a venda; no que tange PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, o que vende é o serviço e nem sempre a infraestrutura para o serviço se leva em consideração face ao atendimento.
    Espero que todos reflitam como se deve tratar as pessoas, desejo a todos bons negócios e que todos sejam sempre “bem atendidos”.

    1. Fico lisonjeado a saber que foram válidas minhas palavras.
      Agradeço por poder tratar bem do assunto e pelo reconhecimento.
      Solicito se possível me incluir em vosso catálogo de endereços para acompanhar mais notícias.
      Sucesso, saúde, sinceridade e $$$$$.

      1. Olá Rodrigo, bom vê-lo por aqui novamente. Suas palavras foram válidas e enriquecedoras. Agradeço sua participação no nosso texto.

        Acredito que essa é a melhor forma de fazermos um mercado cada vez melhor.

        Em relação aos avisos dos nossos textos, peço que se cadastre na parte direita do nosso blog.

        E lembre-se: Juntos somos fortes!

        Abraços e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


+ dois = 3

Related Posts