Recife foi a cidade com a maior alta em 2012, entre as capitais acompanhadas pelo FipeZap

São Paulo – O preço do metro quadrado dos imóveis anunciados no país teve valorização média de 13,7% em 2012, bem acima dos principais índices de inflação brasileiros. A maior alta ocorreu em Recife, onde o metro quadrado teve alta de 17,8%, seguida de São Paulo (+15,8%) e Rio de Janeiro (+15,0%). Apenas no Distrito Federal a alta no preço dos imóveis anunciados ficou abaixo da inflação. No mês de dezembro, a variação média voltou a acelerar: os imóveis anunciados tiveram alta de 1,0%. As informações são do Índice FipeZap.

Apesar da alta expressiva, 2012 foi um ano pior para os imóveis comparado a 2011. No ano anterior, o preço do metro quadrado dos imóveis anunciados havia aumentado, em média, 26,3% no Brasil, praticamente o dobro.

A valorização dos imóveis na capital paulista em dezembro foi de apenas 0,8%, a menor variação mensal desde o início da série histórica, em janeiro de 2008. A valorização média acumulada nesse período foi de 159%. Já no Rio, a alta mensal foi de 1,0%, com uma valorização de 194% acumulados desde janeiro de 2008.

Veja na tabela a seguir onde os imóveis anunciados mais aumentaram de valor, onde tiveram a maior variação e a comparação com os índices de inflação no ano:

(*) Estimativa Fontes: Banco Central e Índice FipeZap

Veja também, para o Rio e para São Paulo, quanto valorizou cada tipo de imóvel desde o início da série histórica em janeiro de 2008:

Fonte: Índice FipeZap

O Índice FipeZap é fruto de uma parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do site de classificados Zap Imóveis, e acompanha o preço do metro quadrado dos imóveis anunciados em seis capitais e no Distrito Federal.

—-
Post originalmente publicado em Exame.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

7 comments
  1. Boa tarde Guilherme,

    mais uma vez o blog do Guilherme saindo na frente, é muito importante ter conhecimento desses indicadores, pois assim podemos manter nossos clientes a par das valorizações dos imóveis por região.

    1. Olá Cesar,

      Obrigado por seu importante feedback. Queremos sempre mais contribuir para um bom desenvolvimento do nosso setor, por isso, temos uma grande alegria em compartilhar estas notícias que são tão importantes para o nosso mercado.

      Contar com o envolvimento de vocês em nossas reflexões é o que nos motiva a fazer um blog cada vez melhor, por isso, esteja sempre à vontade para participar e interagir conosco.

      Abraços

    1. Olá Durval,

      Para nós também é um grande prazer poder dividir com vocês estas dicas, notícias do mercado e reflexões.

      Quero destacar que o nosso blog é um espaço aberto, aonde você também pode sugerir, participar, tirar dúvidas, compartilhar experiências e assim contribuir para o mercado cada vez mais forte e profissional.

      Por isso, esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


4 × = vinte

Related Posts