Search Menu

Confira os principais cuidados para alugar um imóvel por temporada nas férias

Podcast 20 – Dispensar o corretor: loucura ou reflexo de uma experiência negativa?

Campinas é o destino do próximo Seminário Marketing Imobiliário na Internet

Com a chegada das férias de início do ano, muitas famílias buscam um lugar ideal para desfrutar de alguns dias ou até semanas de lazer e descanso. A procura por imóveis por temporada cresce a cada ano, principalmente entre o início de janeiro e o carnaval. Realizar uma boa pesquisa de mercado e prestar atenção a importantes detalhes podem fazer a diferença no bolso e garantir uma viagem de férias inesquecível.

Segundo Lúcio Barboza, um dos sócios da Copacabana Holiday Imobiliária, o primeiro passo é procurar uma empresa registrada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) com endereço e telefone físicos. “É preciso tomar muito cuidado com falsos sites”, alerta o profissional com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Alugar um imóvel às escuras é sempre um risco. Caso não tenha disponibilidade de tempo de visitar o local, o consumidor deve solicitar a imobiliária fotos e referências com outras pessoas que tenham se hospedado no mesmo lugar anteriormente. Não esqueça de obter informações também sobre o entorno do imóvel para saber se o local é calmo ou agitado, se há comércio perto, qual a distância do centro da cidade ou da praia mais próxima.

De acordo com Patrícia Judice de Araújo Esteves, sócia-diretora da Judice & Araújo, imobiliária especializada em imóveis de alto luxo na região de Itaipava e arredores, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é preciso se informar sobre as despesas do imóvel além do aluguel. Gastos como IPTU, condomínio, luz, água e gás costumam estar incluídos no preço, mas sempre verifique se há alguma taxa extra antes de assinar o contrato.

Para não gastar mais do que o planejado também é importante estar atento se o imóvel em vista possui eletrodomésticos e outros itens que facilitem a sua estada: aparelho de televisão, geladeira, fogão, utensílios de cozinha, ventilador, ar condicionado e até acesso à internet gratuito com Wi-Fi.

As formas de pagamento do aluguel de imóveis por temporada são livremente combinadas entre proprietário e inquilino. A prática usual é que o pagamento da metade do valor total da locação seja entregue no ato da contratação e a outra metade na data de entregas das chaves. Alguns proprietários podem solicitar ainda um cheque caução para a garantia do pagamentos de contas extras. É costume o pagamento de uma multa contratual no caso de desistência de uma das partes.

Caso o imóvel alugado fique dentro de um condomínio com piscina, sauna e outras opções de lazer, verifique se você poderá usá-las. Alguns condomínios permitem que apenas proprietários e seus familiares utilizem as áreas de lazer. Lembre-se também de perguntar se animais de estimação são permitidos no local.

Não esqueça de checar assim que chegar, ainda na presença do proprietário ou seu representante, de verificar se torneiras, descargas, chuveiros, luzes e eletrodomésticos estão funcionando. O cuidado deve ser redobrado em imóveis localizados na praia, que costumam ficar fechados por muito tempo.

Mais liberdade, maior integração com as pessoas e com o cotidiano do local estão entre as principais vantagens oferecidas por quem escolhe alugar um imóvel por temporada. Esta opção pode ser ainda mais econômica do que a hospedagem em hotéis de três estrelas, por exemplo. Abrir mão do conforto e da comodidade que só os hotéis oferecem é uma decisão importante que você deve tomar o quanto antes para planejar sua viagem de férias.

—-
Post originalmente publicado em Yahoo.

Conheça nossa página no Facebook, e assine nosso canal no Youtube.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


6 × oito =

Related Posts