Qual é o meu futuro dentro da empresa em que trabalho?
Você já parou para fazer esta reflexão? O artigo de hoje foi elaborado especialmente para aqueles corretores de imóveis que neste momento se perguntam o que fazer para se destacar na empresa e assim alcançar um objetivo diferente.

Este objetivo pode ser o de conquistar um cargo superior dentro da hierarquia ou a construção de uma carreira diferenciada diante do seu gestor e da equipe, que vise agregar novos valores para a sua carreira e para o negócio.

Desde o início da minha profissão como corretor eu sempre sonhei em evoluir dentro da imobiliária visando ocupar um cargo de confiança. Com muito empenho e aprendizado diário consegui construir a estrada para o alcance deste objetivo. Hoje, compartilho com você sete dicas que contribuíram para que eu passasse de corretor de imóveis para sócio de uma das maiores imobiliárias do Espírito Santo.

As dicas abordadas aqui são um misto de aprendizados obtidos enquanto um corretor de imóveis que galgava uma evolução dentro da empresa e também de um gestor que tinha a missão de avaliar e ajudar outros corretores a alcançarem suas metas profissionais.

Vamos a elas:

1. Construa o direito de ter ideias

corretor-imoveis-construa-direito-ter-ideiasVi muitos profissionais recém-chegados na empresa querendo expor suas ideias no intuito de contribuir para a melhoria do seu desempenho pessoal e também do negócio. Porém, nesta ansiedade de querer apresentar resultados, também vi muitos deles arriscarem até mesmo o seu emprego.

Em um primeiro momento, engajar-se na melhoria dos processos e mostrar proatividade são atitudes louváveis, contudo, é preciso saber o momento e a forma certa de fazer isso. A oportunidade de opinar ou expor suas ideias é fruto de uma construção, você precisa entender melhor o funcionamento da empresa para depois fazer as suas contribuições.

Uma ideia, crítica ou sugestão, pontuada em um momento inadequado, pode gerar a irritação do seu gestor, sendo mal vista por ele.  Em primeiro lugar, mostre para o que você veio: para dar resultados, ou seja, vender, produzir.

É depois deste passo fundamental e já com a confiança do seu líder que você terá o direito de expor suas ideias #ficaadica.

 

2. Assuma os erros

“A culpa não é minha”, “não tenho nada a ver com isso”, “foi fulano ou sicrano quem errou”. Frases comuns e usadas com muita frequência por quem quer se eximir de um erro e que devem ser abolidas do vocabulário de quem almeja se destacar na empresa.

Um gestor muitas vezes não quer saber de quem foi o erro, ele quer soluções. Se o erro foi seu, assuma-o e empenhe-se em encontrar uma solução. Se a falha não foi sua, não tente achar culpados, direcione o tempo que você gastaria acusando outro corretor para revelar sua atitude e tentar solucionar o problema.

Transferir a responsabilidade para o outro demonstra imaturidade,  falta de ética e de profissionalismo. Pense nisso, pois não é essa a imagem que um líder deve transmitir.

 

3. Pare de dar desculpas

Tão prejudicial quanto não assumir um erro é ficar dando desculpas. Uma das coisas que mais acontecia e pode acreditar, ainda acontece em um salão de vendas, é em vésperas de feriados ou finais de semana o corretor inventar uma desculpa para justificar a ausência no trabalho.

Para você ter uma ideia, já tive casos de corretores que “extraíram o dente siso” no mínimo umas dez vezes. Isso acontecia porque uma mentira é esquecida e corremos o risco de repeti-la.

Quando sabia que ia ter uma festa grande na cidade, já podia contar que no dia posterior choveria ligações de corretores descomprometidos tentando encontrar uma justificativa para faltar ao trabalho. Isso é muito ruim para a imagem do profissional não só perante o gestor, mas também diante da equipe.

Tive casos em que os corretores eram motivo de piada entre a equipe. Em determinadas situações, quando o meu celular tocava, a equipe já sabia de quem se tratava e fazia verdadeiros bolões para tentar adivinhar qual era a nova desculpa que o corretor inventaria. Tenha certeza, não há situação mais desagradável do que esta.

 

corretor-imvoveis-evite-fofocas

4. Evite fofocas

 

Não preciso nem dizer o quanto uma fofoca é nociva em um ambiente de trabalho. Tenho certeza de que você já sofreu ou conhece alguém que teve problemas por causa de disse me disse dentro do salão de vendas.

Acabamos passando muito tempo juntos no espaço de trabalho e, por uma característica inerente ao ser humano, fatalmente fazemos comentários sobre as situações do dia, isto é normal. O problema é quando perdemos o controle sobre estes comentários e contribuímos para gerar um mal estar entre a equipe. Esta é a pior consequência da fofoca, portanto, evite-a.

 

5. Pare de reclamar

 

dica-corretor-imoveis-para-de-reclamar

Há uma premissa básica no ambiente profissional: pior do que corretor ruim é corretor que fica reclamando que a empresa é ruim. A primeira impressão que se tem dos profissionais que não param de reclamar é a de que eles não têm capacidade de conseguir algo melhor. Neste caso, então, fica a dúvida: quem é o ruim?

Diante de uma insatisfação, ao invés de gerar burburinhos entre a equipe por meio das suas queixas, vá até àquele que tem as condições favoráveis para resolver o seu problema, ou seja, o seu superior.

O seu líder deve ser visto como um confidente, só ele tem a autoridade de lhe ajudar a resolver o seu problema. Esta atitude confirma que você está disposto a contribuir para a evolução da empresa.

 

6. Saiba se comunicar

dica-corretor-imoveis-saiba-se-comunicar

Entenda quem é o seu líder e a sua equipe de trabalho e fale a língua deles, isso trará muitos pontos positivos para você.

Identifique como você pode marcar uma presença positiva a partir da sua postura, da forma como você se comunica, não só pelas palavras, mas também pelo comportamento.

 

7. Seja referência

 

Você está no salão, esquece uma informação e pergunta: Qual é  mesmo o valor do metro quadrado da unidade x? Como funciona este programa de simulação de crédito?

dicas-corretor-imoveis-seja-referencia

E tem sempre uns colegas que respondem a todos os seus questionamentos da mesma forma: Ah! Pergunta para o fulano de tal que ele sabe e te ajuda.

Pois bem, é este fulano de tal que você deve ser, ou seja, a referência que a sua equipe procura para solucionar um problema ou tirar uma dúvida.  Estude, seja presente e solícito. Esteja sempre um passo à frente e a própria equipe vai reconhecê-lo como um líder.

Costumo dizer que um líder não é eleito pela empresa e sim pela equipe. A empresa apenas valida esta posição. Ocupar um cargo de confiança, de gerência ou de liderança é muito mais do que ter um nome da porta. Liderança é postura, é comportamento.

 

As reflexões abordadas aqui são apenas alguns dos caminhos possíveis para que você conquiste os resultados esperados. Entendê-las e praticá-las adaptando-as de acordo com a sua necessidade é o que fará a diferença e lhe possibilitará alcançar o objetivo almejado. Provoque-se e sucesso.

Você já conhece o canal do Guilherme Machado no Youtube?
Aproveite para assistir a videos com conteúdo focado e direcionado para o sucesso do corretor no mercado imobiliário. Acesse agora mesmo: www.youtube.com/gmachadoblog.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

20 comments
  1. Realmente interessante as dicas acima, principalmente para quem está querendo iniciar na área,já com idade avançada, como é meu caso. Valorizo demais o trabalho em equipe na qual não é permitido fofocas, desonestidade, desunião, etc.etc. Após assimilar suas informações vou assumir a função, sempre participando de cursos e palestras para aprimoramento.

    1. Olá Oswaldo, tudo bem?

      Obrigado por contribuir para a nossa reflexão. Gostaria de destacar que você chama atenção para um ponto muito importante: não basta apenas assimilar as dicas, é preciso colocá-las em prática visando sempre à melhoria contínua dos nossos processos.

      Desejo que você alcance o objetivo esperado. Depois, lembre-se de compartilhar conosco o resultado dos seus novos comportamentos.

      Juntos somos fortes!!!

  2. Estou iniciando na profissão, dei entrada na documentação para pegar meu cresci ,tenho acompanhado ,e recebido material via e-mail,Guilherme que o Senhor Deus te abençoe cada dia mais,pois tenho adquirido um bom conhecimento ,pelo material que você publica ,enquanto vejo,muitos chorando, reclamando,vejo você dando sempre estrategia para melhor aproveitarmos as oportunidades ,citando suas próprias experiencias,obrigado pois você é um motivador ,que nos ajuda a sempre olhar alem do que estamos vendo,e nos mostra que dedicação trás resultado deixando sua própria como exemplo :estamos junto “corretores de sucesso” estou inscrito abraço até lá

    1. Artur, muito obrigado por tão motivadoras palavras. Fiquei realmente emocionado e muito feliz.

      Tudo o que você pontuou é o que eu realmente sinto e tento passar nos meus posts. É uma alegria imensa poder compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e as coisas que aprendi principalmente por meio dos meus erros.

      E hoje ainda aprendo muito com esta interação que o nosso blog nos proporciona, conhecendo também um pouco da história dos corretores que nos acompanham. Por isso, esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Juntos somos fortes!!!

  3. Guilherme, solicito sua informação se é necessário o Creci à todos que exercem a função de negociador de imóveis? Ex: gestor, consultor, corretor
    grato

    1. Olá Suiane,

      Obrigado por seu envolvimento em nosso blog.

      Para obter o sucesso no mercado imobiliário não há formula, mas alguns elementos são fundamentais: gostar do que faz, estudo contínuo, disciplina, foco, planejamento, comprometimento e resiliência.

      Estes são os segredos para o bom desempenho de um corretor. Colocá-los em prática é o que garantirá o seu diferencial no mercado.

      Compartilho com vocês alguns artigos refletidos em nosso blog que poderão ajudá-la a construir um horizonte mais promissor para o desenvolvimento da sua carreira.

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      Planejamento: pode apostar, sua venda depende disso –
      http://iimob.me/81

      Seja bem vindo à profissão corretor de imóveis – http://iimob.me/1c

      O espetacular corretor de imóveis – http://iimob.me/1

      Corretor de imóveis: os 5 erros mortais de um atendimento – http://iimob.me/d6

      Corretor de imóveis: seis dicas para realizar sua melhor venda – http://iimob.me/27

      Mate seus velhos hábitos: seu sucesso depende disso – http://iimob.me/1ii

      Como se tornar um vendedor campeão no mercado imobiliário? – http://iimob.me/ac

      Corretor de imóveis: monte seu plano de ação com o modelo 5W2H – http://iimob.me/152

      Corretor de imóveis: você faz a gestão do seu tempo? – http://iimob.me/1bd

      Sugiro que você assine a nossa newsletter, pois assim você receberá todas as novidades e dicas que abordamos diariamente aqui em nosso blog e que podem contribuir para sua evolução profissional. É só preencher o cadastro logo após os comentários do post.

      Continue interagindo conosco. Vamos juntos provocar novos comportamentos para o mercado imobiliário.

      Juntos somos fortes!!!

    1. Olá Onofre,

      Muito obrigado por tão motivador feedback e envolvimento com o nosso blog. Fico muito feliz em saber que as experiências partilhadas aqui têm contribuído para provocar novos comportamentos para o mercado imobiliário. Isso nos motiva a melhorar cada vez mais o nosso blog.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco e tornar este espaço cada vez mais nosso.

      Juntos somos fortes!!!

  4. Bom dia!

    Belas dicas, principalmente para mim, que aos 20 anos de idade, estou entrando para o ramo imobiliário!
    Confesso que sinto medo, mas sei que tendo confiança em si mesmo, será muito mais fácil alcançar os objetivos.

    Muito obrigado pelas dicas!
    Sempre estarei o acompanhando!!!

    Eloir

    1. Olá Eloir,

      Acreditar que podemos ser melhores a cada dia e nos empenharmos em consolidarmos atitudes que nos levem ao aperfeiçoamento constante das nossas práticas são importantes passos para quem almeja ser um corretor de imóveis de sucesso.

      Desejo que sua motivação e comprometimento com o mercado aumente cada vez mais e assim você possa concretizar todos os seus projetos.

      Obrigado por seu envolvimento com a nossa reflexão. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Juntos somos fortes!!!

  5. Boa noite Guilherme!!!

    Gostaria de uma dica sua,pode ser rsss?????sou corretor de imóveis ha pouco tempo,mas realmente apesar do mercado ser difícil ele é apaixonante,e pretendo ficar por ele muito tempo,estou me formando em 2014 em administração de empresas,e sempre fui apaixonado pelo direito,hoje em dia eu veria o direito mais como um “plus” na profissão,e estou em dúvida entre cursar direito ou fazer uma pós em gestão de negócios imobiliários,o ideal seria fazer os dois,mas provavelmente terei de fazer um e depois o outro,o que você acha?qual dos dois curso primeiro,o pós ou a faculdade de direito?sei que é uma decisão pessoal,mas gostaria muito de uma opinião sua para eu seguir um “norte”…Abraços Roni

    1. Olá Roni,

      Será um prazer poder contribuir neste seu processo de evolução. Espero que possa lhe ajudar.

      Como você bem disse, esta é uma decisão pessoal e por isso, é necessário que você tenha bastante segurança na hora de fazer a escolha para que depois não se arrependa.

      Acredito que tanto a graduação em Direito quanto a especialização em Gestão em Negócios Iimobiliários irão contribuir bastante para sua atuação enquanto corretor. Oriento que com calma você faça um momento de reflexão para que tome decisão entre quais cursos você fará primeiro.

      Avalie a grade curricular dos cursos, o tempo de duração, a opinião das pessoas que já passaram pelos cursos e coloque na balança: quais objetivos pretende atingir em sua vida como corretor de imóveis? Em quanto tempo pretende atingir estes objetivos? Levando em consideração a formação que terá em ambos os cursos, qual deles irá contribuir para que você alcance seus objetivos no tempo previamente determinado?

      É a partir desta reflexão que você terá condições de definir de forma mais assertiva qual faculdade irá iniciar primeiro e se haverá a necessidade de investir em mais duas novas formações.

      Depois compartilhe conosco a sua experiência. Tenho certeza que muitos profissionais hoje também encontram dúvidas similares a sua e buscam por vivências que possam fazê-los tomar a decisão mais segura.

      Juntos somos fortes!!!

  6. Boa tarde, Guilherme. Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Sou aluno do curso de TTI da ETEC de Praia Grande em SP e meu TCC versará a respeito da mulher no mundo da corretagem. Meu grupo precisa de materiais sobre a Especialização da Mulher Corretora e estamos com dificuldades em encontrar materiais sobre isto. Você poderia nos ajudar?
    Grato pela sua atenção, André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


1 − um =

Related Posts