A possibilidade de compartilhar minhas experiências com você aqui no blog tem sido uma ótima oportunidade para relembrar a minha história e dar novo sentido ao meu presente e futuro.

Felizmente, temos recebido muitos comentários de corretores de imóveis que buscam por novas formas de aperfeiçoamento das suas práticas. E o mais interessante é que certas dúvidas não envolvem apenas os novos profissionais que estão chegando ao mercado, mas também, quem atua na profissão há bastante tempo.

Acredito que esses questionamentos são muito positivos, pois comprovam o quanto o nosso mercado é dinâmico e evidenciam a necessidade de revisarmos, periodicamente, as nossas práticas. E poder realizar essa troca de saberes com vocês me faz reavaliar a minha atuação e provocar novos e diferentes comportamentos.

E uma das dúvidas mais frequentes é quanto ao não alcance de melhores resultados. Muitos corretores de imóveis me procuram e afirmam que buscam, constantemente, pela qualificação, que procuram estar atualizados sobre as notícias relevantes do mercado, que priorizam os relacionamentos, mas que ainda assim não conseguem alcançar êxito em suas ações.

Frases como “preciso vender mais”, “minhas vendas não estão satisfatórias” são bastante comuns. Contudo, o que percebo é que essas frases são vontades não planejadas, ou seja, falta um direcionamento para que esses desejos se concretizem. Em resumo, falta um plano de ação que evidencie quais são os objetivos almejados pelos corretores e que delimite um caminho a seguir.

Tenho falado muito sobre a importância do planejamento e hoje, compartilho com vocês uma ferramenta ágil e poderosa para a definição das questões fundamentais de uma carreira. Esta ferramenta nos apresenta um modelo simples, porém assertivo de construção de um plano de ação.

Estou falando do 5W2H. Você conhece este instrumento?
Quando atuava no salão de vendas eu sempre utilizava esta ferramenta de gestão. Ela era o caminho que direcionava as atividades que precisava desenvolver e alinhava as minhas estratégias.

A denominação 5W2H existe devido a sete palavras em inglês, a saber:

What (o que) – O que será feito?

Who (quem) – Quem fará?

Where (Onde?) – Onde será feito?

When (Quando?) – Quando será feito?

Why (Por quê?) – Por que será feito?

How (Como?) – Como será feito?

How much (Quanto custa?) – Quanto custa o que será feito?

E uma das grandes vantagens dessa ferramenta está exatamente em sua simplicidade. Ao respondermos a estas sete perguntas, temos um importante follow up (acompanhamento) da nossa atuação profissional, do que queremos alcançar e os caminhos necessários para isso.

Porém, não se engane.  O fato de ser simples não significa que este mecanismo deva ser utilizado de qualquer jeito. Toda metodologia requer disciplina, dedicação e, principalmente, monitoramento para saber se está ou não se desviando do seu caminho.

Posso afirmar que muitos são os fatores que impedem o sucesso em vendas, mas um dos maiores é não ter objetivos claros e definidos e não sistematizar um plano de ação e executá-lo com disciplina.

É o que sempre falo: o que não é tangível não se pode mensurar. Deixe claro quais são os seus objetivos, caso contrário, jamais saberá o caminho que estará percorrendo. Sucesso é uma questão de atitude e comportamento diferenciados.

É exatamente este o diferencial dos corretores que se destacam. Eles são disciplinados e traçam seu plano de ação. As coisas não acontecem ao acaso, pois as etapas devem ser analisadas antes de serem executadas.

Que tal tentar colocar em prática o 5W2H?
Faça essa experiência e compartilhe conosco os seus resultados

——-
Gostou das dicas?
Sabia que você pode receber o nosso conteúdo diretamente em seu e-mail?
Basta assinar o nosso “Fique por dentro”. Dessa maneira você fica atualizado com as principais novidades, análises e notícias do mercado imobiliário.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

27 comments
    1. Olá Rodrigo, tudo bem?

      Obrigado pelo seu envolvimento aqui no blog.

      Esta ferramenta de gestão é bastante utilizada por profissionais de diversas áreas. Seu método relativamente simples é capaz de gerar mais qualidade a execução de tarefas, contribuindo, assim, para obtenção de melhores resultados. O mais interessante é que ela pode ser adaptada para diversos elementos da sua vida, seja no plano profissional ou pessoal.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco e trocar experiências.

      Juntos somos fortes!!!

    1. Olá Jerônimo,

      O não alcance dos resultados almejados é uma realidade que preocupa muitos corretores. Contudo, este é um obstáculo que pode ser contornado, desde que estejamos dispostos a ter novas atitudes para que isto aconteça. A utilização do 5W2H é uma das alternativas para provocarmos novos comportamentos.

      Outra ferramenta de gestão que utilizei e que impactou muito na melhoria dos meus resultados foi o PDCA. Já abordei este assunto aqui em nosso blog no post: “Seja um corretor de imóveis de alto desempenho”. O mesmo está está disponível no link ao lado >> http://iimob.me/18 << Obrigado por mais uma vez participar do nosso blog. Abraços e sucesso!

      1. Guilherme, vi seu artigo que ensina a usar o PDCA através do http://www.corretoremfoco.com

        Coloquei em ação numa empresa que também sou sócio http://www.livreemprestimos.com.br e realmente nos ajudou.

        O PDCA talvez seja até mais completo que o 5W2H, mas em ambos os casos pode-se mensurar os resultados após a implementação.

        Obrigado pelo blog. Tem me ajudado bastante agora que estou começando na área.

        TAMO JUNTOS E MISTURADOS (e fortes né? :D)

        1. Olá Sandro,

          Obrigado por estar sempre interagindo conosco. Isto nos motiva a fazer um blog cada vez melhor e que inspire sempre mais a participação do nosso leitor, pois afinal, quanto mais juntos e misturados, mais fortes podemos ser.

          O PDCA e o 5W2H são ferramentas que não se excluem, ou seja, uma não impede a utilização da outra. O mais interessante é quando nós conseguimos captar o que há de melhor em cada uma delas e adaptamos às nossas necessidades, garantindo assim um melhor resultado, assim como você fez com o PDCA.

          Ficamos muito contentes em saber que por meio de uma experiência aqui do nosso blog você pode também potencializar a sua vivência no mercado imobiliário. Este é o nosso maior objetivo: provocar novos comportamentos, mas, sobretudo, novos relacionamentos para que tenhamos um mercado imobiliário cada vez mais dinâmico, inovador e fortalecido.

          Um grande abraço e até a próxima.

  1. Concordo com você Guilherme, sem planejamento não chegamos a lugar nenhum, o Corretor de Imóveis é do no do seu próprio tempo, mais o que muitos fazem é se acomodar, disciplina diz tudo, se não tivermos jogamos nosso tempo fora. Traçar metas individuais é que nos posiciona em nossos objetivos, agora o que sinto que falta muito na profissão é treinamento, técnica de vendas, abordagem, ou seja ,qualquer coisa que agregue ténica,posso dizer para você que só sobrevive quem realmente tem determinação, porque para crescermos na profissão precisamos buscar o conhecimento, e por falar nisso, rss , você ministra palestras?

    1. Olá Valdirene,

      Obrigado por contribuir com uma importante reflexão sobre o nosso artigo. O objetivo do nosso blog é exatamente este, compartilhar experiência e provocar novos comportamentos para o mercado imobiliário. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Quanto aos cursos de formação, temos um projeto de palestras e treinamentos. Você pode conferir alguns dos temas que já são pré-estabelecidos aqui no nosso blog no link: http://www.guilhermemachado.com/treinamentos-palestras/

      Mas também temos uma modalidade chamada de In Company, onde fazemos uma capacitação customizada, de acordo com a necessidade da empresa.

  2. Guilherme, É muito bom rever constantemente nossos conceitos e caminhos que utilizamos para aperfeiçoar a nossa carreira. Aprecio o fato de poder está diante de um cliente e conhecer seus sonhos e motivações. Nossa área de ação é muito humana e requer de nos muita disciplina para nos fazer presentes na vida, memória e conceituação de nossos clientes. Grato por relembrar-me do 5W2H. abraço.

    Walter Mendes

    1. Olá Walter,

      Obrigado pela sua participação e por compartilhar conosco sua opinião.

      Você chama atenção para uma das coisas mais importantes e gratificantes do nosso trabalho que é o fato de trabalharmos com pessoas, com sonhos e projetos. A nossa área de atuação é realmente muito humana e é isso que torna nossa profissão tão apaixonante, pois a cada dia temos a oportunidade de fazer, aprender e conhecer algo novo.

      É justamente por este dinamismo que precisamos rever constantemente as nossas práticas, como você bem apontou. Continue interagindo conosco.

      Juntos somos fortes.

      Até a próxima.

    1. Olá Sergio, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu envolvimento aqui no blog. Ficamos felizes todas as vezes que recebemos o depoimento do corretor que está se provocando a ter novos comportamentos a partir das experiências partilhadas aqui no blog. Acredito plenamente que esta interação entre o mercado nos ajuda a crescer como profissionais e também como pessoas.

      Às vezes não precisamos ter ideias mirabolantes. Podemos fazer o que estamos acostumados a fazer, porém de uma maneira diferente, e esta metodologia 5w2h me ajuda muito neste objetivo e desejo que possa ajuda você também.

      Depois compartilhe conosco os resultados desta mudança de atitude,
      certamente eles poderão inspirar muitos outros profissionais que visam essa reciclagem na carreira.

      Até a próxima.

  3. Bom dia Guilherme,
    sou corretor de imóveis a mais ou menos 8 anos, mas infelizmente nunca primei por uma disciplina profissional, sem contar que fui até agora acomodado e um tanto temeroso em encarar negócios que envolve altos valores, conheci seu blog hoje através da revista imóveis news, lendo suas dicas e comentários notei o quanto estou fora dos padrões de um profissional competente na área, vou à partir de hoje seguir seus conselhos e suas dicas, atualmento curso o tecnólogo de GESTÃO IMOBILIARIA, juntando o curso ao conteúdo do seu blog com certeza vou evoluir e muito. Vou estar antenado a tudo o que for postado aqui.

    Att.

    Cesar.

    1. Olá Cesar,

      Confesso que fiquei emocionado com o seu depoimento. Receber este
      feedback aumenta a nossa responsabilidade, mas também o nosso desejo de estar cada vez mais atento ao mercado imobiliário, fazendo do nosso blog um espaço mais dinâmico, interativo, atual e relevante para os profissionais do setor. Muito obrigado por sua participação, foi muito saber que a parceria com a revista me possibilitou conhecer um pouco da sua história.

      O curso de gestão imobiliária é uma ótima opção para quem quer estar mais qualificado para atuar no mercado. Parabéns pela iniciativa, mesmo já estando no mercado há quase uma década. É este tipo de atitude que nos torna profissionais diferenciados.

      Nossa profissão pode ser cada vez mais apaixonante a partir do momento que somos envolvidos e nos deixamos envolver por ela, e isso sem dúvida exige de nós, disciplina, motivação, planejamento, foco, persistência. Estes são os ingredientes fundamentais em uma receita que não tem uma única forma de preparo, mas que se adéqua ao perfil de cada corretor que quer dar sempre o seu melhor para o mercado imobiliário.

      Desejo a você muito sucesso nesta sua nova fase de imersão no mercado imobiliário. Esteja sempre à vontade para interagir conosco e trocar experiências. Certamente, você poderá contribuir também para novos comportamentos para o segmento a partir das suas vivências. Juntos somos fortes.

      Abraços.

  4. Boa tarde,

    Muito bom este post. Me identifiquei com este modelo de planejar e estou colocando em pratica mas tenho algumas duvidas, por exemplo vamos dizer que eu tenha uma meta anual de vender um VGV de 12 milhões.
    Para isto eu tenho que vender 1 milhão por mês, como estou começando agora a fazer este tipo de planejamento o que você me aconselha a fazer um plano de ação mensal ou o anual?
    A minha maior dificuldade é em saber o que vai acontecer no amanhã, então me sinto presa e sem rumo para estipular datas e valores.
    Sou consultora a 1 ano, durante este ano percebi que poderia ter tido melhores resultados se tivesse um planejamento e se tivesse tido um pouco mais de disciplina. Pois acredito que conforme as coisas não aconteciam como eu esperava, acabei me acomodando.
    Mas estou disposta a mudar estes resultados.

    Obrigado.

    1. Olá Aline, tudo bem?

      Planejar é uma etapa fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Para alcançamos os resultados almejados temos que realizar este processo de uma forma consistente. Por isso, vá inserindo aos poucos a rotina do planejamento em sua vida. Comece primeiramente a organizar o seu dia, depois as suas semanas e assim sucessivamente.

      É melhor dar passos mais lentos, porém confiantes. Com o tempo você irá se adaptando e descobrirá qual o método mais adequado para o seu perfil de trabalho, se é um planejamento mensal ou anual. Mas lembre-se sempre, disciplina é fundamental, não adianta ter um planejamento exemplar e não executá-lo, ou então segui-lo em uma semana e na outra agir movida por impulso.

      Percebo que você está disposta a mudar e desejo muita persistência, determinação, disciplina e sucesso nesta caminhada. Que você possa vir compartilhar conosco novas experiências bem sucedidas contribuindo também para o desenvolvimento de outros profissionais.

      Abraços.

  5. Guilherme, você poderia dar uma dica para um iniciante !
    Como posso sem experiência atingir um público com potencial para aquisição de um imóvel ?

    Att.

    Franceschini

    1. Olá Franceschini,

      Será um prazer ter a oportunidade de poder lhe ajudar. É esta troca de experiências que motiva o aprimoramento do nosso trabalho, por isso, esteja sempre à vontade para interagir conosco, seja para contar uma experiência bem sucedida ou não, sugerir temas ou para esclarecer dúvida. No que puder me empenharei para ajudar.

      Bom, a sua dúvida tem o nome que é capaz de levantar os cabelos dos corretores: prospecção de clientes, uma das mais desafiantes funções do corretor. Refleti diretamente sobre este assunto no post ‘O poder da prospecção para o mercado imobiliário’ que você encontra neste link: http://iimob.me/qb.

      Espero que possa ser útil em sua carreira.

      Até breve.

  6. Infelizmente o espaço aqui não suportou o que eu queria te dizer, porém vou resumir.
    Estou iniciando no ramo da corretagem imobiliária, gostei das dicas e anotei os links para mais informações.
    Trabalho na MRV Engenharia, e aos 46 anos vou ter exelência como tive em todos os ramos que já trabalhei!
    Obrigada

    1. Olá Ludimila,

      Esteja à vontade para consumir todos os posts publicados em nosso blog, afinal, este espaço é nosso.

      Estou à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance.

      Juntos somos fortes!!!

  7. Caro Guilherme!

    Fantástico o material de seu blog, parabéns. Como estou engatinhando
    no seguimento imobiliário, não tenho contribuição por hora, no momento estou absorvendo as informações de qualidade e a experiência compartilhada.
    Mas quero deixar uma dica ou sugestão, lendo as perguntas e respostas, de vários posts, no campo de comentários, notei links, relevantes, que incorporam suas respostas, e ao clicarmos para verificar o conteúdo, saímos da pagina atual, enfim,minha sugestão é direcionar a abertura desses links para outra aba ou janela, facilitando assim o retorno a pagina atual.
    Obrigado pelo material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


cinco − = 3

Related Posts