Ultimamente, quando ouvimos falar de inovação no setor imobiliário logo nos remetemos às novas técnicas na construção civil, mas hoje quero conversar com vocês sobre um olhar diferente.

Inovação significa novidade ou renovação. E no segmento imobiliário esse termo está diretamente ligado ao perfil do consumidor. O cliente deve ser sempre fonte da inovação no segmento. Diante de um mercado cada vez mais competitivo é preciso estar atentos às mudanças no comportamento de consumo.

Hoje temos um cliente muito mais bem informado e que sabe o que quer na hora da compra. Esse perfil fez surgir uma das grandes renovações do setor: a mudança na postura profissional do corretor de imóveis. Como já abordei aqui no blog, o corretor teve que se renovar para atender a esse novo cliente, ficando mais antenado com as novas tecnologias, com uso da internet e outros dispositivos.

As construtoras e incorporadoras também passam por um processo de renovação e passam a oferecer novos atrativos para chamar atenção desse novo consumidor. Para se ter uma ideia, antigamente as maquetes eram uma das principais formas de materializar um empreendimento antes da obra pronta. Hoje temos a realidade aumentada, na qual o cliente consegue visualizar por meio de imagem 3D o prédio pronto, seja ele comercial ou residencial.

Existem até construtoras que já utilizam o recurso de voos panorâmicos sobre a área de construção do empreendimento e lá de cima o cliente pode ver o prédio pronto por meio da realidade aumentada.

Temos ainda o tour virtual, onde de casa ou do celular, o futuro comprador consegue olhar todo o imóvel por meio de um passeio virtual como se estivesse dentro do apartamento.

E para conhecer esse cliente é necessário fazer pesquisa, saber quais são seus gostos e seus anseios. Essa busca pelo conhecimento do perfil do consumidor tem feito surgir novos conceitos de empreendimento que hoje já apresentam até áreas exclusivas para animais de estimação, o pet play, visto que grande parte da população tem um gato ou cachorro em casa.

Outros diferenciais como espaço adequado para lavar carros, os car wash, salão de beleza para mulheres, salão de festas exclusivo para crianças como parede adaptada para receber rabiscos entre outros itens são reflexos desse conhecimento do padrão de consumo da população que busca cada vez mais por conforto, comodidade e otimização do tempo.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

4 comments
  1. Bom dia, tenho aprendido muito com as sua matérias, estou deixando uma profissão para me dedicar mais na área da corretagem e gostaria de aprender muito mais com você , pois quero ser uma corretora especializada, e ter bons ganhos, tenho visto que você tem muito a me ensinar. Grata.

    1. Olá Carla Helena, tudo bem?

      Quando recebi seu comentário fiquei muito feliz. Feliz pelo conteúdo de suas palavras e pela forma como escreveu.

      Esse é o caminho para ter sucesso na profissão. Ser apaixonado, ter envolvimento e comprometimento. Sentir coisas novas e diferentes todos os dias.

      Esse espaço é feito com muito carinho para pessoas que querem transformar suas vidas e provocar uma REVOLUÇÃO.

      Sinta-se sempre à vontade para compartilhar seus desejos e sentimentos. Nossa equipe agradece.

  2. Bem, Guilherme, bom dia!! Outro texto formidável e que agrega conhecimento não só para os profissionais que atuam na área como também para aqueles que buscam informações sobre os mais diversos segmentos de mercado. Acredito que o mercado imobiliário, bem como todos os profissionais inseridos nele, devem buscar se desenvolver e evoluir de maneira dinâmica, responsável e inovadora. E nada melhor do que um profissional que não só entenda o perfil de seu cliente, mas que também proporcione novas ideias, para atender de maneira satisfatória o novo consumidor cada vez mais exigente. Parabéns!!!

    1. Enriquecedor seu comentário, Giuliano. Fico feliz pelo seu feedback. Suas palavras além de estimuladoras, ilustraram ainda mais a linha de argumentação defendida no Artigo. Acredito que é entendendo as reais necessidades do cliente que temos a possibilidade de exercitar a verdadeira “inovação”. E por quê? Por quê as pessoas tem anseios diferentes e é dessa forma que podemos “inovar’ para atender a esses anseios. Mas como? OUVINDO. É através dessa nova postura, que o profissional do mercado alcançará seu espaço de uma forma mais suave, pois acima da venda, estará a preocupação com o verdadeiro sentido do atendimento: a satisfação plena do seu cliente.
      Sinta-se sempre à vontade para participar.
      Seu envolvimento é fundamental.
      Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


oito − 4 =

Related Posts