Se hoje fôssemos traçar o caminho que o cliente percorre até chegar a um imóvel, eu diria que um dos primeiros passos deste trajeto é a busca online. Estamos vivendo a era da informação e a internet adquire cada vez mais influência na decisão da compra do imóvel.

Para se ter ideia da importância do universo online, uma pesquisa realizada recentemente pelo Google aponta que 88% das pessoas que procuram por um imóvel usam a internet no processo de busca. O estudo também revela que 56% do processo de decisão de compra acontecem online, sendo que nas classes A e B, esse percentual sobe para mais de 60%.

Com isso, verificamos um novo comportamento do consumidor. Ele está mais ligado às novas tecnologias e às novas mídias e utiliza esses recursos para criar os seus próprios conceitos ou confirmar as expectativas sobre determinados produtos e serviços, o que influencia diretamente na compra.

Diante deste cenário, uma importante ferramenta de comunicação passa a ganhar mais relevância para o mercado: os portais imobiliários. Em poucos cliques, o cliente tem acesso a uma variedade de informações sobre o mercado imobiliário.

Com isso, além de  propiciar mais  facilidade no processo de compra ou de venda, os portais são importantes espaços consultivos do mercado, uma vez que, por meio deles, os clientes não só conhecem as características de um imóvel como também dicas de financiamento imobiliário, de decoração, notícias mais recentes do mercado, entram em contato direto com os anunciantes e uma série de outros serviços.

Tudo isso, com a vantagem dessas informações estarem concentradas em um único canal. Deste modo, é importante compreender que hoje as pessoas querem interagir de formas diferenciadas. As televisões digitais são provas disso e os games, cada vez mais envolventes, também.

A interação é uma característica fundamental do comportamento do novo consumidor, por isso, os portais, além de espaços consultivos, também são interativos, onde os clientes interagem por meio de fotos, vídeos, chats. Neste sentido, a pesquisa pelo imóvel acontece com a participação efetiva do potencial comprador.

Pesquisa Google sobre mercado imobiliario e tomada de decisões
Pesquisa do Google – Mercado Imobiliário

E assim, é interessante notar que a busca pelo imóvel é um caminho longo e os portais surgem como facilitadores deste processo. A cada dia eles ganham mais adeptos, conforme aponta um levantamento da ComScore, que  registra que os portais imobiliários tiveram um aumento de 14% na audiência até maio deste ano, alcançando mais de 5 milhões de visitantes por mês.

E a expectativa é que esses números aumentem mais. Tenho acompanhado a evolução dos portais e percebo uma tendência de maior regionalização dos conteúdos, colaborando, assim, para potencializar ainda mais a pesquisa imobiliária por meio deste recurso.

Deste modo, vejo os portais imobiliários como excelentes oportunidades para a criação de novos relacionamentos e, consequentemente, de novos negócios. Sua maior facilidade proporciona uma comunicação mais ágil, otimiza o tempo do cliente e garante mais praticidade, diminuindo, assim, ansiedade que a compra de um imóvel gera.

Diante disso, vale destacar que com o advento tecnológico e com a diversidade de escolhas que o cliente tem a sua disposição, hoje já não existe mais local ou momento para fazer um negócio, pois estamos o tempo todo conectado com o mundo.

Com isso, os portais imobiliários atuam como potencializadores da relação Business to Business, ou seja, a relação entre as empresas anunciantes, sejam elas construtoras, incorporadoras ou os próprios corretores, e também do relacionamento Business to Consumer, que é a relação entre as empresas e os consumidores.

Portanto, devemos estar atentos e preparados para saber aproveitar as oportunidades oferecidas por esta ferramenta.

 

——-

Confira a pesquisa que fizemos em nossa página no Facebook sobre a importância dos portais imobiliários. Aproveite e deixe sua opinião

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

8 comments
  1. Muito bom Guilherme entrei recentimente no ramo prefiri estudar e me preparar, mais o site que fiz tem me ajudado muito meu trabalho quando faço trabalho ativo e deixo o endereço do meu site.Meus parabens pelo seu trabalho tenho acompanhado todas suas dicas e venho colocando em prática
    Um grande abraço

    1. Olá Rodrigo,

      Obrigado pelo importante feedback e por compartilhar a sua experiência. Ela vem reafirmar o quanto os portais têm sido relevantes para o mercado imobiliário e a necessidade de nós estarmos atentos as oportunidades oferecidas por esta ferramenta.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Abraços e sucesso!

  2. Estou sentindo “na pele” a importância dos portais imobiliários. Fiz meu site recentemente e meus anúncios são replicados para diversos portais. A grande maioria dos contatos que recebi até o momento vieram em função dos portais imobiliários.
    Parabéns pelo conteúdo sempre atual e importante para nossa atividade.
    Abraço,
    Edwaldo Almeida, Vitória-ES.

    1. Olá Edwaldo, obrigado pelo feedback e por compartilhar conosco esta boa notícia.

      A sua experiência nos dá ainda mais certeza de que os portais imobiliários são ferramentas estratégicas e fundamentais nos dias de hoje. Se bem utilizados, eles se transformarão em excelentes multiplicadores dos nossos negócios.

      Abraços e sucesso!

  3. Muito pertinente seu artigo Guilherme… Como gestor em uma rede de portais imobiliários tenho sentido um crescimento na necessidade de corretores e imobiliárias estarem presentes com suas ofertas de imóveis nos mais variados portais. Um ponto interessante que foi destacado, é segmentação regional…realmente existe uma tendência por conteúdos segmentados e que atendem a necessidades especificas de cada região

    abçs

  4. Olá Edwaldo, obrigado pelo feedback e por compartilhar conosco esta boa notícia.

    A sua experiência nos dá ainda mais certeza de que os portais imobiliários são ferramentas estratégicas e fundamentais nos dias de hoje. Se bem utilizados eles se transformaram em excelentes multiplicadores dos nossos negócios.

    Abraços e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


oito − = 2

Related Posts