Por que escolher um corretor de imóveis credenciado? Conheça 7 motivos

corretor_credenciado

Você sabia que a profissão de corretor de imóveis é uma das mais antigas do país? Ela existe desde a época da colonização do Brasil, quando esses profissionais eram conhecidos como agentes de comércio.

De lá para cá muita coisa mudou. Atualmente, passamos por uma situação favorável para compra de imóveis: ainda contamos com grande déficit habitacional, mas em contrapartida registramos um aumento no poder aquisitivo da população e maior oferta de crédito. Com isso, o sonho da casa própria ou de um novo negócio nunca esteve tão próximo.

Diante desse cenário, a intermediação imobiliária se tornou uma das profissões com maior demanda no país. Conforme determinam a lei 6.530/78 e o Decreto 81.8710/78, que regulamentaram a profissão, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na negociação imobiliária.

Sim, a profissão de corretor de imóveis está prevista em nossa legislação e quem não cumpre os seus preceitos, atua na irregularidade e pode ser punido. Além disso, o artigo 723 do Código Civil brasileiro responsabiliza o corretor pela diligência na intermediação.

Por isso, pergunto a você: entre um infrator e um profissional credenciado, por que não escolher um corretor de imóveis credenciado?

Para ser um corretor de imóveis credenciado, o profissional precisa cumprir alguns pré-requisitos que o qualifica para atuar nesse mercado. O principal deles é a realização do curso de Técnico em Transação Imobiliária (TTI).

Sendo assim, esse profissional regularizado possui o conhecimento necessário para oferecer uma consultoria segura. É ele que tem as melhores condições de analisar o perfil do comprador, de entender quais são suas reais necessidades e dessa forma buscar no mercado o imóvel que melhor atenda as expectativas do cliente.

Vale lembrar que investir no mercado imobiliário requer muito planejamento, diagnóstico, segurança, sabedoria e capacidade para se relacionar com pessoas de diferentes personalidades.

Além disso, é fundamental entender de direito imobiliário, financiamento, matemática, orçamento, entre outras áreas de conhecimento fundamentais para prestação de um bom serviço ao cliente, garantindo assim a sua satisfação.

Esse é um ambiente onde não há espaço para o amadorismo! Ao contrário, exige-se muito preparo, profissionalismo, busca constante por qualificação e atualização dos conhecimentos. E é o corretor de imóveis credenciado que tem as habilidades necessárias para realizar esse trabalho.

Afinal, o cliente não quer simplesmente comprar um imóvel. Ele confia ao corretor de imóveis às suas economias e um sonho que muitas vezes não é individual, mas de toda uma família.

A responsabilidade desse profissional é muito grande e por isso, hoje falamos em um novo perfil profissional para a intermediação, o chamado corretor 360º, aquele que tem uma visão holística do mercado imobiliário, que é um estudioso desse mercado.

Quer saber mais sobre o corretor 360º? Clique aqui

Sendo assim, um corretor de imóveis credenciado concluiu o curso de TTI, possui o registro junto ao conselho da classe, é assíduo com sua anuidade, busca pelo aprimoramento constante. Em suma, conta com as qualificações necessárias para que todas as partes envolvidas na intermediação imobiliária – vendedor e comprador – fiquem satisfeitas.

Abaixo, identifiquei 7 bons motivos para escolher um corretor credenciado, vamos refletir juntos?

1 – O corretor credenciado atua na legalidade;

2 – Ele é o profissional qualificado para que a intermediação imobiliária seja um processo seguro;

3 – Evita-se o que costumamos chamar de turismo imobiliário que acontece quando pessoas que não têm o verdadeiro interesse em adquirir o seu imóvel e o procura apenas para satisfazer uma curiosidade. O turista imobiliário vai batendo de porta em porta e não realiza nenhum negócio;

4 – O corretor de imóveis credenciado otimiza o seu tempo. Ele filtra entre os possíveis interessados em adquirir o seu imóvel, aquele com maior potencial de concluir a compra, excluindo “os turistas” da intermediação;

5 – O corretor de imóveis é capaz de orientá-lo sobre variados assuntos da seara imobiliária: direito imobiliário, análise de crédito, financiamento com as taxas de juros adequadas ao perfil do comprador, verificação da documentação do imóvel, realização de contratos, valorização imobiliária, entre outros;

6 – Enquanto o vendedor e o comprador estão envolvidos emocionalmente no processo, o corretor de imóveis trabalha de forma mais racional, buscando entender as reais necessidades de ambas as partes, para dessa forma chegar a um acordo que satisfaça a todos envolvidos na negociação;

7 – Com as características descritas acima, o corretor de imóveis credenciado minimiza os riscos de frustrações e erros na negociação imobiliária.

Atentar-se as essas questões é fundamental não só para os clientes que contarão com um profissional mais qualificado, mas também para o mercado. Os “supostos” profissionais que hoje atuam na ilegalidade devem buscar regularizar a sua situação, isso só irá fortalecer o segmento imobiliário e valorizar a classe.

Para refletirmos juntos:

Fábula do Colibri

“Havia um grande incêndio na floresta e um colibri passou pelo leão em alta velocidade. O leão, assustado, perguntou:

— Colibri, aonde você pensa que vai com tanta pressa?

Ele respondeu:

— Eu estou levando água, no bico, para apagar o incêndio na floresta!

O leão retrucou:

— Mas é pouquíssima a água que você consegue levar!

O colibri respondeu:

— Eu estou fazendo a minha parte!”

No nosso caso, se todos fizerem a sua parte: o corretor atuando na legalidade, a imobiliária exigindo a certificação de seus profissionais e o cliente buscando por profissionais capacitados e credenciados, o mercado imobiliário só tem a crescer.

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!