Sustentabilidade: a importância de estar em sintonia com esta prática é essencial para os negócios

sustentabilidade_nos_negócios

Reciprocidade, acordo mútuo, harmonia. Todos estes adjetivos podem ser utilizados para explicar o significado da palavra sintonia e quando falamos em sustentabilidade, essas características devem estar estritamente ligadas à forma como gerimos os nossos negócios. Vamos entender o porquê?

Possivelmente você já deve ter ouvido sobre a importância da preservação ambiental, da responsabilidade social, da reciclagem e do consumo consciente. Mas você já parou para refletir como a sua empresa ou o seu negócio contribui para a sustentabilidade do nosso planeta?

Nosso meio ambiente emite sinais claros de que nãosuporta mais o ritmo de consumo da população. É cada vez mais crescente o nível de poluição da terra, da água e do ar, fatores que têm prejudicado exponencialmente a qualidade de vida das pessoas.

Fatos recentes como as constantes mudanças climáticas, aumento da produção de resíduos, catástrofes ligadas ao clima e ao meio ambiente impactaram a forma de pensar da população que passou a buscar por uma nova consciência e uma nova forma de se relacionar com o planeta.

Tal mudança de comportamento tem refletido diretamente na forma dessas pessoas se relacionarem com os governos e também com as empresas. É cada vez mais constante a cobrança por práticas sustentáveis que incorporem o respeito ao meio ambiente.

A partir dessa mudança de comportamento, podemos perceber a importância de a sustentabilidade estar em sintonia com os nossos negócios. Ou seja, a importância de incorporarmos a consciência e as práticas sustentáveis na gestão das empresas estando em harmonia com o ambiente onde estão inseridas.

Hoje temos ouvido falar da sustentabilidade empresarial que é a necessidade urgente das empresas adaptarem seus procedimentos por meio de um conjunto de práticas que demonstrem a preocupação e o respeito com o local onde atuam.

A empresa que não estiver atenta a esse novo posicionamento do consumidor corre o risco de ver os seus resultados serem prejudicados. Sendo assim, estar em sintonia com a sustentabilidade está diretamente relacionado à sobrevivência de um negócio.

Estamos ainda em um período de transição desse novo comportamento e você pode até não perceber essa mudança em seu consumidor e achar que a minha análise é um pouco extremista. Contudo, em médio e longo prazo, estar em harmonia com a sustentabilidade empresarial irá se tornar um diferencial competitivo.

A consciência verde não é simples modismo, é uma necessidade urgente para nossas práticas empresariais. É cada vez mais comum a procura por produtos e serviços que incorporem o conceito do “ecologicamente correto”.

Estar em sintonia com esse novo modo de vida gera mais confiança e credibilidade para a empresa, melhora a imagem institucional perante a opinião pública. Contudo, os gestores precisam estar atentos, é fundamental unir discurso e prática. De nada adianta falar que a sua empresa incorpora os ideais da sustentabilidade e na prática isso não se comprovar.

Percebam que a população, de uma forma geral, consumidores ou não dos produtos e serviços oferecidos por determinada empresa, está cada vez mais atenta às práticas empresariais e hoje dispõe de mecanismos para fazer a sua opinião circular de uma forma cada vez mais rápida e abrangente. A internet possibilitou isso e o acesso a ela é cada vez mais democrático.

Portanto, não se pode hesitar quando o assunto é a sustentabilidade empresarial. É inaceitável a propagação de um discurso desassociado de uma mudança de comportamento. Por isso, as estratégias econômicas e sociais devem ser trabalhadas de forma integrada pelos gestores.

A sustentabilidade empresarial pressupõe uma forma estratégica de conduzir um negócio. Diz respeito à transparência, ética, cidadania, responsabilidade social e ambiental.

Planejar, decidir e agir de forma sustentável exige envolvimento, mudança de comportamento, integração e construção coletiva entre todos os envolvidos nas atividades da empresa.

#gmachadorecomenda

Confira esta matéria publicada pelo Portal HSM. O texto é muito interessante e provoca uma reflexão sobre os caminhos para a vivência da sustentabilidade empresarial: 8 mitos sobre a sustentabilidade corporativa.

Leia também este artigo publicado em nosso blog que traz dicas simples de como tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável.

E você, o que tem feito para que os seus negócios estejam em sintonia com a sustentabilidade? Você está disposto a aceitar este desafio da mudança de comportamento ou ainda acredita que a consciência verde é só uma moda passageira? Compartilhe conosco a sua opinião, ela muito importante.

Já curtiu a nossa página fã? >> FB/guilhermemachado.blog Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!