Andar bem vestido, ter um bom carro, fazer viagens, conhecer muita gente, trabalhar em um escritório confortável e bem mobiliado, receber grandes comissões tendo em vista um mercado de grande potencial. Eis alguns dos elementos que compõem o imaginário glamouroso dos profissionais que planejam ser corretores de imóveis.

Este é um cenário possível e para muitos corretores ele já é realidade e, por isso, hoje, a carreira se tornou tão encantadora e atrativa e tem despertado o interesse de muito brasileiros.

Se você está chegando ao mercado ou pensando em se tornar um corretor de imóveis e acha que o seu trabalho será colocar um terno, ficar em um escritório com  ar condicionado e esperar o cliente chegar para poder vender e ganhar dinheiro de forma aparentemente fácil, reveja seus planos, pois está com uma visão equivocada da profissão.

É importante ter em mente que a profissão é sim muito enriquecedora e que é possível conquistar os objetivos esperados, mas este resultado é fruto de um trabalho árduo. O corretor ganha dinheiro sim e sabe como? Com muito trabalho!

Ser corretor de imóveis é abrir mão de sábado, domingo e feriados. É ter hora para entrar e muitas vezes não ter hora para sair. É estar em sintonia com o tempo do cliente, estando disponível para quando a oportunidade aparecer. É ainda abdicar de alguns momentos junto a amigos e familiares para agir em prol da consolidação da sua carreira.

Certa vez um cliente me ligou em uma sexta-feira e pediu para que eu o atendesse no sábado, justamente no dia da minha tão esperada folga – normalmente o corretor tem uma escala de folgas aos finais de semana.

E eu, com uma voz que já denunciava o meu pensamento “puxa, na minha folga”, perguntei ao cliente: amanhã? O cliente disse sim e perguntou se teria algum problema. Eu respondi que seria a minha folga. E o cliente prontamente disse: “tudo bem, Guilherme, nos encontramos na segunda-feira”.

corretor-imoveis-nao-deixe-a-venda-para-depoisCurti o meu final de semana e na segunda-feira liguei para o cliente. Na primeira vez ele não me atendeu, já na segunda tentativa foi muito educado e disse: “Já comprei o meu imóvel no final de semana com outro corretor”. Meu pensamento na hora foi: perdi uma grande oportunidade!

E isso é ser corretor de imóveis. A partir do momento em que você assume a profissão, tem que entender que é necessário trabalhar onde for determinado e na hora que surgir o cliente, seja o horário que for, pois este pode ser o  momento de realizar o seu melhor atendimento e conquistar os resultados que tanta espera.

Para um corretor de imóveis que deseja ser um profissional de sucesso, não existe esta história de que não gosta de trabalhar em um determinado local, não gosta de ficar no estande de vendas, ou não gosta de ir ao bairro x ou y para visitar o imóvel. Ele tem que estar onde há um potencial para a venda ser realizada.

Além disso, não basta apenas ficar esperando o cliente bater a sua porta. Corretor tem que estar na rua, prospectando cliente. Como é comum dizer, tem que gastar sola de sapato, pois é assim que se constrói uma carreira e os indicadores para o seu sucesso.

Portanto, para conquistar os objetivos esperados, não há outro caminho a não ser o trabalho, estando consciente da necessidade de, em muitos casos, abdicar da vida pessoal, de renunciar momentos de folga e de lazer e de se posicionar de uma forma diferenciada.

E diante desta reflexão podemos retomar a pergunta deste post de hoje “Quero ser um corretor de imóveis, qual é o principal desafio?”. A resposta: VOCÊ mesmo!

O seu maior desafio não é o mercado, não é o cliente, não é a concorrência ou seus colegas de trabalho. O principal desafio do corretor de imóveis é transcender o senso comum para buscar uma posição diferenciada.

É estudar bastante, estudar o mercado, o que você vende e as tendências do setor. É ter muita persistência, determinação e coragem para quebrar as  regras. É ser apaixonado, pois é esta paixão que irá manter vivo o desejo de ser melhor a cada  dia, de se superar e surpreender.

Faça uma revolução em sua vida, em suas atitudes e pensamentos. E para isso, seus objetivos e planejamento devem estar bem delimitados e claros para que suas ações sejam bem executadas, pois ser corretor de imóveis não é fácil, mas ao mesmo tempo é muito envolvente e recompensador.

Seja bem-vindo à revolução. Seja bem-vindo ao mercado imobiliário. Juntos somos fortes!!!

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

23 comments
  1. Muito úteis suas dicas. Como já disse em outra oportunidade, estou iniciando ainda no ramo. Minha principal dificuldade é na prospecção. Sempre trabalhei com vendas e a prospecção em si não é problema. A dificuldade está sendo em “o que e onde focar” para encontrar o público-alvo certo. Se tiver alguma dica ficarei muito grato. Obrigado!

    1. Olá Alexandre,

      Obrigado pelas motivadoras palavras e por compartilhar conosco um pouco da sua história.

      Acredito que para vencer os desafios da prospecção algumas perguntas precisam ser refletidas: O que vendo? Quem é o comprador desse imóvel?

      As respostas irão ajuda-lo a encontrar o seu cliente, pois você diminui seu universo de infinito para finito e dessa forma fica mais apto a encontrar seus potenciais compradores.

      Pratique e descubra o poder da prospecção para o mercado, este que, aliás, já foi tema de um de nossos posts: http://www.youtube.com/watch?v=Ephzq8-BXm8

      Vamos quebrar as regras.

    1. Olá Edmar,

      Eu é que agradeço imensamente a sua participação em nossa reflexão. Envolver-se e ser envolvido pelo mercado imobiliário é o que irá possibilitar que ultrapassemos os desafios com mais entusiasmo e otimismo.

      Quebre as regras!!!

  2. olá Guilherme, vc me passou uma ótima mensagem, obrigada.
    Pretendo ser corretora, irei iniciar o curso no próximo ano… infelizmente meus pais não estão de acordo, mais desejo muito isso, é essa profissão que pretendo seguir, tenho uma verdadeira paixão por imóveis, por vendas! Sei que tenho a capacidade de ser uma corretora de sucesso e irei lutar por isso!!!

    1. Olá Rafaelly,

      Acreditar que é possível é o primeiro passo para a realização de sonho.

      Portanto, se está convicta da sua decisão, não tenha medo de ousar, comprometa-se com os seus objetivos, planeje-se, estude, empenhe-se em ser a melhor corretora que o mercado imobiliário pode ter. Sucesso é o seu destino.

      Quebre as regras!!!

  3. Muito especial sua dica Guilherme,li os links que me enviou e é isso aí..vamos pra cima e alcançar o topo. Parabéns e estamos juntos.

  4. Olá, Guilherme, parabéns pelo excelente blog, são matérias verdadeiras, atuais e muito úteis. Gostaria de comentar sobre prospecção de clientes, sempre prospecto por telefone e fazendo “street”, ou seja, escolho alguns empreendimentos em uma região e literalmente bato porta, no meu caso o que é o que mais funciona, estou em busca de material sobre prospecção de clientes para melhorar nessa área de prospecção, você conhece algum livro, site ou poderia sugerir algo nesse sentido? Forte Abraço.

    1. Olá Paulo,

      Parabéns pela iniciativa e agradeço por compartilhar um pouco da sua experiência conosco.
      Sobre o tema prospecção já falamos sobre isso aqui em nosso blog, compartilhei um pouco das estratégias que usei e que me possibilitaram importantes resultados e o convido a se envolver nesta reflexão.

      http://www.youtube.com/watch?v=Ephzq8-BXm8

      http://www.guilhermemachado.com/mercado-imobiliario-o-poder-da-prospeccao/

      Juntos somos fortes!!!

  5. Olá Guilherme Machado, tudo bem? Gostaria de saber que curso devo procurar, pois gostaria de aprender sobre imóveis, algo que me ajude começar a caminhar, pois não entendo muito bem sobre termos usados ou na prática. Aguardo sua resposta. Abraços. Sei que existem vários livros mas antes disso gostaria de estudar sobre o assunto. Qual curso devo procurar? De preferência técnico, e se você tem algum curso em Belém do Pará para indicar, que seja de confiança. Obrigado.

  6. Caro Guilherme, sempre leio e participo com opiniões em seu blog, está em particular uso nome fictício (por conta de represálias) se concordar,também entenderei se não publicar.
    Acredito que o maior desafio do corretor é superar e ser diferente quando dizem, que corretor é desonesto, trambiqueiro, dinheirísta, etc., ou seja
    ter ética, ser profissional, enfim, saber que toda profissão tem os de mau caráter, mas não sua totalidade, isso já sabemos, mas o que me entristeceu
    de verdade é ver todas as esferas vendendo o seu peixe, talvez não mentindo, mas sim omitindo muitas verdades, que se fossem proferidas abertamente, provavelmente não seria essa enxorada de novatos na profissão.
    As escolas vendem dizendo que o curso é de 30 a 180 dias, de acordo com seu ritmo, etc.Isso é verdade em partes, mas ninguém diz que o prazo minimo para dar entrada no registro do diploma na Secretaria de Educação é 180 dias da matricula, que a escola precisa de 120 dias para fornecer o diploma devidamente registrado.Pior o Conselho Regional, para ter acesso a estágio, pede documentos básicos e pagamento de taxa, mas para o registro definitivo, exigem um calhamaço de certidões e declarações, que não possuem protestos, ações e coisas do gênero, claro que devem zelar pela categoria, mas porque não antes de algum incauto se aventurar, investir dinheiro e tempo e depois se deparar em algum desses impedimentos. Será que isso contribui para o aumento dos picaretas no mercado, ditos corretores sem o devido credenciamento.
    Fica meu depoimento, triste, mas não o suficiente para fazer desistir.
    Considero estes, meus maiores desafios.
    Seu blog é fantástico e com certeza é um oásis, nesse deserto.

    1. Olá Pedro,

      Agradeço a sua participação e importante feedback. Este é um espaço aberto para troca de vivências e opiniões sobre o mercado imobiliário. Portanto, você sempre terá neste blog a liberdade para expor o que pensa. Acreditamos que assim podemos contribuir para um mercado cada vez mais forte.

      O seu depoimento enriquece muito a nossa reflexão, pois você chama atenção para pontos fundamentais para quem está pensando em investir na carreira.

      O que sempre faço questão de frisar em meus posts é que a carreira de corretor de imóveis é sim muito satisfatória, porém, ela não exclui os desafios e que por isso é vital ter clareza das fases que envolvem a profissão, desde a formação até os caminhos para a primeira venda.
      Para ser corretor de imóveis é preciso pensar além das comissões e se empenhar em ser um profissional responsável, comprometido e que busca permanentemente por qualificação.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco.
      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


quatro + 1 =

Related Posts