Espetacular: de acordo com o dicionário Aurélio, é um adjetivo utilizado para traduzir aquilo ou aquele que é prodigioso, sensacional, que tem resultados espetaculares. Quem não gostaria de ser espetacular nas ações que realiza ou ter uma carreira sensacional?

Este é um assunto que sempre permeou as minhas reflexões. Sou um observador nato e chamava muito minha atenção aqueles que, na época em que atuava como corretor, eu considerava como super vendedores, que batiam todas as metas. Era neles que eu me espelhava, eram os resultados como os deles que eu queria alcançar.

E neste ato de observação, eu tentava agir parecido com o modo com que aqueles corretores prodigiosos agiam. Mas os resultados não chegavam para mim e me perguntava como aquilo era possível se estava fazendo as mesmas coisas e das mesmas maneiras. E foi aí que eu percebi o meu erro.

Não alcançava os meus objetivos porque não estava agindo da forma que se adaptava às minhas práticas, aquela não era a minha atitude, não era a minha abordagem, logo, os resultados não poderiam ser os que eu almejava.

Então eu percebi que para ser um corretor espetacular, mais do que praticar o que os outros praticavam, eu precisava entender conceitos e aplicar esses conhecimentos ao meu perfil de trabalho.

Compreendi que o espetacular estava em mim, em dar o meu melhor naquilo que eu me propunha a fazer. Descobri que o espetáculo da vida estava no fato de sermos diferentes e assim termos a capacidade de inovar, propor e executar coisas novas.

Desde que replanejei os rumos da minha carreira e passei a atuar como palestrante e consultor, tenho sido abordado, constantemente, por profissionais que buscam por uma receita pronta para o sucesso, como se em um passe mágica, do dia para noite, pudessem se transformar em corretores espetaculares, mas posso afirmar com toda certeza: não existe truque ou mágica.

A essência de um bom profissional está em sua capacidade de se reinventar, de aprender nas mais diferentes situações, de adaptar-se aos cenários e tentar descobrir a sua própria forma de ser corretor de imóveis.

Quando partilho as minhas experiências e desenvolvo os meus textos aqui para o blog não tenho a pretensão de que o outro aja da mesma forma com que eu agi. O meu desejo é que com essa interação eu possa contribuir para o crescimento do mercado imobiliário e desta carreira de corretor de imóveis pela qual sou um eterno apaixonado.

Acredito que a evolução é possível a partir do momento em que o profissional é capaz de captar o que é essencial e aplicar da sua maneira, de ressignificar as diferentes experiências com as quais tem contato no dia a dia, visando encontrar aquilo que é espetacular em sua própria vivência.

Por isso,  convido você a uma mudança de atitude: que tal descobrir o espetacular corretor de imóveis que há em você e partilhar com a gente a sua experiência?

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

21 comments
    1. Olá Jeronimo,

      Obrigado por sua participação. O seu feedback é muito importante para que tenhamos conteúdos cada vez mais relevantes para o mercado imobiliário.

      Sinta-se sempre à vontade para envolver-se em nosso blog.

      Até a próxima.

  1. Realmente… Não existe uma receita de bolo! Se para alguns corretores o plantão funciona, ok! Outros preferem fazer captação, pois julgam que obtêm melhores resultado. Outros preferem o corpo-a-corpo com o cliente, fazendo panfletagens, abordagem pessoal… Outros preferem utilizar as ferramentas eletrônicas como telefone, e-mail marketing e redes sociais. O importante é cada corretor entender todas as formas de captar clientes e utilizar o mix mais adequado ao seu perfil, aquele que gera melhor resultado! Parabéns pelo artigo e desejo a todos que sejam um corretor espetacular!

    1. Olá Arthur,

      Essa é a essência do profissional que quer se consolidar no mercado: adquirir novos conhecimentos e inserí-los em suas práticas, em busca da melhoria contínua dos processos.

      Esteja sempre à vontade para compartilhar suas experiências conosco.

      Abraços e sucesso.

  2. Acho muito interessante todas as idéias que você expõe,no mercado atual tem que se criar muito,inovar,ler,buscar maneiras diferentes de estar em evidência,pois o mercado é muito competitivo.

    1. Olá Rosane,

      Certamente a inovação e a busca por novos aprendizados são elementos que devem sempre estar presentes na vida dos corretores que almejam se diferenciar.

      Obrigado por sua participação. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Até a próxima.

  3. Importante saber o quanto queremos ser corretores, entrei nesta área há dois meses e digo: é o meu futuro…Depois de passar pelo mercado financeiro e ter um negócio próprio, me encontrei neste novo mercado que se abre para mim. Porém, como em toda mudança, as incertezas e alguns receios me afetam, à vezes, quais sejam? Será que estou no caminho certo, quanto tempo mais eu vou levar para vender meu primeiro imóvel? Essas são as mais frequentes. Se não há receita certa para o bolo, pelo menos eu quero que o meu possa ser digerido de maneira agradável!!
    Tens alguma observação ou mesmo sugestão a fazer?
    Agradeço retorno, prazer em conhecê-lo.

    1. Olá Edmilson seja bem-vindo ao nosso blog e também a esta apaixonante profissão.
      Como você bem relatou, todo começo de novo projeto é marcado por dúvidas, mas também pela vontade de fazer dar certo.

      E para fazer dar certo precisamos de comprometimento, engajamento, busca por aprendizado, envolvimento com as nossas metas e, sobretudo, planejamento. Se você conseguir agregar estes elementos em sua carreira, tenha certeza, você terá um futuro promissor no mercado imobiliário.

      Sucesso é o que eu tenho a lhe desejar nesta nova empreitada.

  4. Achei seu texto espetacular, é isso que eu realmente acho, você pode se espelhar em alguém que faz um trabalho excelente, mas ser você mesmo.
    Colocar a sua marca, descobrir seus pontos fortes. Esse é o tal diferen-
    cial, ser você mesmo. Sem esse medo que alguns colegas tem, chega ser uma paranoia, uma competição. Quando na verdade cada pessoa tem seu espaço, se o seu trabalho tiver diferencial.

    1. Olá Andréa,

      Obrigado pelo seu importante feedback.

      Realmente é muito importante termos alguém em quem nos espelhar, pois bons exemplos nos inspiram e nos motivam a dar o nosso melhor sempre.

      Contudo, tenho a convicção de que não há nada mais gratificante que descobrirmos as nossas próprias virtudes e quando conseguimos harmonizá-las com os nossos objetivos profissionais. Acredito que este seja o verdadeiro caminho para uma carreira bem sucedida.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

  5. Estou nessa area há 1 mês e 10 dias, e já me apaixonei sempre fui da área de Recursos Humanos mas nunca tinha sentido tanto amor e prazer em estar na corretagem, infelizmente ainda não vendi, estou captando clientes mas tenho certeza que vou ter sucesso é só uma questão de persistência e paciência.
    Adoro ler suas matérias continue nos dando informações preciosas que somente quem tem experiência e credibilidade pode oferecer!!!
    Abraços!!!

    1. Olá Amanda,

      Muito obrigado pela sua participação. Para mim é motivo de grande alegria poder compartilhar minhas experiências aqui no blog, pois também aprendo com os corretores de imóveis de tantos lugares diferentes que interagem conosco e partilham suas dúvidas, vivências e os desafios desta profissão.

      Acredito que a persistência é uma das maiores virtudes de um profissional. Foque no seu trabalho, empenhe-se em criar bons relacionamentos com seus potenciais clientes, busque o aprendizado contínuo, estes são passos fundamentais para conquistar a sua primeira venda.

      Sucesso nesta caminhada.

  6. Muito bom o seu blog Guilherme, a pouco tempo que conheci ele e achei incrível.
    Vários temas, dúvidas e afins que surgem no dia-a-dia de qualquer profissional, não só os novos mas também os veteranos.
    Informação nunca é demais e precisamos sempre levar “um tapa na cara” de vez em quando para podermos retornar ao caminho do sucesso.
    Continue assim e desejo muito sucesso.

    1. Olá Alex,

      Muito obrigado pelo seu envolvimento.

      Temos trabalhado para trazer assuntos cada vez mais relevantes para o nosso mercado. E a interação de vocês é fundamental para continuarmos oferecendo conteúdos qualificados e atuais.

      Por isso, esteja sempre à vontade para interagir conosco, pois juntos somos fortes.

  7. Guilherme, tive acesso hoje ao seu blog e … Já sou seu fã de carteirinha! Tal qual você, sou apaixonado por minha profissão, dela faço sacerdócio e descobri minha missão de vida: Encurtar o caminho e ajudar as pessoas a concretizar o sonho da casa própria! Hoje, vendo aos filhos das pessoas a quem vendi quando comecei 32 anos atrás. Clientes que se tornaram amigos e um deles padrinho de minha primeira filha! Li o comentários de novos corretores que ainda estão em busca da primeira venda e recomendo capacitação, conhecer bem o que vai vender, dedicação, inspiração e muita transpiração. O mercado é de altos e baixos. Previna-se! A venda é consequência de um trabalho bem feito. Escute o cliente, busque atender a necessidade dele, sucesso garantido! Abraço grande!

    1. Olá Ary,

      Obrigado por seu envolvimento aqui no blog. Felizmente, este espaço tem sido ponto de encontro entre novos e experientes corretores de imóveis que compartilham vivências, desafios e análises.

      Poder contar com o feedback de um profissional que está há mais de três décadas no mercado, que já passou pelos mais diferentes momentos do cenário de imóveis no Brasil certamente enriquece o nosso blog.

      Continue interagindo conosco, será uma grande satisfação e, sobretudo, um grande aprendizado para todos nós.

      Abraços

  8. Guilherme, aos 50 anos, também estou iniciando no mercado imobiliário e percebi que as minhas duvidas são iguais a de muitos outros corretores. Onde estou errando??? Conheço bem das técnicas de vendas e abordagem, sou vendedor de longa data, porem não estou acertando o alvo e isso me incomoda. Obrigado pela consultoria, com certeza ela mostrou-me que ainda não me adaptei ao novo produto. Obrigado aos amigos que teceram comentários que mostraram seus problemas e também suas orientações/soluções. Abraços a todos.

    1. Olá Vandre,

      Seja bem-vindo ao nosso blog e também ao mercado imobiliário.

      As angústias são inevitáveis em todo começo de um novo projeto. Contudo, devemos fazer dessas incertezas o combustível para as nossas ações, visando sempre à superação dos desafios que surgirão em nosso dia a dia.

      Por isso, convido-o a continuar interagindo conosco. Desejo que o nosso blog possa ser um espaço de amadurecimento e crescimento profissional, pois por aqui podemos compartilhar as nossas experiências bem sucedidas, mas também os nossos tropeços. E assim vamos evoluindo, porque juntos somos fortes.

      Obrigado por sua participação e feedback.

      Até a próxima.

  9. Hoje a maioria dos corretores precisa aprender a vender, pois o BUM já passou e só os mais qualificados vão permanecer neste mercado. Existe tambéma responsabilidade por parte de seus gerentes em dividir conhecimento e orientar qual a melhor direção a seguir, principalmente para o novatos!
    Tirar pedido é passado, agora o negócio é venda trabalhada!

    1. Olá Valter,

      Muito obrigado por seu envolvimento em nosso blog. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Nosso mercado está em constante transformação, novas tendências surgem a cada instante, os clientes estão mais exigentes e críticos, novos profissionais são inseridos em nosso segmento. Esses são alguns dos fatores que impactam diretamente na vida do corretor de imóveis e aos quais devemos estar preparados para nos adaptar a este cenário e assim garantir um melhor atendimento, e, por consequência melhores resultados.

      E nesse caso não há como fugir: a capacitação é o caminho para o corretor de imóveis que quer se destacar. Aprofundei um pouco mais a reflexão sobre a importância da capacitação em dos episódios do nosso podcast e o convido a acompanhar no link: http://iimob.me/73

      Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


nove + = 17

Related Posts