corretor-imoveis-escolher-construtora-ou-imobiliaria
Search Menu

Quero ser corretor de imóveis: imobiliária ou construtora, por onde começo?

Momento é bom para financiar imóvel, mas com cuidado, dizem especialistas

O beabá do aluguel: saiba tudo o que fazer para colocar um imóvel para locação

Inicio o post de hoje agradecendo  todos os comentários recebidos na web série “Quero ser Corretor de Imóveis”, na qual temos respondido às dúvidas mais comuns dos profissionais do mercado e de quem está pensando em investir na profissão. A participação de cada um é muito importante para nossa equipe.

A reflexão de hoje foi inspirada na sugestão dada por uma leitora de nosso blog. Depois de receberem a tão esperada carteira vermelha e terem passado por toda a etapa de formação, muitos corretores de imóveis se veem perdidos e pensam: tenho o Creci, e agora por onde começo, imobiliária ou construtora? Em qual dos dois mercados tenho a chance de ser bem sucedido? Que tipo de empresa oferece mais vantagem? Em qual mercado a venda acontece de forma mais fácil? Em qual empresa vou ganhar mais dinheiro?

Estas dúvidas são saudáveis e devem nos impulsionar a uma ação diferenciada que colabore para o alcance de nossas metas, independente do tipo de negócio em que vamos iniciar a nossa carreira.

Cada empresa, seja a imobiliária ou a construtora, tem suas particularidades, sendo fundamental pesquisar sobre elas para poder direcionar os seus esforços para aquela que mais se enquadra no perfil de atuação do corretor.

Na imobiliária, por exemplo, o corretor tem a possibilidade de trabalhar com imóveis prontos e em lançamento, com o diferencial de poder contar com um banco de dados com empreendimento de várias construtoras.

Isto contribui para que o leque de opções para atender aos clientes seja muito amplo, aumentando, assim, as oportunidades para a realização da venda. Além disso, a expectativa de gerar novos negócios é constante, uma vez que o mercado é extremamente versátil, ora apresentando maiores facilidades para os imóveis em lançamento, ora para imóveis prontos.

imobiliaria-ou-construtora-qual-caminho-seguirJá na construtora, o corretor de imóveis trabalha com o empreendimento de uma única empresa, o que o possibilita se tornar um especialista em determinada marca. Dessa forma, a chance do profissional transitar de forma mais natural pelos benefícios do imóvel e transmitir isto para o seu atendimento é maior, uma vez que ele está mais focado.

Com isso, o corretor pode gerar uma maior identificação com o imóvel e assim, se destacar em seu atendimento transmitindo mais segurança e credibilidade para o cliente.

Outra particularidade da construtora é o fato da facilidade do acesso aos documentos. Como estes documentos, em sua maior parte, são relacionados apenas ao terreno onde o empreendimento será construído, a venda se torna menos burocrática, agilizando a negociação.

Soma-se a isso, o fato de na construtora, o corretor estar focado na categoria “lançamento”, o que contribui para que sua linha de argumentação seja potencializada e, dessa forma, tenha maiores possibilidades de reverter as objeções dos clientes.

Estas são apenas algumas das principais características destes dois tipos de caminhos que o corretor pode percorrer em sua carreira no mercado imobiliário. Todavia, mais importante do que ser corretor de imóveis de imobiliária ou de construtora, é conhecer as especificidades destas duas áreas e compará-las com o seu perfil de trabalho, pois em ambos os negócios o profissional encontrará desafios e oportunidades. A diferença se dará em como o corretor se comportará diante destas variáveis.

Seja na imobiliária ou na construtora, o corretor precisa conhecer bem o imóvel para fazer uma apresentação baseada em argumentos bem fundamentados. Não há como excluir deste processo a necessidade de uma leitura adequada do perfil do cliente a fim de identificar, de forma mais assertiva, a necessidade de seu prospect para assim, oferecer um melhor atendimento que o leve a alcançar resultados esperados, ou seja, a venda.

E aqui, volto a enfatizar uma questão que sempre reflito em meus textos. No mercado imobiliário não há varinha mágica que faça com que a venda aconteça de uma hora para outra. Ao contrário, a venda é fruto de um processo que requer, acima de tudo, planejamento.

E neste planejamento devem existir estratégias específicas que corroborem para uma efetiva  gestão do tempo, fazendo com que  o corretor possa se dedicar ao estudo do mercado, do perfil do cliente e dos imóveis disponíveis em seu banco de dados. Isto é fundamental para que o profissional consiga, entre um atendimento e outro, o comprometimento necessário para o aperfeiçoamento de seus métodos e técnicas.

——

Leia mais e envolva-se:

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

18 comments
    1. Olá João,

      Nosso mercado nos oferece inúmeras possibilidades de atuação.

      Trabalhar em corretora ou imobiliária é apenas uma delas.

      Temos que estar sempre atento ao setor para que possamos aproveitar as melhores oportunidades.

      Juntos somos fortes!!!

  1. Boa noite, gostei muito do comentario,tenho 2 anos trabalhando como corretor, porem na atualidade eu trabalho como autonomo pois quando estava em imobiliaria ficava muito parado esperando telefonema e o proprietario reclamava que nao saia para captar, quando eu saia ele reclamava que nao estava na imobiliaria para atender os telefonemas dos clientes, entao optei por trabalhar como autonomo, pois tive tempo, quer dizer, tive a necessidade de aprender a trabalhar com a documentação, orientar mais o cliente. sei que tenho muito, mais muito que aprender ainda, tanto que pretendo trabalhar em imobiliaria que esteja mais focada para lançamentos,pois ainda nao trabalhaei neste segmento e pretendo adquirir expereiencia, mais no momento ja consegui montar meu escritorio em uma sala externa na minha propria casa com sofa, mesas, cadeira, armarios e assim vou atendendo meus clientes e me atualizando bastante com suas dicas. todos os seus posts eu imprimo para ler de vez em quando e passar para alguns corretores que nao tem o habito de usar internet(um absurdo), porque acredito e tenho na minha matematica que na nossa profissao dividindo a gente multiplica. abç

    1. Olá Cícero,

      Obrigado por compartilhar conosco um pouco da história. Acredito que com determinação, planejamento, estudo do mercado e o desejo de fazer sempre o melhor podemos chegar onde queremos. Não perca jamais estes elementos na sua vida, seja como corretor/empreendedor ou como corretor vinculado a uma imobiliária.

      Vamos quebrar as regras.

  2. Guilherme parabéns pelos posts,
    Na sua opinião posso ser corretor de Imóveis, de terras e de grãos ao mesmo tempo, estando atento as oportunidades que surgirem? ou você acha com sua experiência no ramo, de que o melhor que tem-se a fazer é focar eu um seguimento?

    1. Olá Osvaldo, tudo bem?

      Não posso afirmar categoricamente ser impossível conciliar as profissões, mas o que posso seguramente lhe dizer é que ser um corretor de imóveis de sucesso exige envolvimento, engajamento, estudo contínuo do mercado, uma boa gestão de tempo e acima de tudo comprometimento.

      Você precisa avaliar bem qual é o seu projeto de vida e como potencializá-lo a partir de uma boa gestão do seu tempo.

      Juntos somos fortes!!!

  3. Boa tarde Guilherme,

    hoje trabalho em imobiliária,mas vejo no trabalho em construtora, como você mesmo postou, ser um trabalho mais focado, onde podemos nos tornar um especialista e com certeza um trabalho mais tranquilo,pois quando trabalhamos em imobiliaria muitas vezes acabamos pecando por falta de alguma informações nos imóveis de terceiros,o que não acontece em construtora.

    Um abraço amigo.

    Cesar.

    1. Olá Cesar, tudo bem?

      Obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua opinião. Saiba que a sua experiência é fundamental para a evolução do nosso mercado e certamente do nosso blog. Portanto, esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Juntos somos fortes!!!

    1. Olá Parlare,

      Nosso mercado é bastante dinâmico e é exatamente esta característica que o torna tão atrativo. As oportunidades estão aí para serem aproveitadas e o sucesso só depende de nós mesmos.

      Juntos somos fortes!!!

  4. Olá Guilherme bom dia ,gostaria de parabenizar você e todo o seu projeto ,para ajudar aos corretores e novos corretores a fazerem a diferença .
    Gostaria de pedir a você uma orientação ?
    vou iniciar o meu curso de tti ainda este mês ,quais outros curso você me indica para que eu faça,pois tenho acompanhado seu projeto e como você diz ,quero fazer a diferença ,não quero ser só mais um corretor de imoveis no mundo e sim um consultor imobiliário e em um futuro bem próximo ter minha imobiliária e meu empreendimentos imobiliários .
    Desde já agradeço por suas orientações e aguardo a sua resposta.
    Um grande abraço.

    1. Olá Andrei fico muito feliz quando recebo comentários como o seu e vejo o quanto os profissionais do mercado imobiliário estão empenhados em sua evolução permanente. Esta motivação é fundamental para alcançarmos o sucesso que tanto esperamos, sobretudo, quando a transformamos em atitudes concretas de mudança.

      Em relação aos cursos posso afirmar que tem muita qualificação boa sendo oferecida por nosso país.

      Oriento que você procure pelo Creci, Sindicato e Ademi da sua região e verifique o cronograma de cursos que são oferecidos. Confira as oportunidades de formação oferecidas pela Portal Viva Real que tem prestado treinamentos de excelentes níveis por diversas cidades brasileiras.

      Convido-o também a assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos cursos online e presenciais que temos oferecidos: http://iimob.me/34

      Outra iniciativa muito interessante para ficar por dentro não só das formações, mas também de relevantes dicas e notícias sobre o mercado imobiliário é fazer parte do nosso grupo no facebook, o Inteligência Imobiliária, uma rede voltada especialmente para os profissionais do mercado imobiliário:

      https://www.facebook.com/groups/inteligenciaimobiliaria/

      Continue interagindo conosco em nosso blog, pois por aqui oferecemos um vasto conteúdo que ajudará na sua qualificação.

      Agradeço a sua participação e importante feedback.

      Vamos quebrar as regras!!!

  5. Boa tarde, Guilherme Machado!

    Sou sua fã…seus posts são interessantíssimos e nos ajuda muito!!!
    No momento atuo em imobiliária, mas acredito que há necessidade em se especializar mais e mais.

    Grande abraço!

    1. Olá Andressa,

      Muito obrigado por tão motivador feedback.

      É uma grande alegria poder dividir um pouco da minha experiência aqui no blog, sobretudo, aprender também com os profissionais que diariamente interagem conosco.

      É por meio desta participação que podemos consolidar um mercado imobiliário cada vez mais profissional e valorizado.

      Envolva-se com o mercado imobiliário e seja envolvido por ele, tenha foco, busque constantemente por novas capacitações, empenhe-se em entender o seu mercado e o seu cliente. Quebre a regras e tenha certeza de que o sucesso será o seu destino.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


três − = 1

Related Posts