Corretor de imóveis, quer saber como desenvolver vídeos para vender mais? Veja as dicas neste artigo. Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Corretor, eu não sei se você está ciente nas dificuldades em se trabalhar no Facebook com sua página. Mas o fato é que o alcance orgãnico, ou seja, a quantidade de pessoas que são impactados com as postagens de uma página, está cada vez menor. Isto porque a quantidade de pessoas no Facebook está crescendo diariamente e seria impossível a gente ler todas as mensagens de amigos e páginas que nós adicionamos. Isso faz com que o Facebook decida, através de uma fórmula matemática, o que é melhor para você, baseado nas postagens que você clica e interage e com as pessoas que você mais conversa. Não quero me aprofundar neste assunto pois é uma questão mais técnica. Mas eu estou aqui para lhe provocar e lhe perguntar se você está preparado para fazer vídeos para interagir com seus possíveis clientes?

5 Dicas para o corretor de imóveis gravar vídeos:

1) Fale sobre o mercado de imóveis na sua região

Leia notícias em portais ou blogs especializados e comente o que você leu, dar sua opinião sempre ajuda. Atente para o fato do conteúdo em vídeo ser muito mais rico, você pode treinar usar uma lousa ou apenas sentar num sofá ou poltrona, ou até mesmo na sua mesa de escritório e conversar com seu publico sobre as notícias que acabou de ler. Incentive-os a enviar perguntas por email. Se você por acaso não souber alguma resposta, acredito ser interessante pro seu próprio crescimento profissional pesquisar esta resposta. Seja sincero. O fato de você estar fazendo um vídeo não quer dizer que você saiba sobre tudo. Seja humilde e corajoso e quebre as regras!

2) Fale sobre documentos e tire dúvidas

É muito comum as pessoas mais leigas terem dúvidas sobre a documentação necessária para comprar ou alugar um imóvel. Ainda mais comum são as pessoas desconhecerem alguns termos técnicos do mercado, seja com relação ao financiamento ou algum outro termo, como INCC, Taxa SATI etc… pesquise esses termos e comente e ensine o que cada termo significa.

3) Fale da sua experiência

Esses dias eu vi no Facebook do Guilherme Machado a carta de um corretor comentando o quanto tinha sido útil as dicas para sua carreira. Dependendo da sua experiência você pode compartilhar algumas dicas sobre como é o seu dia a dia, como você se organiza, como você entra em contato com possíveis clientes etc. Se por acaso, você não tem muita experiência, você também pode compartilhar onde você está se atualizando sobre a profissão, blogs que está lendo e como está sendo o início da sua carreira. As pessoas com certeza irão se identificar com você e isso vai gerar um ótimo engajamento para seu conteúdo.

4) Fale da região onde os produtos estão localizados

Mostre que você conhece os produtos que está ofertando. Fale da região onde o imóvel está localizado. Fale do perfil que melhor condiz com aquele imóvel e região. Por exemplo: se o imóvel está localizado perto de casas noturnas, não seria um imóvel indicado para pessoas idosas, certo? Agora se o imóvel está localizado perto de escolas, parques, supermercados e academias você pode indicar seguramente que a região é boa para uma familia morar. Falar das características do bairro é muito importante para o cliente tomar a decisão pela compra do imóvel. Fale das principais avenidas, do transporte público e das opções de lazer e acesso para outros locais estratégicos da cidade.

5) Faça entrevistas

Fazer entrevistas é muito legal pois você compartilha conhecimento. A dúvida de uma pessoa pode ser a de muitas outras e desta maneira você ajuda as pessoas. Isso fará com que as pessoas compartilhem e indiquem seus vídeos tornando-o mais conhecido. Isso também lhe tira um pouco da responsabilidade de produzir um conteúdo. Você mesmo pode convidar pessoas que dominam um assunto que você não está familiarizado e ir perguntando e tirando suas dúvidas. Dessa maneira você ajudará outras pessoas com a mesma dúvida.

Preocupe-se com a qualidade do seu vídeo mas não seja crítico demais a ponto de não tentar fazer o primeiro.

Você não precisa ser um profissional. Basta ter alguns cuidados básicos:

1) Cuidar da iluminação:

Um ambiente bem iluminado com fundo branco ajuda muito na qualidade da imagem. Se tiver um quadro na parede ou alguma planta, também ajuda a melhorar a composição do seu cenário.

2) Cuidado com o áudio:

Quando for gravar seu vídeo, coloque um aviso na porta para evitar que desavisados entrem na sala e atrapalhe sua concentração ou façam barulhos. Desligue celular e tire o telefone do gancho. Se você fizer os vídeos em casa, cuide com barulho de televisão ao fundo ou crianças brincando.

3) Equipamento correto:

Sei que todo corretor tem como ferramenta de trabalho uma câmera fotográfica. Você pode pedir para alguém da sua equipe ou da sua família gravar para você. A primeira dica é apoiar a câmera num lugar fixo para evitar que fique tremido. Mantenha uma distância curta entre você a câmera para o gravador da câmera pegar bem sua voz.

4) Duração:

Grave vídeos curtos. Seja objetivo. Vídeos de 3 a 5 minutos são ideais para você expor sua ideias e deixa quem assiste com aquele gostinho de quero mais. Se for uma entrevista, você pode ampliar um pouco a duração do vídeo, sendo que terá mais conteúdo para ser compartilhado. Comece com 10 perguntas.

Minha idéia é que você se diferencie e comece a usar vídeos para se comunicar. Muitas pessoas tem dificuldades em escrever e através do vídeo no começo pode ser que você fique nervoso, mas depois você se acostuma e é como se estivesse conversando com outra pessoa. Acredito que seja mais fácil para você.

Na questão da divulgação da sua imagem no Facebook, subindo vídeos direto na rede social, você pode ter certeza que mais gente verá sua postagem do que se você estiver publicando somente um texto ou fotos. Sem falar que o Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa da internet, só perdendo para o Google. Então explore o youtube. E se você se lembrar dos meus primeiros artigos aqui no blog do Guilherme, abasteça seu blog com seus vídeos, coloque títulos com as palavras chaves sobre o assunto principal do seu vídeo. Desta maneira com certeza você aos poucos será encontrado com mais facilidade. Basta se dedicar!

Se você fizer este passo a passo das dicas que deixei olha quantas possibilidades você terá de ser encontrado. No Youtube, no seu blog, no Facebook. Desta maneira você estará ampliando muito a sua presença digital e seus negócios poderão te trazer mais retorno.

Espero que tenha gostado das dicas 🙂

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


1 + = sete

Related Posts