Além de usar o Wordpress para suas publicações de conteúdo, você pode usá-lo para enviar email marketing. Confira mais essa dica no artigo de Israel Degasperi. Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Estou muito feliz de por enviar meu 10º post para vocês. Na semana passada fiz um grande tutorial para os corretores de imóveis gerarem seus próprios LEADS através da ferramenta gratuita do Google, que permite criar formulários bem legais para coletar emails e contatos de pessoas interessadas em imóveis. Mas o que fazer com estes contatos, depois de coletados? Este artigo vai mostrar como enviar email marketing de um blog em WordPress.org ou hospedado.

Antes de começarmos, você precisa saber instalar um plugin de wordpress. E você vai precisar instalar o Sendit Newsletter.

Entrando no painel do seu blog em wordpress hospedado, vá na barra lateral no canto esquerdo e clique no link de plugin, lá clique em instalar novo plugin. Pesquise pelo nome do plugin Sendit Newsletter e coloque sua senha de FTP, para instalar o plugin. Aqui depende muito da configuração inicial de instalação do seu wordpress. Algumas pessoas terão esses dados já salvos e basta dar um continuar para instalar o plugin e ativá-lo. Outros vão precisar saber o endereço e a senha de acesso ao ftp do blog para o próprio instalador de plugins do blog realizar a instalação. Se der algum erro, é preciso permitir que a pasta de plugins esteja habilitada para escrever um arquivo. Se você precisar de ajuda, abra um chamado para a equipe de suporte do seu servidor de hospedagem realizar estas alterações para você, ou até mesmo, pedir para eles instalarem o plugin para você.

Com este passo feito, quando você se logar no seu painel de controle do Blog, procure na mesma barra lateral no canto esquerdo o plugin Sendit instalado. Clicando nele você verá essa imagem:

Marketing de conteúdo: painel de envio Sendit

O primeiro passo que vamos fazer é criar uma lista com seus contatos, seus leads, que já te ensinei como gerá-los, no post da semana passada.

Clicando em Create and Manage list você pode criar diversas listas, com fontes diferentes de email. Uma outra dica é que através deste plugin você pode importar os emails das pessoas que comentaram no seu blog, ou seja, mais leads! Para importar os emails dos comentários, basta clicar na barra lateral no canto esquerdo em Import emails from comments. Para adicionar emails em uma lista, você clica em Manage Subscribers e cola no espaço disponível os emails. Perceba que são ações separadas e é preciso obedecer a ordem. Primeiro você cria uma lista, depois você importa os emails para essa lista (se você tiver mais de uma lista criada, você deve escolher em qual lista vai importar os emails dos comentários) e assim por diante. Para inserir emails do seu formulário de contato criado no Google Drive, você deve ir na planilha de respostas e copiar os emails de lá. Uma dica super importante é que através deste plugin você só consegue colocar os emails, sem nome e sobrenome e nem profissão. Então minha dica de ouro aqui é: – Faça o filtro lá no Excel dos emails por região, profissão dos contatos, etc… Ai você cria sua segmentação por listas aqui no wordpress.

Ficou claro estas dicas?

O Plugin tem diversas opções que são mais avançadas. Inclusive possuem templates para a criação de newsletter, porém na versão paga do plugin. O que eu vou colocar é a opção gratuita com o template padrão, que você cria exatamente igual, como se fosse um post no seu blog em wordpress. Escreva o texto, insira as imagens e links exatamente igual a um post comum. Para fazer isso, basta clicar em Create and Send Newsletter e o que você terá é a imagem abaixo.

Marketing de conteúdo: preparação do email marketing no SendIt

Logo ao lado você terá praticamente as mesmas ações que tinha para publicar ou salvar seu post. O que muda é que você pode salvar e enviar mais tarde sua newsletter, ou enviar o email agora e você seleciona aqui para qual lista de emails você vai enviar o conteúdo. Minha outra sugestão é: crie uma lista com apenas um ou dois emails, que sejam seus ou de algum amigo, para você testar o envio e ver como chega. Depois de verificar se está tudo certo, faça o disparo para todos os contatos da lista que você criou.

Outra dica de ouro é: – Invista tempo em segmentações. Como fazer isso?

Dicas de segmentação para enviar email marketing

1) Crie no seu formulário (tutorial no post passado) segmentações como: Estou interessado em alugar imóvel, em São Paulo Capital, até 3 dormitórios. Neste caso você só enviará email com imóveis para alugar para esta lista de interessados. Se puder, estipule ainda um valor máximo de que a pessoa pode pagar por mês. Quanto melhor for os detalhes que você tiver, mais assertivo será seu email.

2) Crie lista para compra, imóveis comerciais, de até 500 mil reais e outra para imóveis acima disso.

Entendeu qual é a lógica? O ideal é que você tenha leads de pessoas que queiram alugar um apartamento para morar com a família. Emails de pessoas que queiram morar sozinho, ou um casal sem filhos. Ou ainda ter uma lista de emails de pessoas que estão querendo investir em imóveis e preferem salas comerciais.

Já li alguns artigos aqui mesmo no blog do Guilherme Machado para você trabalhar corretamente o email marketing, mas nenhuma dica é tão importante quanto você oferecer exatamente o que o seu cliente está procurando. Desta maneira você nunca será o chato que envia emails sem sentido e sempre será o corretor quebre as regras que sabe exatamente o que a pessoa está procurando. E claro que você deve seguir todas estas dicas que os outros excelentes colaboradores dão. Uma dica se soma a outra e você vai vender muito através do marketing por conteúdo.

Sei que a maioria de vocês não tem conhecimentos avançados em blogs e WordPress. Mas as dicas que dou aqui são simples e você sempre tem a opção de solicitar ao provedor do seu blog para instalar um plugin ou realizar algum passo que você não consiga fazer.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje!

 

Receba as nossas novidades, dicas de negociação e tendências do Mercado Imobiliário!

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.

 

 

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


quatro − 1 =

Related Posts