Marketing de Conteúdo na prática: Conteúdo melhora cliques no e-mail marketing

Marketing de conteúdo na prática: conteúdo melhora cliques no email marketing

Olá, tudo bem?

Esta semana vamos falar de e-mail marketing. Sei que praticamente todos vocês usam este recurso em suas imobiliárias/construtoras. Mas acredito que poucos de vocês pensam em alguma estratégia antes de enviar este e-mail. E tudo bem, meu papel escrevendo estes artigos para vocês é ajudar e principalmente aumentar a qualidade das ações que vocês fazem online. Vem comigo!

O que é melhor? Email que trabalha apenas promoção ou que tenha também conteúdo de apoio?

A primeira coisa que você precisa pensar é que seu e-mail precisa ser aberto. E para isso você deve pensar num título extremamente interessante para seu e-mail chamar atenção dentro da caixa de e-mail de seus possíveis clientes. Outra coisa muito importante é ter cuidado para não citar no título palavras chaves e termos que automaticamente levam seu e-mail para caixa de spam. Devido ao mal uso de algumas pessoas e empresas o disparo de e-mail está cada vez mais controlado pelos servidores. A lista é enorme, tenho um PDF com mais de 15 páginas, porém vou selecionar algumas aqui.

Veja algumas palavras e expressões que você não deve usar:

caro amigo, este não é Spam, pede desculpas pelo incomodo/transtorno, especialmente para você, Consulte-nos!, Imperdível, Contém a palavra “você” no Subject, Lançamento (com ou sem ç).

Outra coisa, trabalho numa imobiliária e fizemos um teste aqui que foi categórico.

Até então, antes de eu entrar na empresa os e-mails marketing disparados eram somente com ofertas de produtos com a finalidade de gerar leads. Quando entrei na empresa sentei com o pessoal de CRM e resolvermos fazer um teste como citei.  Fizemos 2 disparos para a mesma base, com alguns dias de diferença, um com produtos apenas, da maneira tradicional como sempre fizemos. E resolvemos adicionar conteúdo sobre a cidade e os empreendimentos que estavam na peça de e-mail. Além disso o CRM da empresa faz diversos estudos e tem um trabalho muito sério para entregar o máximo de emails possíveis.

Você sabe qual foi o resultado? Resultados de email marketing com conteúdo

E-mail marketing sem conteúdo:

O que acontece na maior parte das vezes, e aqui é bom ressaltar que existem algumas exceções, mas o que mais se destacou foi que as pessoas que recebem um e-mail sem conteúdo nenhum, só com ofertas de imóveis é que elas não vêem a peça do e-mail todo, pois clicam na primeira imagem do e-mail, que é o banner de destaque.

Email marketing com conteúdo:

Todos os emails enviados com conteúdo no texto tiveram taxas de cliques melhores. Um detalhe importante que vale ressaltar é que os cliques ficaram mais distribuídos dentro do e-mail, em vez de só serem clicados o primeiro banner como no disparo feito sem conteúdo. Outro ponto importante é que além de um texto genérico sobre a cidade, infraestrutura da cidade que a base foi segmentada, cada produto também continha um pequeno texto falando sobre o empreendimento. Os textos de empreendimentos que tinham sinergia com o conteúdo genérico também foram os mais clicados em comparação com o produto que estava fora do padrão da news que inserimos como teste.

Portanto veja quais cidades e bairros ou zonas você costuma enviar mais emails e faça uma pesquisa de pontos de interesse para você criar um conteúdo no seu e-mail. Isso com certeza vai melhorar muito sua entrega!

Outro ponto importante é verificar se seu domínio não está numa lista negra de domínios, pelo fato de você ter enviado muitos emails. Para isso sempre é importante ter a validação de uma empresa especializada.

Sei que muitos de vocês compram base de e-mail. Sou totalmente contra essa prática, pois esses CD´s com emails são pegos sem se conhecer o interesse e o perfil das pessoas. Como já disse num artigo aqui no próprio blog do Guilherme, vocês devem construir suas bases, conhecer o perfil da pessoa e enviar o que ela realmente está precisando.

Qualidade é muito melhor do que quantidade no que diz respeito a emails.

Receba as nossas novidades, dicas de negociação e tendências do Mercado Imobiliário!

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.

 

 

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Israel Degasperi Israel Degasperi é publicitário. Possui pós graduação em Novas Mídias. Trabalha com Marketing Digital desde 2008. Mas foi em 2010 que veio morar em São Paulo onde já trabalhou para grandes empresas, como a construtora Tecnisa, o portal imobiliário VivaReal Brasil além de ter dado consultoria para diversas empresas. Atualmente é o responsável pelo departamento de marketing de conteúdo da Imobiliária Lopes

Deixe seu comentário!