Evoluir na carreira, gerenciar equipes, fazer parte do alto escalão de uma imobiliária. Estas pretensões de liderança já passaram por sua cabeça? Trabalho com corretores de imóveis há 15 anos e percebo que é cada vez mais crescente o desejo destes profissionais se tornarem líderes.

É comum termos no imaginário que ser um líder é sempre melhor, principalmente quando se trata da remuneração. Porém, existe um grande equívoco nesta situação. Já vi grandes corretores se frustrarem como líderes. Sabe por quê? Muitas vezes, falta um entendimento sobre a real função de um líder.

Eu mesmo já sofri com os impactos da ruptura entre o papel de liderado para o de líder. E um dos meus primeiros desafios foi compreender que, enquanto corretor, os meus resultados dependiam exclusivamente da minha ação, já enquanto um líder, eles estavam ligados ao desempenho da minha equipe.

————

Vencido esse desafio, algumas lições importantes foram aprendidas e hoje, eu as compartilho com você.

1. Cada imobiliária tem um perfil de liderança. Compreender isto é a garantia de satisfação profissional e pessoal.

2. Liderança implica em planejar, executar e acompanhar seus liderados.

3. Um bom líder deve gostar de trabalhar com pessoas. Sem equipe não há liderança.

4. Liderar é inspirar, é gerar causa para sua equipe. O líder conquista a alma e o coração do seu liderado para uma ação conjunta.

5. Líder pensa em grupo. Os objetivos coletivos são colocados em primeiro plano, mesmo que eles não sejam o desejo principal do líder.

6. Líder faz e não manda. Para inspirar uma equipe, o líder deve saber fazer o que está sendo ordenado.

lider-trabalho-equipe7. Um bom líder nem sempre é bonzinho. Muitas vezes, é necessário ser mais enérgico em sua postura. É preciso saber a hora de elogiar e também a de cobrar.

8. O líder tem que ter segurança para tomar as suas decisões.

9. O líder é exemplo.

10. Um bom líder não imputa a lei do “Não erramos”. Criar um ambiente onde o erro é proibido pode ser um grande bloqueio para o desenvolvimento de uma equipe. Trabalhar para que os erros não

aconteçam é fundamental, mas eles vão ocorrer. Saber contorná-los com serenidade, eficiência e respeito ao liderado é um grande diferencial.

Ser líder não é uma tarefa fácil. Os resultados chegam, mas eles vêm depois de um período de médio ou longo prazo. Contudo, um líder de sucesso acredita em seu trabalho e na capacidade de sua equipe e isto o inspira a desenvolver bem a sua função.

Se você também almeja um dia ser líder, reflita sobre estas 10 características. Se elas ainda não estão presentes em sua personalidade, tenha a certeza de que podem ser desenvolvidas.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

11 comments
  1. Boa tarde Guilherme,

    muito interessante o assunto deste post, realmente ser um líder é ser amigo parceiro, mas também saber cobrar no momento certo e sem alarde, ser líder é ser referência.

    Um abraço,

    Cesar.

  2. Bom dia Guilherme, tenho acompanhado suas dicas diariamente

    o que tem ajudado muito na minha formação, tenho certas duvidas em

    relação a financiamentos, onde ir? com quem falar? quais os

    procedimentos (passo a passo), gostaria que postasse uma dica referente

    a esse assunto! Obrigado

    Abraço!

    1. Olá João,

      Obrigado pelo seu feedback e também pela sugestão de tema. Vamos colocá-lo em nossa curadoria de conteúdo e tão logo iremos abordar mais sobre este assunto aqui no blog. Essa participação é fundamental para termos um espaço cada vez mais em sintonia com os anseios do mercado.

      Juntos somos fortes!!!!

  3. Excelente artigo, como especialista em TI vejo também que um corretor líder deve dominar os fundamentos do chamado “mundo digital” e aproveito para submeter meu livro para sua análise, a ideia é a economia de centenas de horas de pesquisa sem naturalmente deixar de ser uma oportunidade de negócio para mim. Aliás, temos que desenvolver uma cultura pró-ativa mais direta. Sucesso!

    1. Olá Beetoven,

      Obrigado por sua participação e excelente contribuição. Diante de um mundo cada vez mais conectado é fundamental que o corretor se capacite para lidar com o ambiente digital.

      Juntos somos fortes!!!

  4. Muito bom, tenho aprendido muito com suas publicações, sou novo neste negócio, primeiro tentei 2 meses em uma imobiliária de alto padrão aqui de minha cidade Curitiba, mas não vi muito proveito em começar lá, então mudei para uma Construtora de Aptos Minha Casa Minha Vida, comecei vendendo na planta em 30 dias por surpresa, vendi 2 aptos e hoje com sete meses trabalhando e estudando já são mais de 21 apartamentos vendidos e isto inclui 4 unidades prontas com valor de 200 a 300 mil, fico grato, pois com seu material postado aqui cheguei a montar uma apostila com mais de 200 páginas para estudar, como analista de sistemas; minha antiga profissão espero poder aliar os conhecimentos em busca de um resultado com muita qualidade, já registrei alguns domínios bem sugestivos e por enquanto é só. Estou devorando seus posts. Grande abraço e muito sucesso SEMPRE! Att. Gilson Machado (Aprendiz de corretor)

    1. Gilson,

      É com muita alegria que leio este comentário. Nossa maior recompensa é saber que de alguma forma estamos contribuindo para evolução dos corretores de imóveis. Isto nos enche de orgulho e motivação para fazermos um blog cada vez melhor, afinal, provocar novos comportamentos é o nosso objetivo.

      Sinta-se sempre à vontade para “devorar” os nossos posts e compartilhar conosco as suas experiências. Não tenha dúvida de que esta troca de vivências é o que torna o nosso mercado mais forte.

      Vamos quebrar as regras!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


9 − = quatro

Related Posts