Nas discussões atuais sobre a administração, não é difícil encontrarmos estudos e artigos que destacam a importância do líder. Esta temática não é nova, mas ganha novo fôlego diante da dinâmica do mercado. E não poderia ser diferente, você concorda?

Em tempos de concorrências acirradas e de um novo perfil profissional, que anseia cada vez mais por participar de forma mais colaborativa nos processos de uma organização, a figura de um indivíduo, ou seja, de um líder capaz de inspirar e mobilizar a equipe de modo que todos caminhem em busca de um mesmo objetivo é de fundamental importância.

No plano das ideias, a necessidade da presença de um líder é consenso entre a maioria dos empresários, contudo, você já parou para avaliar se, na prática, a sua empresa estimula a liderança?

Por cerca de 12 anos, atuei no gerenciamento de equipes com foco em resultados, e a minha vivência me ensinou que ser líder é muito mais do que um adjetivo ou um nome bonito. A liderança está, intimamente, ligada ao comportamento.

“Meu trabalho não é de pegar leve com as pessoas, meu trabalho é torná-las melhores”. Essa frase inspiradora de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, ilustra bem o papel do líder atual e nos provoca a uma reflexão.

Um líder se mostra por meio de suas atitudes. Ele entende que a sua principal força está nas pessoas. Dessa forma, estimulam-nas a dar sempre o seu melhor e é a soma das potencialidades de cada membro de uma equipe que vai fazer a diferença no resultado que a empresa almeja.

Lembra-se daquela brincadeira de criança chamada de “boca de forno”? Nela, elegia-se um mestre que seria o único a dar ordens e as demais crianças deveriam cumpri-las. Em determinada parte da brincadeira, o chefe dizia “tudo que seu mestre mandar” e as crianças respondiam “faremos todos”, e quem não realizasse a missão seria punido e deveria pagar uma prenda.

Pois bem, esqueçam essa figura de líder das brincadeiras infantis, autoritário e punidor. O líder atual, além de saber delegar tarefas, também as executa. Este profissional diferenciado não manda, mas direciona a equipe.

corretor-lider-confianca-equipeO líder é aquele que é capaz de conseguir a cooperação da sua equipe, sabendo, principalmente, respeitar o ser humano por trás do colaborador. Ele transmite equilíbrio e o espírito alegre em trabalhar em conjunto, tendo em vista o alcance dos objetivos determinados.

Essencialmente, uma liderança não é egoísta, sabe que para alcançar o êxito depende de outras pessoas e quando o sucesso é alcançado, é compartilhado. Com isso, o líder faz o outro acreditar em si próprio, o faz compreender o seu papel e importância dentro de um projeto. Liderar é também promover o bem-estar da equipe, pois como dito, a força do líder está nas pessoas.

Liderar é formar outros líderes, é transferir conhecimento, é quebrar paradigmas. É, também, delegar tarefas e acompanhar o processo e não deixar a zona de conforto jamais aparecer.

O líder não deve ser imediatista. Ele precisa ter um planejamento em longo prazo, visando desenvolver as pessoas de sua equipe, estimulando e motivando seus liderados.

É importante perceber que alguns profissionais são líderes natos, mas outros precisam ser provocados a exercer a liderança. E as empresas hoje, precisam estimular o desenvolvimento de novos líderes, fazer com que os profissionais deem o seu melhor.

Muitas vezes, é necessário sair do escritório e estar mais próximo aos colaboradores. Em muitos casos, não é uma empresa que nomeia um líder e sim a equipe. Não basta apenas buscarmos uma liderança de fora para dentro com cursos e especializações.

É imprescindível olhar para os talentos escondidos em sua equipe e para isso é preciso estar próximo e oferecer condições que permitam a liderança aflorar, caso contrário, pode-se estar matando um novo líder.

Faço um desafio, agora, para os empresários e principais executivos das empresas que nos leem. Saiam de suas salas e visitem os seus colaboradores. Observe, identifique as lideranças, perceba quem tem poder de influência, quem incentiva a equipe a dar o seu melhor em prol de melhores resultados para o negócio.

Estimule esse líder, potencialize a sua liderança, tenha-o como seu aliado. Divida conosco como foi essa experiência. O que você encontrou ao explorar as potencialidades que sua empresa tem a oferecer? Foi fácil encontrar um colaborador com perfil de liderança? O que você faz para estimular novos líderes?

——–

Esse texto foi originalmente publicado no portal Administradores.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

8 comments
    1. Olá Jerônimo,

      Obrigado por tão importante feedback. Esteja à vontade para compartilhar esta reflexão com os líderes que fazem parte do seu ciclo de relacionamentos. Talvez eles estejam só esperando este “empurrão” para provocarem novas práticas.

      Juntos somos fortes!!!

    2. Não só lessem, mas aplicassem todos os recursos e conhecimentos na prática. Como líderes, sabemos que essa difícil missão de incentivar pessoas esbarra justamente na variedade de pensamentos e personalidades desta incrível máquina chamada Ser Humano.

      1. Olá Silvio,

        Você chama atenção para um dos fundamentos que regem as minhas práticas: a atitude diferenciada. Acredito que saber fazer e não fazer é a mesma coisa que não saber, portanto, é necessário aplicar o nosso conhecimento, sem ter medo de ousar. Os erros podem até surgir em nosso caminho, mas só poderemos corrigi-los e nos superarmos se os cometermos, logo, é necessário tentar.

        Juntos somos fortes!!!

        1. Concordo plenamente Guilherme. Trazemos a tempos atuais, aquela velha mania de “aqui sempre foi assim” ou “sempre fizemos isso desse jeito”, que acaba inibindo as pessoas de buscar novos horizontes. Penso que nosso papel é exatamente esse, tirar os acomodados das “cadeiras giratórias de rodinhas” e dar-lhes asas. Grande abraço.

          1. Olá Silvio,

            Acredito que um dos nossos grandes desafios é quebrar as regras, pensar fora da caixa e ao menos tentarmos fazer algo diferente do que estamos acostumados a fazer.

            Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


7 + = nove

Related Posts