Continuando a imersão no mundo da corretagem imobiliária iniciada na última terça-feira quando refletimos sobre os primeiros passos para se tornar um corretor de imóveis, hoje, vou compartilhar uma das dúvidas que mais preocupa quem está pensando em começar a profissão: será que é uma boa opção investir na carreira?

É importante entender que, na maioria das vezes, este questionamento traz como ponto principal o medo da mudança. Você já deve saber, mas é sempre bom relembrar: sentir medo é normal, afinal não sabemos exatamente o futuro que nos aguarda. Podemos fazer previsões, planejamentos, levantar expectativas, mas a realidade é incerta. Contudo, é esta incerteza consciente que me fascina e que tento transparecer em minhas reflexões.

E quando digo incerteza consciente, significa que eu não sei exatamente o que me espera, mas já começo a me preparar para lidar com as oportunidades e os desafios que surgirão pelo caminho. Este é um dos principais diferenciais para alcançarmos os nossos objetivos.

Acredito que o medo seja positivo à medida que nos impulsiona a fazer algo novo. Ele, porém, não deve nos paralisar. Muitas pessoas começam a pensar na possibilidade de ser um corretor de imóveis porque estão insatisfeitos com sua atual profissão e veem na intermediação imobiliária uma oportunidade de mudança e de satisfação pessoal e profissional.

Por isso, toda vez que me perguntam se é uma boa investir na carreira de corretor de imóveis, faço questão de deixar muito claro que esta é uma escolha individual e particular e a única pessoa que tem condições de responder a esta pergunta é ela mesma, uma vez que esta decisão deve ser fruto de uma profunda reflexão sobre o projeto de vida que cada um tem para si.

E faço isso, pois avalio que o meu papel é muito mais de  provocador de novas reflexões do que de  dono da verdade absoluta. O meu conceito de bom certamente é diferente da concepção de quem agora lê este post. Portanto, não posso correr o risco de ser irresponsável e dizer: meu amigo, pare tudo o que você está fazendo e invista na carreira de corretor de imóveis, pois esta será a salvação de todos os seus problemas.

investir-carreira-corretor-imoveisA profissão de corretor de imóveis só será uma boa opção se tivermos a consciência dos desafios que ela traz consigo. É preciso ter  os seus objetivos pessoais e profissionais bem definidos para alinhá-los às perspectivas do desenvolvimento da sua carreira de corretor.

Não adianta investir na intermediação imobiliária pensando apenas nas “gordas” comissões, pois a a venda é fruto de um processo dinâmico que envolve conhecimento de mercado, planejamento, envolvimento efetivo e assertivo com o cliente, credibilidade, segurança e confiança. E estes elementos não são conquistados da noite para o dia.

Desse modo, é preciso se envolver e ser envolvido pelo mercado imobiliário. Empenhar-se na melhoria contínua das suas práticas. E tenha certeza, os resultados virão, mas depois de um período de médio e longo prazo.

Sendo assim, é necessário ter planejamento, estabelecer metas, quantificar prazos, definir as ações que o farão alcançar os objetivos esperados.

Não quero, contudo, que com estas reflexões você desista de ser um corretor de imóveis. Pelo contrário, quero contribuir para que você se torne o melhor corretor que o mercado imobiliário pode ter, mas para isso é vital refletir sobre estas provocações.

E tenha a certeza, você sempre poderá contar comigo, um corretor de imóveis apaixonado pelo mercado imobiliário.

Juntos somos fortes!

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

26 comments
  1. Oi Guilherme, bom dia

    Meus parabéns pela sua resposta, realmente quem quiser entrar na profissão deve ter consciência das possibilidades e das dificuldades, é que infelizmente neste País as pessoas que dirigem as empresas e outros órgãos por interesse próprio, veja o caso do CRECI e das maiores imobiliárias/construtoras do País, vendem a profissão como se fosse a oitava maravilha do mundo e que ganhar R$ 15.000,00 por mês é mamão com açúcar, porém os corretores sabem muito bem do que estou falando. Realmente, você precisa e muito trabalhar e conhecer o mercado, para ter algum sucesso.
    abs.
    Edson

    1. Olá Edson, tudo bem?

      Obrigado por contribuir com a nossa reflexão e por seu importante feedback. Esta partilha de experiência é fundamental, pois ajuda a esclarecer de maneira clara e simples as características que um profissional precisa ter para ser um corretor de imóveis de sucesso.

      Continue interagindo conosco. Vamos juntos provocar novos comportamentos para o mercado imobiliário.

      Juntos somos fortes!!!

  2. Bom dia Guilherme,

    caro amigo posso dizer com certeza que corretor de imóveis é uma excelente profissão, desafiadora, tem que haver comprometimento, quanto investir na carreira, em qualquer profissão necessitamos estar nos reciclando a todo momento, é um investimento que vale a pena, hoje estou com 51 anos, e a 8 na profissão, estou cursando técnólogo em gestão imobiliaria, todo dia estou aprendendo algo novo, esta profissão tem seus altos e baixos, é só uma questão de planejamento, e no mais é “simbora” vender.

    Abraço.

    Cesar.

    1. Olá Cesar, tudo bem?

      Entender estas particularidades que a nossa profissão apresenta é primordial para este “simbora vender” que você tão bem humorado nos apresenta se torne uma prática cada vez mais comum para os profissionais do mercado.

      Vamos quebrar as regras!!!

  3. Transpiração e inspiração. Trabalho contínuo, dedicação e resiliência. Planejamento, relacionamentos e ação, buscar conhecimento sempre! Atrelado à economia do país, o mercado imobiliário é de altos e baixos. Em tempos de vacas magras não individar-se, gastar o necessário, o tempo das vacas gordas vem logo depois! Processo seletivo natural, ficam os fortes (bons corretores) os maus profissionais (curiosos ou de ocasião) caem fora. É preciso ter garra, e paixão (amor) pelo que se faz! Boa sorte e saúde aos aspirantes!

    1. Olá Ary,

      Já estava sentindo sua falta por aqui!

      É sempre muito bom contar com a sua participação, pois você transmite em suas palavras a vivência de quem é um apaixonado por este mercado e que se empenha em dar seu melhor.

      Juntos somos fortes!!!

  4. OLÁ GUILHERME,ANTES DE TUDO ,QUERO DIZER-TE QUE SOU SUA FÃ,TE ADIMIRO MUITO COMO UM PROFISSIONAL COMPETENTE E DEDICADO,TENHO CERTEZA QUE VOCÊ CHEGOU ONDE VOCÊ ESTÁ HOJE,COM TODO ESSE SUCESSO,FOI PORQUE VOCÊ INVESTIU NA SUA PROFISSÃO,VOCÊ ESTUDOU E CONTINUA ESTUDANDO,ENTÃO A MINHA DICA;QUEM QUIZER SER UM ÓTIMO PROFISSIONA,TEM QUE INVESTIR NA SUA PROFISSÃO,SEJA ELA QUAL FOR,NIGUÉM VAI TE DAR CREDIBILIDADE EM UMA PROFISSÃO,SE VOCÊ NÃO TEM CONHECIMENTO.ABRAÇOS.

    1. Olá Mazé,

      Toda vez que leio os seus comentários fico emocionado. Obrigado pelo carinho e pela confiança em nosso trabalho.

      O caminho para o sucesso é este mesmo que você tão bem aponta e para isso é preciso praticar. Então, vamos quebrar regras, sair do óbvio e assim revolucionar a nossa carreira.

      Juntos somos fortes!!!

  5. Guilherme, a cada dia eu o admiro mais, você e muito responsável em suas respostas e , muito honesto em tudo o que diz.

    Quero dividir com você algo que me surpreendeu essa semana, eu ja falei que estou cursando tecnologia em gestão imobiliária certo? e, qual não foi a minha surpresa quando recebi uma atividade com um post, um texto seu para eu fazer uma resenha. Fiquei super feliz porque, agora mais do que nunca sei o quanto você e importante para todos nós e,o quanto você soma para nosso aperfeiçoamento e aprendizado.
    Você e maravilhosooooo! Parabénssssssssss!!1

    1. Olá Luciana,

      Que ótima notícia você nos apresenta. Tenha certeza que toda equipe do guilhermemachado.com está muito lisonjeada com esta experiência que você compartilha. Isto certamente aumenta o nosso empenho em tornar este blog cada vez mais nosso.

      Obrigado por tão motivadoras palavras.

      Juntos somos fortes!!!

  6. Olá Guilherme Machado, estou disposto a entrar para o mercado imobiliário,
    porem não tenho tanto conhecimento nesta área, como faço para fazer um
    curso,que me ensine a trabalhar na área? e como consigo tirar meu creci,?
    tenho bastante conhecimento,tenho meu carro próprio e sou muito comunicativo
    de boa aparência,acho que com essas qualificações mais minha vontade de
    trabalhar tenho certeza que dará certo.
    agradeço dez de já,e obrigado pelo seu artigo.

    1. Olá Mauro, tudo bem?

      O primeiro texto da websérie “Quero ser corretor de imóveis” responde justamente à sua pergunta: http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-profissao-carreira/

      O convido também a conhecer os outros textos da série e se familiarizar ainda mais com esta apaixonante profissão.

      http://www.guilhermemachado.com/?s=%22quero+ser+corretor+de+im%C3%B3veis%22&x=-1088&y=-46&utm_source=bloguilherme&utm_medium=bannerlateral&utm_campaign=quero%2Bser%2Bcorretor

      Juntos somos fortes!!!

    1. Olá Parlate, tudo bem ?

      Essa interação com os leitores é realmente muito importante, pois é por meio da partilha de experiências, dúvidas e sugestões que podemos enriquecer cada vez mais a nossa prática. Por isso, esteja sempre à vontade para participar.

      Juntos somos fortes!!!

  7. Tenho 21 anos entrei nessa profissão a 1 ano,no começo tive medo e no inicio me deu um pouco vontade de deixar,mas depois da primeira venda fechada tudo passa e se você realmente gosta de desafios não vai nunca sair dessa profissão..

    1. Olá Pedro,

      É esta motivação com o mercado imobiliário que estimulará o nosso comprometimento. Desafios existem em qualquer área da nossa vida, mas a diferença das pessoas de sucesso está em suas atitudes. Portanto, vamos quebrar as regras.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


− 1 = sete

Related Posts