Se pudéssemos utilizar uma palavra para descrever o mercado atual, eu diria que “dinamismo” seria um bom sinônimo para a realidade que vivenciamos. Estamos diante de um cenário de constantes evoluções, no qual a cada dia surgem novos produtos, novas formas de se relacionar e um comportamento diferenciado do consumidor frente a estas mudanças.

Diante disso, a realização de um bom trabalho em equipe ganha cada vez mais importância e esse trabalho vai além da união de pessoas destinadas à execução de determinada tarefa.  Pressupõe a presença de profissionais verdadeiramente engajados com uma meta comum. Por isso, construir uma equipe dos sonhos é um dos grandes desafios do líder da atualidade.

Com o tempo, descobri que para alcançar este objetivo era preciso inspirar uma equipe e pude identificar 6 princípios que acredito que devam estar enraizados nas práticas do líder que almeja construir uma super equipe. No post de hoje vamos conhecer três destes elementos e na próxima quinta feira, conheceremos os outros. Vamos a eles:

1. Respeito

O respeito é a base principal para qualquer tipo de relacionamento. As pessoas, independente de cargos, nível de escolaridade, condição social ou cultural querem ser e se sentir respeitadas.

Muitas vezes, me vi diante de uma grande contradição: equipes com grande potencial, mas pobres de motivação. Sabe por quê? Porque muitas vezes faltava respeito pelas pessoas e pelas suas atitudes. E a consequência disso era um sentimento de obrigação em relação às ações que precisavam ser realizadas, gerando um ambiente de insatisfação, além de um alto grau de retrabalho.

Sem respeito não existe motivaçãopara inspirar. #ficadica.

2. Reconhecimento

Este princípio é fundamental e vai além de premiação ou recompensa financeira.
Uma equipe precisa se sentir parte de um processo e ser reconhecida por isso.

Um líder deve transmitir para os seus liderados que o resultado daquele trabalho não poderia ter sido alcançado sem as contribuições de cada parte envolvida. Por isso, partilhar vitórias, mas também os desafios e colher sugestões, utilizar a palavra obrigado com mais frequência, um convite para um almoço para falar de um objetivo alcançado são atitudes tão importantes quanto um bônus no final do mês.

3. Apoio

Estar ao lado da equipe em diferentes situações e não apenas na hora da distribuição das tarefas faz uma grande diferença. Demonstrar uma preocupação verdadeira com os liderados, seja nos assuntos relacionados ao trabalho ou a momentos mais delicados como conflitos pessoais ou familiares, é um grande diferencial.

Um líder carismático, solícito, solidário é um líder que inspira e motiva.
Estes foram os nossos três primeiros princípios para se construir uma equipe dos sonhos. Amanhã, continuaremos com esta série e convido você a nos acompanhar.

E que tal começar a praticar desde já? Tente e depois compartilhe conosco a sua experiência.

Na próxima quinta feira abordaremos a 2ª parte do texto, com os 3 princípios finais para construir uma equipe dos sonhos.

—-

Gostou das dicas?
Sabia que você pode receber o nosso conteúdo diretamente em seu e-mail?
Basta assinar o nosso “Fique por dentro”. Dessa maneira você fica atualizado com as principais novidades, análises e notícias do mercado imobiliário.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


5 × dois =

Related Posts