Inovação, criatividade, engajamento, comprometimento, aperfeiçoamento. Estas são algumas das expressões mais utilizadas no mercado imobiliário na atualidade e se fossemos agrupá-las em um único cenário, diria que tais palavras traduzem o mesmo objetivo: a busca por resultados mais ousados.

A pressão pelo alcance de metas está cada vez mais inserida em nossas vidas e para isso temos que nos adaptar às mudanças dos tempos modernos que exige do corretor de imóveis uma melhor capacidade de se relacionar com pessoas de perfis diferentes e mais qualificação. Em resumo, o mercado, hoje, demanda corretores de alto desempenho.

Muitos têm o desejo de ser esse profissional, mas ainda falta o saber como fazer para alcançar este objetivo. Em minha carreira, utilizei uma ferramenta que muito contribuiu para minha evolução profissional, mas também pessoal: o ciclo PDCA.

O PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua muito utilizada na gestão de processos e vem da sigla dos verbos em inglês que  significam: P- Plan (planejamento) , D – Do (executar), C – Check (checar) e A – Action (ação). Vamos conhecer um pouco mais sobre cada etapa desta metodologia.

P(Plan) – Planejamento

Nesta etapa é preciso planejar como você alcançará o resultado que quer, ou seja, como você chegará às suas metas. Exemplo: um lançamento se aproxima e sua meta é vender 30% do empreendimento em 24 horas. Então é preciso saber o que fazer e como fazer para alcançar esta meta.

Sendo assim, é primordial estabelecer um plano de ação definindo os métodos que serão utilizados.

D(Do) – Executar

Vencida a etapa do planejamento, vamos à execução do que foi planejado. Lembre-se: é importante estar atento à realização do que foi programado.

Evite sair do que foi planejado. O que não é mensurado não pode ser analisado. #ficaadica

C (check) – Verificar

Respeitadas as duas primeiras etapas, agora é hora de verificar se o que o foi planejado e executado estava dentro do previsto.

É importante avaliar o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

A (Action) – Ação Corretiva

Se depois da verificação for constado que algo não saiu como programado, é chegado o momento das ações corretivas entrarem em ação, sendo necessário avaliar o que contribuiu para que o fato ocorresse e assim traçar novos passos para que possíveis falhas não se repitam.

Vivemos em uma época em que o aprendizado e a melhoria deve ser contínua para alcançarmos a excelência. O que foi feito pode e deve ser melhorado. Então vamos planejar, agir, analisar as ações, corrigi-las quando necessário.  e recomeçar um novo ciclo de aprimoramento, até alcançarmos nossas metas. Isso é melhoria contínua.

Um corretor de imóveis de alto desempenho é um profissional da transformação da realidade, que não fica acomodado diante do mercado e que busca o aprimoramento permanente dos seus processos.

E você, pode ser considerado um corretor de alto desempenho? Compartilhe conosco suas experiências, elas são muito importantes.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

33 comments
  1. Sou corretor ha treis anos, procuro ler sempre assuntos inerentes a nossa profissão, estudo os nossos produtos, dou plantões regularmente, mas não consigo bons resultados, alguma dica?

    1. Olá Jerônimo,

      Obrigado por acompanhar o nosso blog e por interagir conosco.

      O caminho para o sucesso profissional realmente não é fácil, mas é preciso ter persistência e foco. Uma dica que lhe dou é a seguinte: que tal tentar inserir o PDCA na sua carreira? Esta metodologia, como abordei no texto, contribuiu de maneira efetiva para melhorar minha experiência de corretor de imóveis, pois envolve elementos fundamentais para a nossa profissão.

      Devemos saber exatamente o que queremos, quando queremos e o que precisamos fazer para alcançar o nosso objetivo e isto se identifica por meio de um planejamento. Contudo, é necessário colocar em prática, pois um plano que fica apenas no papel não tem validação. Depois temos que avaliar e checar se os caminhos que estamos seguindo estão de acordo com o planejamento, e se algo estiver fora do programado é preciso corrigir as falhas.

      Consegue perceber como o PDCA se configura como uma sequência de comportamentos que podem nos levar a alcançar os nossos resultados? Entretanto, mais do que a aplicação de uma técnica, é necessário o nosso engajamento, devemos destinar uma parte do nosso tempo para revisarmos as nossas práticas e ousarmos tentar fazer o diferente, o inusitado.

      Espero que você consiga alcançar os resultados que almeja.

      Sucesso!

  2. Olá Luiz,

    Obrigado por sua participação. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.
    Aqui no blog compartilho várias das minhas experiências, meus acertos e também os meus erros. Estou no mercado imobiliário há 15 anos e sei o quanto este segmento é desafiante, pois lidamos com uma das variáveis mais complexas que existe: o ser humano.

    Não posso lhe dar uma resposta que garantirá com 100% de certeza que você alcançará os resultados desejados, pois não acredito que exista um receita pronta que vá funcionar com todo mundo igualmente. Porém, o que posso orientar sem medo de errar é que devemos ser persistentes e muitas vezes ousados, procurando sair do óbvio.

    Por isso, não basta apenas a qualificação, é preciso colocar o aprendizado em prática. E não se acomode, pois quando tentamos fazer diferente temos duas possibilidades: errar ou acertar. Sendo assim, precisamos ter planejamento, pois se acertamos temos que saber onde para continuar no caminho certo. Do mesmo modo, se erramos, também precisamos avaliar para não repetir as mesmas falhas.

    Espero ter lhe ajudado.

    Até a próxima.

  3. Oi GUilherme, boa Noite!

    Estou engatinhando nesse mercado, minha formação é Administração Com Habilitação em Gestão e estou estagiando em uma Imobiliária e me perparando para fazer a Prova em breve.
    Bom decidi mudar de profissão e estou a pouco mais de um Mês nesse ramo e percebo uma vasta oportunidade para poder somar minhas experiências anteriores com essas que com certeza vou adquirir; mas uma coisa que me intriga é como tem clientes para comprar e vender sem saber o que quer, te procura mas não tem idéia do que quer… qual a dica para lhe dar com estes casos, e como tirar as informações necessárias sem que o proprietário sinta se “agredido”, afinal o Corretor acaba por invadir sua privacidade? mas precisa saber, conhecer o produto para oferecer, vender…?

    1. Olá Alessandro,

      Obrigado por seu envolvimento.

      Seja bem-vindo ao nosso blog e também ao mercado imobiliário.

      Quero lhe dizer que esta não é uma dúvida somente sua. O relacionamento com o cliente ainda é um grande desafio para o corretor de imóveis e isso independe do seu tempo de profissão. Contudo, a forma como reagimos a esta dúvida é que nos diferencia. Não podemos nos acomodar diante das dificuldades.

      Este tipo de cliente que você descreve se enquadra no perfil “sonhador,” que é aquele que não tem conceitos bem definidos, não sabe o que quer e ao mesmo tempo quer tudo. Minha dica neste caso é que a relação deve ser construída no intuito de elaborar um diagnóstico deste cliente. Faça perguntas objetivas, mas, atenção, é importante que você deixe que o próprio cliente responda.

      O papel do corretor é situar esse cliente e fazer com que ele perceba o que quer ou o que pode realizar nesta relação comercial, seja ela a venda ou a compra de um imóvel.

      Aprofundei um pouco mais este debate em outro post aqui no blog e o convido a conhecer o artigo “Corretor de imóveis: como identificar o perfil do seu cliente” no link http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-como-identificar-o-perfil-do-seu-cliente/

      Espero que possa ajudar.

  4. Boa tarde Guilherme,
    Trabalho nesse mercado a 5 anos e já tive bons resultados e alcancei alguns objetivos,mas nunca consigo me estabilizar. Conheço o PDCA,mas não consigo emprega-lo na minha vida. Hoje trabalho na PDG e.commerc. Gostaria de uma dica para fazer um bom PDCA.

    1. Olá Paula, seja bem-vinda ao nosso blog.

      O PDCA certamente não é uma metodologia simples de ser aplicada, pois exige de nós tempo, dedicação, foco e compromisso. Contudo, o PDCA também não é impossível de ser incorporado em nossa carreira.

      Antes de aplicar esta ferramenta de melhoria, é preciso diagnosticar quais são as barreiras que a impedem de se estabilizar e em qual parte do seu trabalho está ocorrendo as falhas que fazem com que você não atinja efetivamente o seu objetivo. É a partir desta descoberta que o PCDA deve ser praticado.

      Sendo assim, a dica que lhe dou é começar aplicando-o em prazos curtos e com objetivos mais simples para depois aprimorar a técnica e, assim, fazer um planejamento visando o longo prazo. Estabeleça uma única meta, a princípio seria uma espécie de teste. Envolve-se com esta meta e tente seguir todos os passos desta metodologia sem pular etapas.

      Se você avaliar que neste primeiro momento aplicar o PDCA em sua carreira será muito difícil, por você ainda não estar familiarizada com este processo, transfira-o para o ambiente pessoal. Estabeleça, por exemplo, uma meta para melhorar a sua saúde, ou seu relacionamento com algum familiar, ou ainda algum desejo que sempre ter vontade de realizar. É interessante que seja algo que dê lhe prazer e motivação, assim você estará mais engajada com alcance deste objetivo.

      Avalie como foi essa experiência e depois converta o conhecimento adquirido para a sua vida profissional. De uma coisa não podemos fugir: para fazer dar certo temos que tentar.

      Sucesso!

  5. Boa noite Sr. Guilherme,

    Sou corretora há um ano e meio em Manaus, e estou cursando o 7º período de Administração, e resolvi usar como tema:

    “Quais as estratégias necessárias para que o Consultor Imobiliário possa obter o sucesso em vendas na atualidade em um mercado tão competitivo?”

    Verifiquei que há poucos projetos e artigos científicos para nossa área de atuação.
    Gostaria de sua opinião, pois confesso que dentre os outros sites que encontrei achei o seu bem mais interessante e completo, se você tiver arquivos que possam me ajudar a enriquecer meu projeto me envie por gentileza.

    Agradeço vossa atenção,

    Diana Rodrigues

    1. Olá Diana,

      Agradeço a sua participação aqui no blog e também parabenizo pela iniciativa de levar a discussão do mercado imobiliário para área acadêmica. Acredito que a pesquisa científica seja de grande valia para a evolução do nosso setor, e como você bem relatou ainda temos poucas iniciativas neste sentido.

      Será um prazer ajudá-la, mas quero ressaltar que os meus artigos são baseados fundamentalmente no meu conhecimento empírico, ou seja, nas minhas práticas.

      De todo modo, seguem algumas reflexões que compartilhei aqui no blog as quais acredito que tenham os principais elementos para que o sucesso seja alcançado nas vendas. Estes artigos podem ser utilizados como ponto de partida para a sua pesquisa e como um direcionamento para os materiais que você deverá avaliar para aprimorar o seu referencial teórico.

      http://www.guilhermemachado.com/planejamento-pode-apostar-sua-venda-depende-disso/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-descubra-os-segredos-de-uma-mostragem-de-imoveis/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-como-identificar-o-perfil-do-seu-cliente/

      http://www.guilhermemachado.com/planejar-o-futuro-e-agir-no-presente/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-conheca-5-desculpas-que-o-impedem-de-vender/

      http://www.guilhermemachado.com/o-que-e-ter-sucesso-para-voce/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-quatro-dicas-para-atingir-a-excelencia/

      Espero que possa ajudar.

      Sucesso!!!

  6. Olá!
    Adorei o blog e o método, entrei no ramo imobiliário como estagiária há dois meses e sem dúvidas, é extremamente gratificante notar que nossos ganhos são diretamente proporcionais ao nosso trabalho e organização.

    Suas metas no PDCA são definidas mensalmente?

    Vejo muita gente na imobiliária colocando o mérito dos ganhos (ou a falta deles) no mercado, na própria empresa, etc, mas ainda acredito que qualquer um seja capaz de superar e tornar esses fatores insignificantes fazendo um trabalho satisfatório.

    Meu ramo é locação, alguma sugestão para locar mais? Nessa área, a quantidade de produtos no mercado é grande e normalmente os locatários têm pressa de encontrar imóveis, por isso tenho medo de tentar dar assistência demais ao cliente dando retornos e convidando-o para ver o imóvel. Será que o ideal para a área de locação é deixar o cliente mais à vontade e investir na quantidade de pessoas atendidas, ao invés de focar na assistência?

    Obrigada!!

    1. Olá Milena,

      Seja bem-vinda ao mercado imobiliário. Assim como você, acredito que uma das grandes vantagens de ser um corretor de imóveis é o fato do nosso resultado está diretamente ligado ao nosso engajamento. Por isso, devemos estar preparados para fazer o novo e o inesperado.

      O PDCA é uma ferramenta de melhoria, sendo assim, você precisa estabelecer os seus objetivos, implementar os seus processos, verificar onde estão as inconsistências para a partir da necessidade de adequação aplicar o PDCA. Dessa forma, não há um momento específico para aplicação da metodologia.

      Já no que diz respeito à locação, é fundamental frisar que não existe uma receita pronta, pois cada atendimento é único, e como tal, devemos nos empenhar em personalizá-lo de acordo com o perfil de cada cliente. Percebendo ainda, que cada região possui consumidores com comportamentos diferentes.

      Com isso, acredito que o nosso diferencial enquanto corretor está nos detalhes das nossas atitudes e comportamentos. Faço um convite especial a você para refletir um pouco mais sobre este assunto em outro post aqui no blog: http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-o-detalhe-faz-a-diferenca/

      Desejo sucesso nesta caminhada e esteja sempre à vontade para interagir conosco. Juntos somos fortes.

  7. Ola Guilherme sou corretor de imoveis sempre trabalhei com avulso estou agora no mercado de novos e gostaria que me passase umas dicas para me tornar um corretor de imoveis de sucesso.

    1. Olá Marcelo,

      Obrigado pela participação e pela confiança em nossa opinião.

      Costumo dizer que o sucesso é fruto de um processo que envolve disciplina, planejamento, comprometimento, foco e persistência. O caminho a ser percorrido é repleto de desafios e para vencê-los é necessário ter uma atitude diferenciada.

      Compartilho com você alguns posts que acredito que poderão ajudá-lo a construir a sua estrada para sucesso. Envolva-se nesta reflexão, compromete-se com os objetivos desejados e acima de tudo pratique.

      Corretor de imóveis: torne-se o melhor captador: http://iimob.me/10

      O poder da prospecção do mercado imobiliário – http://iimob.me/qb

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      Planejamento: pode aposta, sua venda depende disso – http://iimob.me/81

      Corretor de imóveis: os 5 erros mortais de um atendimento – http://iimob.me/d6

      Planejar o futuro é agir no presente: http://iimob.me/3o1

      O espetacular corretor de imóveis – http://iimob.me/1

      Corretor de imóveis: 4 dicas para vender mais no stand de vendas – http://iimob.me/29j

      Provoque-se a ter novas atitudes e sucesso!

      Juntos somos fortes!!!

    1. Olá Marcelo,

      Seja bem-vindo ao mercado imobiliário e ao nosso blog. Como em qualquer profissão, no mercado imobiliário não há uma receita pronta para desenvolver uma carreira bem sucedida. Mas alguns elementos neste percurso são fundamentais: foco, planejamento, disciplina, persistência, comprometimento, estudo contínuo, e, principalmente, gostar do que faz.

      Aqui em nosso blog temos compartilhado diversas experiências, umas bem sucedidas e outras nem tanto, mas que foram fundamentais para o meu aprendizado e evolução na carreira. Indico algumas reflexões que poderão ajudá-lo a construir um caminho para a construção da sua carreira.

      Desejo muito sucesso e que você possa também compartilhar novas experiências conosco.

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Planejamento: pode aposta, sua venda depende disso – http://iimob.me/81

      Corretor de imóveis: os 5 erros mortais de um atendimento – http://iimob.me/d6

      Corretor de imóveis: torne-se o melhor captador: http://iimob.me/10

      O poder da prospecção do mercado imobiliário – http://iimob.me/qb

      Corretor de imóveis: o detalhe faz a diferença – http://iimob.me/1a

      Corretor de imóveis: você faz a gestão do seu tempo? – http://iimob.me/1bd

      Juntos somos fortes!!!

  8. Guilherme bom dia!

    Sou corretor há três meses e gostaria de uma ajuda na minha carreira, queria um passo a passo de como realizar um fechamento de venda de imóvel, eu ainda não tenho o domínio 100%. Se por acaso tiver como me ajudar ficarei grato.

    Abraço.

    1. Olá Naldo, tudo bem?

      Não há um modelo especifico com um passo a passo para o fechamento de uma venda, uma vez que o fechamento é fruto de um processo.

      Compartilho com você alguns posts que acredito que o ajudarão a encontrar o melhor caminho para o fechamento de suas vendas.

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-faca-do-fechamento-seu-grande-momento/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-falar-demais-pode-prejudicar-venda/

      http://www.guilhermemachado.com/meu-cliente-fechou-com-outro-corretor-de-imoveis-o-que-fazer/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-como-decifrar-os-sinais-de-compra/

      http://www.guilhermemachado.com/o-comportamento-do-novo-consumidor-no-mercado-imobiliario/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-o-detalhe-faz-a-diferenca/

      Espero que com estas dicas você consiga realizar muitos fechamentos.

      Juntos somos fortes!!!

  9. boa noite. resolvi fazer o pdca mas a minha dúvida é a seguinte .sou corretor opcionista e qual seria o tempo necessário para eu verificar o resultado do meu planejamento. pois só faço está função na minha empresa.espero uma resposta em breve por favor sou muito ansioso e quero mudar este quadro ainda este ano.abraços .
    j.

    1. O tempo depende do objetivo. Uma vez traçado o seu objetivo no P (plain) deve-se estabelecer o tempo para alcançá-lo, esta é uma escolha pessoal e as ações que traçar devem estar de acordo com o tempo previsto.

      Caso, passado o tempo e a meta não seja alcançada, deve-se usar o C (check-in) e buscar saber o porquê não alcançou os objetivos, bem como o que pode e deve ser melhorado.

      O PDCA é uma ferramenta contínua, ela não se esgota com o alcance dos seus objetivos. Conquistadas as metas é chegada a hora de traçar novas aspirações e reformular o seu PDCA.

      Juntos somos fortes!!!

  10. Olá Guilherme Machado, estou no mercado imobiliário há 2 anos, estou muito motivado e apaixonado pela profissão, sendo que venho me destacando, focando no melhor produto com intenção de propor o melhor negocio para o cliente de acordo com sua necessidade.
    Não penso em atuar em outra área, estou cursando administração, me sinto na necessidade de fazer algo mais específico voltado para minha área, onde ficaria mais focado e capacitado, moro em São Luis – MA, onde não tem a qualificação desejada.
    Estava pensando em quebrar fronteiras e buscar outros horizontes, visto que começo a me relacionar com grandes construtoras, visto que a maioria das exclusividades que as imobiliárias pegam, foram elas que viabilizaram o negócio para as construtoras, o meu pensamento é de matar dois coelhos com uma tacada só, ou seja, vender o terreno e pegar exclusividade do empreendimento.
    Meu amigo queria que você desse sua opinião dessa minha ideia e que relatasse quais cursos poderia fazer para me capacitar nesse seguimento, sendo a priori Direito imobiliário, avaliação, documentação, legalização, essa parte de herança . Gostaria de cursos intensivos os melhores em todo o Brasil.

    Desde já agradeço.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    1. Olá Fabricio, tudo bem?

      Os seus planos são bem ousados, mas acredito que quando estamos comprometidos com os nossos objetivos podemos alcançar resultados incríveis. Portanto, siga em frente, não tenha medo de tentar, mas lembre-se que o planejamento e empenho em transformar em prática o que o foi planejado são fundamentais para o sucesso. Arrebenta!

      Quanto à questão da exclusividade, este é um ponto de pauta bastante comum nas reflexões dos corretores, contudo, é importante estar preparado para vender com exclusividade, tanto no que diz respeito à captação do imóvel quanto à construção de uma boa equipe para dar conta das negociações.

      Já em relação aos cursos, oriento que procure pelo Creci da sua região e verifique as instituições e cursos que são reconhecidos pelo órgão, isso lhe dará mais credibilidade e segurança em relação à formação.

      Juntos somos fortes!!!

  11. Guilherme
    estou na atividade de corretagem tem 2 anos mas só com dias legalizado junto do creci/ba.
    tenho uma carteira de imoveis muito basta, mas os imoveis que eu mais me tento focalizar são a venda de areas de grande porte de varios perfis.
    preciso de conhecer investidores ou incorporadores que paguem estas areas em dinheiro, mas só encontro potenciais compradores para fazer parceria 100% situação que os proprietários destas areas não desejam visto haver muitas empresas que pregam calotes ou dão falência no meio da incorporação, situação que cria medo.
    qual o melhor conselho que me dá para obter uma finalização nas vendas de terrenos?
    por norma eu já apresento os terrenos com ideias de projetos.
    agradeço que se tiver investidores eu tenho excelentes opções em Camaçari, Lauro de freitas, Salvador e litoral norte da Bahia.

    1. João Paulo, se entendi bem a sua questão, o seu foco são áreas com imóvel de alto valor agregado. Este é um setor que exige um grau ainda maior de especialização do corretor, pois estamos lidando com um público diferenciado, altamente exigente e consciente de seu poder de negociação.
      Portanto é necessário se envolver ainda mais nesta negociação, buscando compreender o hábito do seu cliente/investidor. Sugiro que primeiramente faça um mapeamento dos possíveis investidores, não os que se interessam no negócio em permuta, mas sim os que têm capital próprio e ou financiamento de agentes. Esse é o primeiro caminho para uma estratégia vencedora. Depois disso, toda sua linha de argumentação e apresentação seguirá uma comunicação muito mais assertiva, pois você terá mais informações para fundamentar as suas estratégias.

      Desejo sucesso e boas vendas.

  12. Boa Tarde Guilherme, estou muito satisfeito em encontrar o seu blog, muitos artigos uteis, hoje fui em uma reuniao de apresentaçao na BrasilBrokers, e agora estou na duvida se devo iniciar nesse ramo, a empresa subsidia o valor do curso TTI e pagarei com desconto apenas 280,00 e o tempo trabalhado na empresa servira como estagio exigido pelo Creci e consequentemente ficarei na obrigação de trabalhar 4 dias durante a semana e mais o sabado e domingo. O trabalho sera em lançamentos e a comissão sobte as vendas de 0,855 mais premios que variam de 1 a 4% Em relação aos fatos citados gostaria de saber a sua opnião sobre as condiçoes propostas e também se possivel sobre as vendas de lançamentos, desde ja agrafeço a atençao e parabens pelo blog.

    1. Olá Valdesio, tudo bem?

      Agradeço o seu contato e o tão motivador feedback. Temos nos empenhando em oferecer um conteúdo cada vez mais dinâmico e que de fato desperte novos comportamentos para os profissionais do mercado imobiliário, portanto, a sua opinião é muito importante para que possamos evoluir juntos. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Quanto a Brasil Brokers, esta é considerada uma das maiores empresas do setor do país. Certamente, havendo a oportunidade de atuar na equipe, você terá grandes desafios, mas esses lhe proporcionarão ricos aprendizados. Todavia, o seu comprometimento é vital para o alcance do seu sucesso. Sugiro que faça uma entrevista com empresa, acesse o site e pesquise mais informações. Veja se o que a empresa oferece está de acordo com o que você busca em seu projeto profissional.

      Te espero no topo.

  13. Boa tarde !
    Sou advogado e gostaria de atuar também como corretor de imóveis. Existe alguma maneira de trabalhar utilizando a internet ? Claro que em determinando momento o contato com o cliente será fundamental, entretanto, gostaria de saber se alguma empresa tem a possibilidade do corretor não necessitar estar na imobiliária o tempo todo.

    Outra pergunta, o Corretor que fala inglês possui maiores oportunidades ?

    Grato !!

    1. Olá Valdeir, tudo bem?

      É possível desempenhar um trabalho de corretagem por meio da internet. Várias imobiliárias trabalham com uma ferramenta chamada corretor online, inclusive já falei sobre isso por aqui:

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-online-uma-ferramenta-estrategica-para-suas-vendas/
      Uma outra forma são os portais imobiliários. Grandes alavancadores de negócios.

      Sugiro que você pesquise o mercado da sua região e analise se há empresas que oferecem este tipo de ferramenta de trabalho. Contudo, posso te afirmar uma coisa: a vivência de rua e de salão de vendas, ou seja, de sair para atender ao cliente, de estar em contato direto com o mercado é fundamental para o seu desempenho profissional.
      Portanto, é preciso que você avalie se a carreira de corretor de imóveis é algo que realmente se encaixa no seu perfil de trabalho.

      Além disso, o fato de falar inglês certamente será um diferencial.
      Desejo sucesso.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


6 + um =

Related Posts