Arrumou um novo emprego, precisa se mudar com urgência e não tem tempo hábil de visitar o apartamento ou casa antes de alugar? Vejas as dicas sobre como escolher um imóvel nessas condições. Afinal, nesta hora, é grande a preocupação de não fazer uma boa escolha e acabar se frustrando.
Porém, alguns cuidados podem fazer com que sua decisão seja tomada com segurança e tranquilidade. Uma das primeiras coisas a fazer é considerar a localização da sua nova moradia. Pense qual região melhor atenderá as suas necessidades e da sua família, se há acesso fácil a supermercados, farmácias, escolas, transporte público e entre outros.
Além disso, avalie o trajeto que você terá que fazer diariamente, a distância aproximada desta região até o local de trabalho ou de estudo, as condições do trânsito e outros. Você pode planejar essa jornada diária com base em pesquisas do noticiário local, com conhecidos que já moram na região e até por meio aplicativos de geolocalização.
Isso é importante para que você tenha um panorama geral dos desafios e facilidades que você poderá encontrar no seu dia a dia. Lembre-se também de pesquisar a média de preço do aluguel dos imóveis praticado na cidade que você pretende se mudar.
Faça uma lista dos bairros que têm potencial para atender as suas necessidades e, depois, procure por um corretor de imóveis especializado ou uma imobiliária que irá te ajudar a encontrar uma moradia adequada para a sua demanda. Antes de fechar essa parceria, verifique a reputação do profissional que irá te atender, uma vez que você irá tratar com ele à distancia. Cheque as redes sociais, sites de reclamação, peça indicação de conhecidos.
Afinal, caberá a este profissional refinar o seu processo de escolha. Ele deverá te enviar fotos e\ou vídeo dos imóveis, poderá te fornecer mais informações sobre o dia a dia da região, bem como te orientará sobre a documentação e os trâmites necessários para o fechamento do negócio.
Mas você pode se perguntar: será que consigo escolher um imóvel sem auxilio do corretor? Sim, você não é obrigado a contratar um corretor, porém, os riscos que você assume podem ser muito maiores.
Por isso, recomendo tratar com um corretor de imóveis, pois esse será sua pessoa de confiança, já que você não conhecerá o imóvel pessoalmente. Um corretor de imóveis capacitado irá te passar um panorama mais real da situação do imóvel, o que te ajudará a fazer sua escolha com mais segurança.
Gostou das dicas? Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.
Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.