A nova velha tecnologia dos Post-its: Sua importância no Mercado 4.0

a importância dos post its é explicada neste artigo do blog do palestrante guilherme machado

Tempo de Leitura: 4 minutos

Provavelmente você já conhece o Post It de longa data… mas você sabe como utilizá-lo da melhor forma possível no Mercado 4.0? Confira como o famoso pedacinho de papel com cola pode te ajudar na transição do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0!

Na Matrix QR nós usamos tudo que a tecnologia atual oferece ao máximo!

Somos uma Startup!

Você talvez já tenha escutado este termo por aí, mas você sabe o que ele significa?

Startups são empresas de tecnologia que começam com uma ideia ousada, de um produto ou serviço com base na tecnologia que pode ser replicado e cujo crescimento seja rápido e escalável

Sendo assim, uma Startup é uma empresa de gente curiosa, que gosta de inovações, ideias ousadas e não tem medo de ousar!

É um modelo de negócio que faz parte do Mercado 4.0 e utiliza diversas de suas premissas para crescimento!

Logos, somos e temos mesmo que ser curiosos!

Queremos estar atentos a tudo que é novidade, que é útil, que pode ser aproveitado pela nossa Tribo!

Mas aqui a gente sabe, e eu sempre reforço, que ser 4.0 e trabalhar no Mercado 4.0 implica adaptar as novas e antigas práticas às necessidades e comportamentos do mercado atual. 

Por isso, embora minha equipe esteja sempre ligada no que existe de mais moderno e atual no mercado, também é muito hábil em adaptar aquilo que funciona do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0!

Esta transição do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0  demanda justamente isto: adaptação

Não é porque algo sempre funcionou sendo feito de determinada maneira que continuará funcionando para sempre, porque a economia, a sociedade e o próprio ser humano muda o tempo todo. 

Neste processo de disrupção do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0, quem não muda e não se adapta não completa o processo. 

E esta adaptação muitas vezes não envolve bites, algoritmos e processos de automação. 

De fato, em grande parte das vezes, a transição do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0 parte de mudar a forma de pensar em relação a algo

Como, por exemplo, no caso do uso dos famosos e queridinhos Post Its

É o caso dos Post Its, que, caso você ainda não saiba, trata-se de uma tecnologia e que foi, à época de seu lançamento, revolucionária e dominou os escritórios pelo mundo todo a fora!

Conhecendo a Tecnologia do Post It

Com o advento de tantas tecnologias os processos rotineiros de trabalho foram, em grande escala, automatizados. Muitos foram substituídos por máquinas. 

A comunicação interna, em muitos e muitos ambientes empresariais, passou a ser feita pelos aplicativos de mensagens, os mais diversos possíveis. 

Sejam eles de pacotes como o Hangouts do Google ou aqueles de apelo popular como o Whatsapp, muitas são as formas através das quais as equipes e seus gestores e clientes podem se comunicar. 

Com o decorrer de tantas mudanças, a comunicação foi sendo afetada em várias instâncias e alterando muitas práticas do dia a dia. 

Algumas práticas corriqueiras foram abolidas, outras inventadas e outras adaptadas. 

É o caso da incrível “tecnologia” dos Post Its.

Post Its: porque continuam sendo uma tecnologia atual?

A história do Post It começa em 1977, ano em que um cientista da empresa 3M, Dr. Spencer Silver, buscava aperfeiçoar colas para as fitas adesivas da empresa. 

Embora Spencer tivesse percebido que ali estava uma grande descoberta, não viu uso para ela num primeiro momento. 

Anos mais tarde, em 1974, Art Fry colega de trabalho de Spencer, adaptou a descoberta para criar um produto que muito sucesso faria!

 

Como Fry tinha dificuldades para marcar as páginas de seus livros, pois os marcadores viviam caindo, pensou em usar a cola de Spencer para este fim, e foi então criado o Post It. 

Contudo, como a população americana não entendia o uso ou a necessidade de fazer uso dos Post Its em suas vidas, seu lançamento não foi assim o sucesso esperado. 

Para resolver este problema, a 3M começou a distribuir amostras gratuitas do produto para moradores de todos os estados norte americanos. 

Rapidamente, houve uma adesão de 90% das pessoas ao produto. 

A 3M registrou a patente do nome e da cor amarela do Post It e, embora este tenha surgido há tanto tempo, ainda hoje é extremamente útil e, inclusive, segue tendo uso para novas tecnologias. 

Post It e Tecnologia: o que tem a ver?

Além das já conhecidas utilidades do Post It, dentre as mais populares são:

 

  • Marcar partes importantes de livros e textos
  • Deixar recadinhos para colegas de apartamento ou trabalho
  • Marcar comidinhas na geladeira do trabalho
  • Deixar lembretes em murais de tarefas
  • Fazer listinhas de compras
  • Destacar informações

Mas, convenhamos, não é só isso, não é?

Como boas ideias não se perdem, elas se transformam, o Post It, atualmente, é instrumento básico em StartUps e empresas de tecnologia e comunicação pela sua versatilidade e multifuncionalidade. 

Isto porque no Mercado 4.0 a velocidade com que a comunicação e a transformação de pensamentos soltos em ideias e de ideias em ações e grandes movimentos que mudam o mundo é muito grande. 

Visualmente, os Post Its funcionam muito bem para agrupar ideias, pensamentos, criar organogramas e, de diversas formas, criar, visualmente, caminhos para solução de problemas. 

Um bom exemplo de como isso se dá é com a tecnologia do Design Thinking. 

Sabe o que é isso?

Leia mais sobre: Design Thinking e as principais tendências para 2020

Post It e Design Thinking

O Design Thinking é um termo que surgiu na Indústria 4.0 e funciona muito bem no Mercado 4.0 pois trabalha soluções criativas e que se adequem às necessidades de cada problema. 

Não se trata de como o design de uma peça vai ser criado visualmente mas, sim, de como qualquer ideia – um layout de site, por exemplo – vai ser desenvolvida pensando na melhor usabilidade e funcionalidade possível para o seu cliente. 

Geralmente, este processo começa com sessões de brainstorming em que as ideias são organizadas com o auxílio da tecnologia dos Post Its, espalhando ideias, deixando-as em um formato que se comunique visualmente com todos… 

Por isso, muitas vezes para que você consiga entrar de vez no Mercado 4.0 basta adaptar a sua forma de pensar e de ver as coisas. 

De um outro ângulo, talvez tudo faça mais sentido! 

Post It e Ficção:

O uso do Post It se popularizou tanto e, em especial, como símbolo de recadinhos entre departamentos e colegas de trabalho que virou até coisa de cinema!

Em Harry Potter, a ideia de se comunicar entre papeizinhos nos locais de trabalho ganhou um toque mágico e os Post Its ganharam versões como aviõezinhos de papel que voavam encantados por magia entre os inúmeros andares do Ministério da Magia!

Legal, né?

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!