Ter um lugar para chamar de seu, certamente, é o sonho de muitos brasileiros. Desde criança, muitos de nós somos acostumados a ouvir os pais falarem que o ideal é ter a casa própria e crescemos com este objetivo. Mas na hora de tornar este sonho realidade é preciso ter o pé no chão e agir com muita responsabilidade.

A economia aquecida, a melhoria do poder aquisitivo da população e o aquecimento do mercado imobiliário tornam a ideia de comprar um imóvel uma proposta muito tentadora, mas não devemos nos precipitar, afinal, não se trata de qualquer investimento.

É preciso ter planejamento, pois a aquisição de um imóvel é uma atitude que causa impacto em diversos setores da vida de uma pessoa, fundamentalmente, o financeiro e o familiar. Por isso, separei seis dicas para quem vai comprar o primeiro imóvel. Não podemos deixar que a emoção de concretizar esta importante meta nos cegue diante dos cuidados de uma transação comercial. Vamos às dicas!

1. Onde vou morar

É importante saber em qual região se pretende morar e conseguir delimitar territorialmente os bairros que farão parte da nossa  pesquisa. Neste momento, algumas perguntas devem ser feitas, por exemplo: este imóvel é para uma moradia temporária ou mais duradoura? Ele atende às necessidades do meu projeto de vida e familiar? Quais facilidades a região oferece?

2. Renda familiar

Se você contará com outras pessoas para ajudar com os custos da aquisição de imóvel, o planejamento financeiro é um passo fundamental. É ideal fazer a somatória das rendas envolvidas neste processo e que serão comprometidas com o financiamento do imóvel, caso esta seja a sua opção de pagamento.

É primordial ter a consciência de que a compra de um imóvel é um investimento alto e que, muitas vezes, para a realização deste projeto será necessário fazer o corte de alguns gastos e todos os envolvidos devem estar comprometidos com este objetivo e cientes de que algumas renúncias deverão ser feitas ao longo deste processo.

3. Programe-se para comprar a casa própria

A parte financeira pode ser a solução ou início dos seus problemas, tudo vai depender de como você se programa para comprar a casa própria. Se você pretende adquirir um imóvel e ainda não começou a poupar, reveja seus projetos.

É necessário ter uma quantia em dinheiro reservada para dar a entrada na negociação. Lembre-se, quanto maior for o sinal, menor será o valor do seu financiamento e do seu endividamento final.

4. Pesquise sem pressa

Por mais que o seu desejo de ter o primeiro imóvel seja urgente, é preciso ter cautela. Hoje, o mercado está com várias boas oportunidades e uma pesquisa qualificada te dará a chance de encontrar o melhor negócio que se enquadre ao seu perfil.

Para isso, é fundamental contar com a consultoria de um profissional qualificado e preparado para atuar no mercado imobiliário.

5. Atenção com os custos extras

Os gastos com a compra de um imóvel não se limitam apenas ao financiamento e ao valor das prestações. Há ainda as taxas de transferências, taxas de encargos bancários e questões referentes à documentação. É necessário ter uma reserva financeira.

6. Espere para reformar

É comum, ao adquirir o primeiro imóvel, o impulso de deixar a casa com a sua personalidade, entretanto, é importante esperar. Mude primeiro, se acostume com o novo espaço. Lembre-se, os custos que surgem com a aquisição do imóvel são muito elevados.

Equilibre-se financeiramente novamente e faça um fundo de reserva para depois começar a fazer as alterações desejadas.

Não há como fugir, a compra do primeiro imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso tem que ter planejamento. Essa é a palavra-chave para evitar transtornos futuros e potencializar as sensações prazerosas desta realização.

Está pensando em comprar o primeiro imóvel? Como tem sido a sua preparação?
E você que já passou por esse processo, como foi o seu planejamento? Interaja conosco e compartilhe as suas experiências.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

17 comments
    1. Olá, Sandro.

      Os comentários dos nossos leitores são sempre importantes para que junto com minha equipe busquemos por temas cada vez mais relevantes e que agreguem novos conhecimentos para os profissionais do mercado imobiliário.

  1. Excelente colocações.seria legal você falar das empresas que estão no mercado, sem citar nomes. por que tantas são campeã de reclamação !

    1. Olá Herculano,

      Obrigado pelo seu importante feedback. Estou inserindo a sua sugestão em nossa curadoria de conteúdo.
      Esteja sempre à vontade para continuar interagindo conosco.

      Até a próxima,

      Guilherme Machado

  2. Ótimas dicas!! Eu tenho que ter o dobro desse cuidado, pois pretendo comprar um imóvel na capital do RJ e os valores atualmente estão uma loucura com a proximidade da copa e das olímpiadas. É preciso fazer estudo de inúmeras coisas transporte facilitado na região, poluição sonora e possíveis obras locais que vão atrapalhar a vida (exemplo: a construção de um prédio que irá tomar todo o sol e a visão). Para tornar a tarefa mais fácil e compartilhar algo que eu mesma estou usando vou deixar aqui o endereço do site da imovelvip (só imoveis no RJ), eles usam o googlemaps para mostrar o imóvel e o valor e,dessa forma, fica fácil visualizar a região (aqui 🙂 http://imovelvip.com.br/).

    Abraços e parabéns pelo artigo!

    1. Olá Christiane, tudo bem?

      Obrigado por sua participação e também pela importante contribuição.
      No mercado imobiliário não só o corretor precisa estar preparado para realizar uma venda, como também o cliente para participar ativamente deste processo, afinal, o cliente está prestes a dar um importante passo na sua vida e precisa estar seguro para isso.

      Diante disso, os portais imobiliários têm sido excelentes ferramentas neste momento de escolha, a exemplo do Imóvel Vip. É cada vez mais crescente a especialização destes espaços a fim de promover uma melhor experiência para os internautas.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Até a próxima.

  3. Bom dia, Guilherme.
    É sempre bom ter dicas de pessoas mais experientes. Estou começando a pesquisa a compra de um imóvel, meu salário ainda não é muito, mas já estou me planejando para poupar gastos e investir.
    Você teria mais alguma sugestão pra quem está começando??
    Abraços.

    1. Olá Tatiane,

      Seja bem-vinda ao nosso blog. Obrigado por sua participação e por dividir conosco este projeto tão importante na sua vida.

      A compra de um imóvel certamente é um momento muito especial e por isso, devemos nos empenhar para que este seja vivido intensamente e com experiências positivas.

      O planejamento sem nenhuma dúvida é o melhor caminho para que este processo seja mais tranquilo e satisfatório, tanto no aspecto financeiro, quanto no pessoal, pois a compra do imóvel envolve muitas emoções. Você estará dando um passo muito importante na sua vida, portanto, é preciso estar segura disso e tendo a clareza do que realmente deseja.

      Além destas dicas que nós abordamos aqui, é essencial contar com a orientação do corretor de imóveis. Ele é o profissional preparado para lhe assessorar, identificando a melhor solução imobiliária para sua necessidade.

      Convido também para acompanhar alguns artigos em nosso blog, onde acredito que contribuirão de alguma maneira para este momento tão importante de decisão.

      Investir em imóvel exige atenção do comprador – http://iimob.me/j3

      As seis leis para quem vai investir em um imóvel – http://iimob.me/6v

      Por que escolher um corretor de imóveis credenciado? Conheça 7 motivos – http://iimob.me/5q

      Desejo que você tenha muito sucesso e uma experiência satisfatória com o mercado imobiliário.

      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


nove × = 45

Related Posts