“Olá Guilherme, tenho 19 anos, faço faculdade de administração e estou pensando em investir na carreira de corretor de imóveis. Tenho algumas dúvidas: será que a minha idade pode me prejudicar neste setor, será que conseguirei transmitir credibilidade para os clientes?”.

Este trecho faz parte de um dos emails que recebo, semanalmente, de profissionais que desejam investir no mercado imobiliário, mas que esbarram em um grande receio: a idade.

A situação não é exclusiva para os jovens, uma vez que esta mesma pergunta é feita por homens e mulheres mais experientes que também enxergam no setor uma maior possibilidade de realização pessoal e profissional, mas que se angustiam por imaginarem que são  velhos demais para a função.

Lidar com as particularidades relacionadas à idade é um desafio, entretanto, não podemos permitir que este fator lhe impeça de concretizar os seus sonhos e projetos. Os preconceitos vão existir, independente da idade ou do setor em que estivermos envolvidos, e o que fará realmente a diferença será o seu comportamento.

Comportamentos e atitudes diferenciados, aliás, são os principais ingredientes de uma fórmula de sucesso em qualquer setor da nossa vida. #ficaadica

Acredito que a principal preocupação que um futuro corretor de imóveis precisa ter é com a sua capacitação. Explore ao máximo os aprendizados que irá adquirir na formação para corretor e não saia do curso com dúvidas.  Empenhe-se em estudar cada vez mais o setor de imóveis e o mercado da sua região.

Dedique-se em conhecer o perfil dos clientes e, sobretudo, da empresa onde deseja atuar, se trabalhar em uma imobiliária ou construtora for o seu objetivo. Baseie a sua atuação em um planejamento condizente com a sua realidade, estabeleça metas e comprometa-se em atingi-las com excelência.

 

 

 

 

 

 

Mais do que saber a sua idade, o mercado almeja por corretores qualificados, que sejam capazes de identificar a real motivação de compra do cliente e  oferecer a solução imobiliária mais adequada.

Neste sentido, é preciso entender a história do seu cliente e isso só é possível por meio da criação de relacionamentos. No mercado imobiliário, não estamos lidando com uma venda simples. Já falei isso em vários posts e não me canso de repetir, pois compreender esta particularidade do setor é imprescindível para alcançarmos bons resultados.

Quando falo em criar relacionamentos, quero dizer que é preciso envolver-se por inteiro no atendimento, buscando conhecer não só a necessidade imediata do cliente, ou seja, se ele está em busca de um, dois ou três quartos, mas ir mais fundo neste processo.

E isso acontece quando deixamos de escutar apenas palavras e passamos a ouvir ideias, sonhos, projetos de vida, quando nos mostramos disponíveis para sermos os consultores que o cliente precisa e não apenas o mostrador de imóveis, quando conhecemos não só o imóvel, mas também as particularidades da região em que ele está inserido, transformando este conhecimento em argumentos de vendas e, sobretudo, quando deixamos de vender tijolos e argamassa e passamos a vender benefícios, qualidade de vida, felicidade familiar e profissional.

corretor-imoveis-dose-auto-confiancaLembre-se, ainda, de ter segurança na sua capacidade de superar os desafios e conserve uma boa dose de autoconfiança. A autoconfiança, inclusive, é uma arma poderosa para o seu sucesso. Muitas vezes ficamos buscando uma série de barreiras para justificar o nosso comodismo, o nosso medo de arriscar e os conflitos e inseguranças em relação à idade se enquadram perfeitamente neste contexto.

Quando nos conhecemos e confiamos que somos capazes de transpor as dificuldades, ou seja, quando temos autoconfiança, superar estas barreiras fica menos penoso. Imaginar que passaremos por desafios é importante para que possamos nos preparar, porém, esta previsão não pode jamais nos paralisar.

Coloque o profissionalismo, a qualificação permanente e a construção de relacionamentos como princípios basilares da sua atuação enquanto corretor de imóveis. Junte a isso elementos complementares como uma boa apresentação pessoal e as particularidades que a idade impõe,  se bem trabalhadas, podem se transformar em grandes oportunidades, como a energia e a disposição da juventude ou a experiência dos mais adultos.

Vamos quebrar as regras!!!

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

13 comments
  1. Olá Guilherme, realmente o fator idade ainda é uns dos aspectos que penso bastante. Mas, apesar de muito jovem, fico feliz, em começar minha carreira cedo. Desafios, eu sei que existem, e são constantes em nossas vidas, principalmente, pra mim, que comecei a pouco, e tenho muito a aprender. Mas aos poucos, vou vencendo meus medos, superando os obstáculos, e tenho a certeza que terei uma brilhante jornada pela frente, vou me empenhar bastante para isso. Fiquei bastante feliz, por poder falar um pouco com você aqui em Porto Alegre hoje. Abraço e sucesso!

    Vamos quebrar as regras!

    1. Ei, Edson.

      Foi muito bom conhecê-lo pessoalmente. Percebi que você tem “sangue nos olhos”. Sua vontade de aprender, tenha certeza, é o seu grande trunfo pra atingir os seus resultados. Os eventos presenciais que fazemos pelo Brasil nos possibilitam consolidar as amizades que iniciamos no mundo “on”. E isso é sensacional.

      Sempre que quiser, interaja conosco. Tenha certeza que essa participação nos revigora para continuarmos compartilhando e aprendendo no mercado imobiliário.

      Abraços e mais sucesso amigo.

  2. Olá Guilherme, como vai?

    Sou estagiário na corretagem e tenho 19 anos, sigo seu site desde que comecei na área e agradeço as ótimas dicas, com elas consegui sucesso em minhas primeiras vendas e com certeza terei sucesso nas vendas futuras.
    Obrigado pelo apoio.
    Abraço

    1. Olá Arthur, comigo está tudo bem e espero que com você também esteja tudo ótimo.

      Fico muito feliz em saber que pude colaborar para seus primeiros passos no mercado imobiliário. Agora, é continuar em busca do aprimoramento contínuo para que os resultados positivos permaneçam em sua caminhada.

      E claro, esteja sempre à vontade para participar aqui em nosso blog, seja para esclarecer uma dúvida ou principalmente para compartilhar experiência, pois esta interação é o que nos torna cada vez mais fortes.

      Vamos quebrar as regras

  3. Mais um excelente artigo do Guilherme e equipe! Ao corretor mais jovem a compreensão do texto encurta 10 anos de aprendizado intuitivo. Aos mais “rodados” o porque não ví isso antes? + Entusiasmo, + dedicação, +atualização + inspiração e + transpiração= SUCESSO! O mercado é carente de bons profissionais, o que tem de corretor ruim é uma grandeza!

    1. Olá meu companheiro Ary, se existisse uma fórmula para sucesso não tenho dúvida de que entre os ingredientes estariam porções generosas de + Entusiasmo, + dedicação, + atualização + inspiração e + transpiração.

      Obrigado por nos enriquecer com a sua experiência.

      Juntos somos fortes!!!

  4. Sou Corretor de Imóveis há 3 anos, desde os 45 anos de idade. Comecei a trabalhar com Vendas aos 20 anos, enquanto estudava Economia (sou bacharel), e já vendi de tudo: roupas, leasing, combustíveis e lubrificantes, seguros, serviços (transporte de passageiros e encomendas), químicos, blindagens veiculares, implementos rodoviários, copiadoras, rastreadores, biomassa. Sempre bem-sucedido e evoluindo continuamente. Tenho dezenas de cursos de Vendas, Matemática Financeira, Inglês, Francês, Marketing, e outros diversos. Vendas é minha paixão. Fui representante comercial e pretendia me manter como tal.
    Cogitei num futuro distante, trabalhar como corretor de imóveis, mas via isso como a última ocupação. Algo apenas para me distrair, já que amo trabalhar.
    Pois foi como Corretor de Imóveis que tive meus melhores momentos. Hoje sei que se tivesse começado há pelo menos 10 anos, estaria rico, pois nesse ramo, cada dia é enriquecedor em experiência, contatos, conhecimento de mercado. Seu nome é a sua marca e as indicações são a maior fonte de trabalho.
    Sou privilegiado por trabalhar numa das melhores imobiliárias de Vitória, com pessoas do mais alto nível profissional e que se tornaram amigas para toda a vida. Isso certamente conta. Queimou etapas. Aqui eu aprendo sobre tudo. Temos treinamento contínuo e partilhamos experiência e conhecimento. Isso motiva.
    Se você ainda é jovem e gosta de lidar com pessoas. Tem paciência. Algum crédito para se manter nos primeiros meses, e quer trabalho (duro) e não emprego, esse essa carreira é a melhor do mundo!

    1. Marcelo,

      Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua história conosco. Não tenha dúvidas de que ela poderá inspirar muitos profissionais que hoje pensam em investir na carreira de corretor de imóveis.

      Fico muito feliz quando vocês aceitam o convite de dividir suas vivências com a gente aqui no blog, pois a partir delas podemos evoluir e nos tornar corretor melhores continuamente.
      Portanto, esteja sempre à vontade para interagir conosco. Este blog é nosso.

      Juntos somos fortes!!!

  5. Sou um entusiasta de 50 anos, iniciando na carreira, estou me realizando profissionalmente, sinto prazer no que faço,feliz pela escolha e muito mais pela iniciativa e coragem de encarrar o desafio.Quebrar regras, paradigmas é essencial, mas o “Juntos somos fortes” é demais. Continue assim.

    1. Olá Sérgio,

      Entusiasmo é um elemento que não deve faltar jamais em nossas vidas, pois é isto que nos dá forças para superar com alegria os nossos desafios.

      Obrigado por compartilhar conosco a sua opinião.
      Vamos quebrar as regras

  6. Tenho 44 anos e estou iniciando a carreira de corretor tb.Estou juntando experiência de outras áreas par me tornar um diferencial no mercado. Acho que independente de idade, o que importa é o networking e a credibilidade do profissional, a ética. Essa profissão a indicação é chave do sucesso.

    1. Olá Karlos,

      Este é exatamente o espírito que deve guiar o corretor de imóveis: o de aprender cada vez mais, de buscar o seu diferencial potencializando as nossas forças.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


5 − = nulo

Related Posts