É cada vez mais comum ouvirmos sobre a importância dos líderes para o sucesso de uma organização. Como já abordado no blog, o líder é aquele que influencia as pessoas a atingirem um objetivo.

Porém, hoje quero falar de um modo especial de outra qualidade essencial de um verdadeiro líder: a liberdade concedida na execução daquilo que foi planejado.

Tenho uma admiração especial por aquele líder que traz o seu liderado para o convívio do processo. Que independente de hierarquia sabe reconhecer e ouvir as ideias e sugestões de sua equipe, ao ponto de assumir junto os riscos com os seus liderados e que principalmente nos momentos de sucesso sabe trabalhar o significado da palavra “nós”, resultado da união de esforços.

A liberdade no qual citei no 2o parágrafo deve ser conquistada ao longo dos anos, dia após dia. Visando atingir os objetivos da empresa, dos gestores e de toda organização.

A ideia desse líder que compartilha os resultados com a sua equipe, infelizmente ainda não é muito trabalhada nas empresas. Mais do que influenciar, o líder hoje deve permitir um determinado grau de liberdade entre os seus liderados, valorizando o pensamento dentro da empresa e não apenas a execução das tarefas.

Ao longo da minha vida busquei conhecimento e trabalhar de maneira comprometida e envolvida. Isso quer dizer de forma organizada e planejada. Essa atitude fez com que eu pudesse trabalhar com líderes que permitem aos seus liderados colocarem em prática suas ideias, tendo os valores da empresa como princípio fundamental. Essa atitude do líder, não só me inspirou a fazer um trabalho bem feito como também a ter um comprometimento com o bem comum, causando em mim uma admiração e não apenas um respeito forjado pela hierarquia.

É desse tipo de líder que precisamos: aqueles que inspiram não só pelo que fazem, mas pela liberdade que transmite para os seus liderados.

Você possui um líder que te inspira? Compartilhe suas experiências. Será um prazer.

A imagem em destaque foi retirada do site http://vocesa.abril.com.br

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


5 − três =

Related Posts