“Não se satisfaça com nada que não seja o melhor de você” (Edward Rowland Sill). Este pensamento, que nos chama à reflexão, também traduz bem o tema do nosso post de hoje e é uma inspiração para quem está pensando em empreender.

De acordo com o dicionário Aurélio, empreender significa “tomar a resolução de fazer uma coisa e começá-la”. É ter uma ideia inovadora, oferecendo algo que ainda não foi apresentado. E para isso é preciso motivação, dedicação, paciência e planejamento. E eu te pergunto: você está preparado para empreender?

Antes de se lançar nesse desafio, seja ele o de abrir um novo negócio, sugerir melhorias para sua empresa ou para o seu local de trabalho, é necessário observar algumas características que o empreendedor precisa ter para alcançar os resultados esperados.

O empreendedor tem que ter iniciativa. Empreender requer dinamismo, atitude. Afinal, de nada adianta ter uma ideia e não ter a iniciativa de sair da zona de estabilidade para colocá-la em prática.

Para isso é preciso saber administrar bem o tempo. É comum as pessoas desenvolverem várias atividades num mesmo momento, sem a organização devida, e depois se queixarem da falta de tempo. A causa desta situação é não ter foco e metas bem definidos, elementos imprescindíveis para o empreendedorismo.

Além disso, uma pessoa que quer empreender tem que entender que não há um caminho mais curto, ou seja, atalhos para o sucesso. Portanto, esteja preparado para as dificuldades e não tente fugir dos desafios que aparecerão nesse percurso, pois eles são importantes para o aprendizado e o amadurecimento do empreendedor.

As pessoas não se tornam grandes pelas vitórias que conquistam, mas pelas vezes que conseguem se levantar das quedas que acontecem ao longo do caminho.

E para se manter firme nesse processo é necessário ter autoconfiança, acreditar em si mesmo e no seu projeto. Será essa autoconfiança que irá motivá-lo a seguir em frente mesmo diante das dificuldades.

Outra característica essencial do empreendedor é ser apaixonado pelo projeto que se propõe a realizar. Se não há paixão, não há envolvimento, motivação e comprometimento. Como consequência desse comprometimento, o empreendedor adquire o entusiasmo necessário para colocar as suas ideias em prática.

Desse modo, o seu projeto de vida tem que ser maior do que o desejo de ganhar dinheiro. O ganho financeiro será uma consequência do compromisso com o seu projeto de vida.

Além do próprio envolvimento é importante contar com relacionamentos sinceros, ou seja, parceiros que acreditam no projeto a ponto de se comprometerem com a sua evolução. Há que se criar uma relação de confiança com os fornecedores e pessoas que são estratégicas para o seu sucesso.

Eu não conheço ninguém que construiu um império sozinho. Existem os clientes, os parceiros comerciais, os colaboradores e que precisam ser conquistados e motivados. Enfim, você precisa de pares que acreditem no seu projeto e que o auxiliem a atingir os seus objetivos em um menor espaço de tempo e com maior solidez.

E para passar essa confiança para os seus parceiros, você tem que estar totalmente envolvido com o projeto.

Se pergunte: em uma escala de 1 a 10, o quanto eu acredito e estou comprometido com o meu projeto? Se a resposta for menor do que 10, talvez seja preciso repensar a sua vontade de empreender, pois na primeira dificuldade que surgir no caminho você não terá a persistência necessária para se levantar e seguir em frente.

E para você que está pensando em empreender, deixo como inspiração esta frase do empresário Abílio Diniz. Reflita-a e sucesso em sua caminhada. “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Empreendedor não briga, ele faz negócio. Briga é coisa de namorados”. Inspire-se.

Vamos debater:

Você está se preparando para iniciar um novo negócio ou propor inovações para os processos que já existem? Como você está se preparando para empreender? Quais são os desafios que tem encontrado? Como tem superado as dificuldades? Compartilhe conosco sua experiência.

Update: Caso Real

Para quem pensa que empreender é uma coisa impossível, deixo aqui um grande exemplo. Passando próximo a um shopping da capital do Espírito Santo, onde moro, encontrei muito mais do que um vendedor e sim um empreendedor de amendoim.

Ele trabalha no semáforo vestido de terno e gravata e aborda os clientes de uma forma inovadora, simpática e muito educada. Sua abordagem é diferenciada e ele até ajuda o trânsito a fluir com o apito que sempre o acompanha. As oportunidades estão em todo lugar. O que precisamos é ter visão periférica para saber aproveitá-las.

Já me segue no twitter? >> @rg_machado. Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

6 comments
  1. Tenho um projeto que será efetivado a longo prazo, em sua opniao, como e quais a metas que a curto prazo eu possa obter beneficios sem perder meu objetivo.

  2. Agradeço pela visita ao blog.
    Em relação a sua pergunta, para que eu possa colaborar com seu projeto, precisaria de informações mais detalhadas e apuradas. Mas minha dica é: estabeleça sempre metas primárias e secundárias.

  3. Inovar é preciso e empreender é fundamental.

    Precisamos, também, desenvolver as modernas ferramentas para o desafio da globalização, os Cinco Caracteres da Competitividade, os 5C:

    Capacitação.
    Cooperação.
    Comunicação.
    Compromisso.
    Confiança.

    O futuro do Brasil é hoje e agora. Não podemos perder o expresso do progresso.

    1. Excelente seu comentário, Paulo Cesar. Complementaria apenas o ato da execução. Muitos conhecem os preceitos do empreender e do sucesso, mas não conseguem transforma-los em ação.

      Agradeço sua visita ao blog e por compartilhar conosco sua visão.

  4. Bom dia Guilherme,
    Gostei do seu artigo. Empreender é de facto, um exercício racional e emocional, perante uma situação que nos oferece uma oportunidade. Hoje, mais do que nunca, essa é a atitude certa, para quem desenvolve os seus negócios, qualquer que seja o seu ramo.
    Com consideração
    Manuela Gouveia

    1. Olá Manuela, seja bem-vinda ao blog. É um prazer recebê-la aqui.

      Obrigado pelo seu feedback. Empreender é um exercício diário não é mesmo? Um dos objetivos do blog é que façamos esse exercício todos os dias, seja através dos textos, ou pelos exercícios ou ainda pelos comentários.

      Sinta-se sempre à vontade para compartilhar sua opinião conosco. Será um prazer!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


+ 5 = dez

Related Posts

2 frases que ANIQUILAM suas vendas

As vezes, nós próprios nos sabotamos com alguns vícios de linguagem e frases que repetimos costumeiramente. Neste post vídeo te fala sobre 2 frases que aniquilam suas vendas e que você precisa parar hoje mesmo de repeti-las em suas negociação. Saiba quais são assistindo o vídeo! Aperta o PLAY e confira!