Você decidiu utilizar conteúdo em sua estratégia digital mas não sabe como fazer? Qual plataforma de blog usar? Confira neste artigo as principais vantagens do Wordpress e do Tumblr Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Olá leitores do blog do Palestrante Guilherme Machado, tudo bem? É um prazer enorme estar começando a escrever aqui para vocês e dizer que foi uma honra aceitar o convite do Guilherme para escrever sobre produção de conteúdo e marketing digital com foco no mercado imobiliário por aqui. Vamos começar falando sobre plataforma de blog. Qual usar?

Eu tenho certeza que muitos de vocês já ouviram sobre a importância de se ter um blog, perfis em mídias sociais e que não podemos apenas postar ou escrever sobre o valor dos imóveis. Mas acredito que muitos ainda tenham dúvidas do que escrever em seus blogs e eu estou aqui para ajudá-los. Minha idéia é começar do zero: Primeiro quero apresentar para vocês as principais plataformas que temos disponíves para ter nossos textos online. Depois quero falar de como escolher um tema, saber quais assuntos falar e como otimizar bem um post para os mecanismos de buscas. Depois vou falar de algumas ferramentas que facilitam a gente a ter ideias na produção de conteúdo e por ai vai minhas dicas para vocês, espero que gostem da minha proposta.

Hoje eu vou começar falando da diferença entre um blog em wordpress.com e um blog em wordpress.org e ainda vou falar do Tumblr que são as plataformas mais conhecidas para você ter seu conteúdo online.

WordPress.com

O WordPress é hoje a ferramenta mais popular na criação de conteúdo e o blog em WordPress.com é o mais fácil de se começar. Em apenas alguns passos você cria seu blog. Com este tipo de blog, você não precisa comprar um domínio e nem ter um serviço de hospedagem e ele está disponível em português.

Basta acessar o link https://signup.wordpress.com/signup/pt-br/ e se cadastrar clicando em Registrar na barra superior no canto direito.

Plataforma de conteúdo WordPress

Basta preencher os dados solicitados:

Endereço de email: utilize um email que você utiliza sempre, você vai precisar acessá-lo para confirmar que o email é seu, basta clicar no link que você receberá no email do WordPress.

Nome de usuário será o nome que você vai colocar e aparecerá como autor nas postagens do seu blog. E aqui vai uma dica muito simples: Não coloque o nome da imobiliária ou construtora que você representa neste campo. Não é uma boa prática se apropriar de um nome de uma empresa da qual você não tem direito de usar. Você pode colocar seu apelido pelo qual é conhecido e adicionar corretor de imóveis, como no exemplo: girafa_corretor ou corretora-imoveis-margarida.

Defina uma senha para seu blog e cuida para não colocar coisas muito óbvias, como 1234, seu próprio nome de usuário. Sempre é mais seguro e mais difícil descobrir uma senha que contenha letras maiúsculas e minúsculas e números juntos.

Agora vem a parte mais importante, o nome do seu Blog:

Tenho duas dicas bem importantes para vocês serem encontrados no Google, facilmente.

Coloque como o nome do seu blog sua profissão e a cidade que você mora, desta maneira o seu blog será bem indexado no google por quem estiver procurando corretor de imóveis numa cidade. Outra dica é usar um apelido pessoal seu que você é muito conhecido. Veja exemplos de bons nomes para seu blog:

1) corretordeimoveisBH.wordpress.com
2) corretorajasmindesantossp.wordpress.com
3) compreoualugueimoveis.wordpress.com
4) imoveisembelohorizonte.wordpress.com
5) imoveisparaalugaremvitoria.wordpress.com

Desta maneira quem pesquisar no Google por imóves em BH ou corretores em santos, terá uma chance muito grande de encontrar seu blog, principalmente se você tiver mais posts falando de bairros da cidade ou imóveis. Mas isso é um papo para falarmos um pouco mais para frente.

Repare que se você escolher o nomedoseublog.wordpress.com você não terá nenhuma despesa. Agora você ainda pode escolher retirar .wordpress do link do seu blog, pagando uma taxa bem em conta por ano, para registrar seu domínio. Basta ter um cartão de crédito para comprar este documento.

Depois disso você entrará no menu principal do seu blog e a partir daí fica bem intuitivo criar um novo post. Veja a imagem abaixo.

Plataforma WordPress: criando um novo artigo

Clicando em artigos você pode escrever um novo post.

Bom, viram como é rápido criar um blog?

Agora vou falar do WordPress.org e explicar qual a diferença entre o wordpress anterior.

A única diferença para o blog WordPress.com para o WordPress.org é que neste segundo você precisa pagar por um serviço de hospedagem e registrar um domínio. Não se desespere, não é tão complicado quanto parece.

Veja estas duas sugestões:

Hostnet – Tem planos de hospedagem que começam em R$29,90 e possuem registro grátis de domínio.

UolHost – Plano começando a partir de R$12,90 se você pagar para o ano todo.

Esses dois serviçoes possuem atendimento online e são muito fáceis de você criar seu blog. Alguns inclusive tem um instalar pronto, onde você só clica no botão e ele instala o wordpress para você.

Com um wordpress hospedado você pode baixar outros temas mudando a aparência sempre que quiser do seu blog e adicionar plugins.

Para você comprar um domínio seu, com seu nome, você também pode fazer isso diretamente no RegistroBR.

O WordPress.org é muito melhor que o wordpress.com pois nele você consegue instalar plugins com inúmeras funcionalidades, deixando seu blog muito melhor e aumentando muito suas possibilidades de ser encontrado no Google. Então, se você está começando, sugiro começar pelo WordPress.com mas se você entende um pouco mais sugiro entrar em contato com um desses serviços de hospedagem e contratar um blog em WordPress.

Após o blog instalado o wordpress.com e wordpress.org são praticamente iguais. Dá uma olhada em como ele se parece!

Plataforma WordPress para criação de conteúdo

Bom, para terminar, vou mostrar ainda uma opção muito fácil de ter seu conteúdo postado na internet: O Tumblr.

Para criar seu Tumblr, basta preencher 3 campos e você faz isso em literalmente 1 minuto.

Cadastro no Tumblr: painel de entrada

No painel do seu Tumblr você terá ícones, onde poderá adicionar texto, fotos, vídeos, etc… É muito simples e intuitivo postar seu conteúdo.

Para encerrar este primeiro post, quero deixar minha opinião final para você que está em dúvida entre estas 3 opções:

1) Se você não se dá bem com internet e só o fato de pensar em ter um blog na internet te deixa nervoso, faça um Tumblr ou um WordPress.com que em 2 minutos você consegue criar seu perfil e sair fazendo postagens por ai. E fique atento nos meus próximos artigos que vou te ensinar a criar um conteúdo super relevante para você conseguir mais clientes e vender seus imóveis.

2) Se você não leva jeito com internet mas tem alguém para pedir ajuda ou até mesmo pagar para uma agência lhe dar um blog mais profissional, utilize o WordPress.org e peça para a agência instalar plugins de SEO, colocar botões de compartilhamento em redes sociais, colocar plugins de posts relacionados entre outros. Alguns temas mais modernos de wordpress já possuem todas essas funções nativas no tema. Não acho que vale a pena fazer um post sobre plugins de WordPress porque é um assunto um pouco mais técnico. Mas quem se interessar pode vir me perguntar ou deixar comentários aqui no Blog que vou indicando outros posts que falam sobre isso para ajudar vocês.

Por hoje chega pessoal, espero que tenham gostado. Nos próximos posts eu vou dar dicas de otimização de posts e como escolher sobre o assunto que você vai postar no seu blog.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


4 − = um

Related Posts