Gestão 4.0: como turbinar a performance do seu negócio

gestao40-como-fazer-na-minha-empresa-guilherme-machado

Tempo de leitura: 4 minutos.

Gerir uma empresa é sempre uma tarefa que demanda muita dedicação e que tem tido cada vez mais possibilidades de transformação no Mercado 4.0.

No modelo tradicional de gestão há, em geral, um grande desgaste na forma como a equipe e o chefe se relacionam. 

A figura deste, distante do resto do tipo por convenções hierárquicas, sugere que se deve temer o chefe. 

Mas será? Entenda no artigo de hoje como fazer uma Gestão 4.0, de acordo com a Metodologia QR.

Para começar, na Gestão 4.0, a figura do chefe não existe!

A figura do Chefe e sua relação complicada e, muitas vezes, até hostil com a equipe ficaram no passado. 

Empresas modernas e que estão de olho no futuro não têm chefe, mas sim líderes. 

O que significa que para implementar uma Gestão 4.0 no seu negócio é preciso, antes de mais nada, implementar um pensamento 4.0 dentro de você!

Afinal, isso é completamente condizente com tudo aquilo que a Metodologia QR defende: a mudança do 1 para o 4.0 vem de dentro e começa pelo indivíduo

 

Gestão 4.0: tá, mas o que realmente é isso?

Uma Gestão 4.0 tem, como tudo aquilo que é 4.0, foca, antes de mais nada, no indivíduo: parte-se do princípio que quanto mais são valorizadas as potencialidades de cada participante do time, mais este cresce como um todo. 

Desta maneira, o Gestor 4.0 é aquele que não está acima do seu time mas anda lado a lado com ele, e vai para a linha de frente. 

Conhece o perfil de seus colaboradores, os incentiva e assume as responsabilidades que lhe são devidas. 

Um Gestor 4.0 é aquele que pensa em estratégias para diminuir o trabalho operacional e otimizar os resultados, e conta com o suporte do seu próprio time para implementá-las.  

 

Por que implementar uma gestão 4.0?

Na contramão do mundo vão aqueles que não acreditam na mudança. 

Vão aqueles que não aceitam ou não acreditam que a mudança faz parte da vida de todo e qualquer ser humano. 

Atualmente, vivemos um momento de muitas transformações, ocasionadas por um grande e rápido avanço no desenvolvimento tecnológico. 

Padrões sociais, comportamentais, econômicos e profissionais foram alterados em todas as partes do mundo. 

Novas profissões surgiram, outras se extinguiram… 

Mas a verdade é uma só: com cada vez mais acesso às informações, mais nichado o público consumidor se torna. 

No Marketing Digital, o conceito de Gestão 4.0 está também muito atrelado ao Growth Hacking – técnica que permite trabalhar o seu negócio de maneira escalável, utilizando experimentos com base em estudos do seu mercado.

De acordo com uma pesquisa da Econsultancy com a Adobe, feita com profissionais de Customer Service de todo o mundo, 65% dos entrevistados disseram que aprimorar os recursos de análise de dados é o fator interno mais importante para proporcionar uma excelente experiência (Digital Intelligence Briefing: 2018 Digital Trends).

 

Gestão 4.0: como implementar uma?

Se você já ouviu a frase Seja você a mudança que quer ver no mundo então você vai entender logo de início o que eu vou explicar:

você precisa aprender a desaprender e a aprender novamente, todos os dias. 

Por isso, uma Gestão 4.0 parte muito mais de como você, Gestor, relaciona-se com seus colaboradores, clientes e parceiros do que com as ferramentas que introduz para uso do seu time. 

Sendo líder em vez de chefe, o Gestor consegue apoiar a equipe em seus pontos fracos e estimulá-la a aprender com erros e falhas, por exemplo. 

Esse estilo de administração faz com que as companhias interajam e trabalhem de acordo com as expectativas dos seus colaboradores e clientes.

Para competir no Mercado 4.0, as empresas precisarão, mais do que nunca, conquistar os consumidores oferecendo atendimentos impecáveis e customizados para cada cliente.

Segundo a pesquisa Living Business – Growth Through Hyper-Relevance, é preciso evolução contínua e as empresas devem continuar se adaptando, redefinindo seus produtos e serviços. 

Ainda segundo dados da pesquisa, uma empresa relevante para o seu nicho de mercado (e que eu considero uma empresa 4.0) tem as seguintes características:

  1. Aproveita dados inteligentes e conectados
  2. Adota novas comportamentos e tecnologias
  3. Toma decisões acertadas com velocidade e escala ideias

Por isso, para se criar uma cultura de Gestão 4.0 em um ambiente corporativo é precípua atenção especial à importância da transformação.

Com tantos avanços tecnológicos, empresas agarradas ao passado e que se negam a trabalhar com tendências, que tem medo da mudança ou insistem em modelos de produção que não se adaptam aos novos tempos, certamente, são empresas fadadas ao fracasso. 

Afinal, a evolução tecnológica está só começando, e quem já se nega a abrir os olhos para elas agora, certamente não conseguirá enxergar nada dentro em pouco!

E você, já se considera um Gestor 4.0?

Senão, está na hora de começar a repensar suas prioridades!

 

Se quiser aprender mais sobre o Mercado 4.0 e como se tornar um Gestor de sucesso, confira mais conteúdos do Blog e vamos juntos!

Rumo ao topo!

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!