Acompanho o mercado imobiliário desde 2002 e pouca coisa vejo que mudou quando falamos em lançamentos de produtos.
O que percebo, e no meu trabalho sempre tentei mudar isso, é que quem elabora o produto muitas vezes desconhece o público-alvo, a região do empreendimento e as mudanças no comportamento do consumidor.
Eu vejo produtos sendo comercializados sempre da mesma forma: folder, brochuras, distribuição de balinhas e sorvetes em um plantão de vendas. TV e rádio representavam até pouco tempo cerca de 80% de todo o investimento em mídia. Gastos enormes em stands de vendas e decorados.
Todavia, com as novas tecnologias, passamos a ser mais assertivos e mais objetivos. As empresas precisam investir também nestes novos canais. Isso fortalece a presença de marca, a geração de contatos, a audiência, diminui o caminho entre a decisão e seleção de compra. Investimentos nos canais online correspondem hoje a 56% do processo de decisão de compra de um produto independente da fase em que ele se encontra.
Em vista destas mudanças, deixo uma pergunta: investir muito dinheiro ou investir dinheiro com inteligência e reconhecer que seu comprador mudou?
Até as empresas responderem isso, o mercado ainda vai usar das mesmas estratégias, fazer o mais do mesmo e tendo que usar cada vez mais esforços e recursos para se destacar frente à pesada concorrência no mercado. Nosso setor é dinâmico e precisa se profissionalizar e arriscar em inovação sem esquecer de estudar a cabeça do consumidor.
Diretor de Inteligência Digital da Izimob, foi Gerente Geral de Mídia Online da TV1, responsável pelo atendimento de contas de empresas como Cyrela, Dr. Oetker, Construtora MAC e outras. Recentemente, atuou como Coordenador de Mídia Online na TECNISA, responsável também por projetos de Inovação. No mercado imobiliário tem 9 anos de experiência com passagem também pela PDG e atendimento a imobiliárias.
Possui especialização em Planejamento, Gestão e Marketing Digital pela FECAP/IGROUP. Desenvolve atividades relacionadas a Planejamento Estratégico, Marketing Digital e Negócios dedicados ao ambiente web desde 1996, em empresas no Brasil e na América Latina.
Faça também o seu comentário.