Ultimamente temos lido muitos artigos sobre a queda de popularidade e usuários do Facebook e sobre mudanças em seu algoritmo que podam cada dia mais o alcance que as postagens das páginas têm. E isso tem levado diversos profissionais e empresas a repensarem suas estratégias dentro dessa rede, e sobretudo procurar alternativas onde possam investir e conseguir resultados similares para seus negócios.

O Google+ tem se mostrado boa alternativa ao Facebook e suas mudanças diárias.

E é nesse momento que muitos olhos estão se virando para o Google+. Tanto para profissionais quanto para empresas, a rede social do Google têm mostrado resultados interessantes. Possui uma dinâmica parecida com o Facebook quando falamos de posts, imagens, “curtidas” e comentários, e possui alguns outros bônus que considero importante conhecer que não seria possível existir se ele não fosse do Google. Mas é importante ressaltar que a ideia aqui não é compará-lo com o Facebook, ou mesmo colocá-lo como concorrente. A ideia desse texto é mostrar algumas funcionalidades que fazem do Google+ uma rede única, e maneiras interessantes e práticas para usá-lo e obter o melhor resultado.

Separei algumas funcionalidades que são de extrema importância você conhecer para entender a dinâmica dessa rede, e por consequência, tirar o melhor proveito:

Círculos

Talvez uma das funcionalidades mais interessantes e marcantes do Google+ é a facilidade de se agrupar pessoas em círculos, segmentando bem suas “rodas de amigos”. Isso pode ajudar e MUITO a organização de seus prospects em interesses. Por exemplo: você pode agrupar pessoas que se interessam por determinado tipo de imóvel, como apto na praia, ou casa espaçosa. Pode agrupar prospects que buscam por imóveis comerciais mas que preferem boa localização e outro grupo dos que preferem um determinado bairro.
A sua criatividade e organização é o limite para tirar o melhor proveito dessa ferramenta.

Com os círculos do google+ é possível segmentar sua mensagem

Botão +1

De forma resumida, o botão +1 do Google+ simula o botão curtir do Facebook em seu comportamento, ou seja, quando a pessoa gostar do seu conteúdo ela, certamente, clicará no +1, agregando uma pontuação aos “olhos do Google”, qualificando seu conteúdo. Quanto melhor o seu conteúdo, mais “+1” você ganhará, daí a necessidade de se ter um conteúdo bem aderente, bem relevante para quem vai ler.

Lembra da ferramenta de círculos onde falei do agrupamento de interesses? Envie conteúdo sobre praia e como é bom viver perto da praia apenas para quem se interessa por isso, assim o cliente sentirá que você tem um conteúdo bem aderente aos interesses dele, e você não correrá o risco de falar de praia pra quem detesta o sol e quer viver numa fazenda isolada da cidade grande né?

Impacto nas buscas


Google+ resultado de busca "author"
Uma das grandes estratégias do Google é saber integrar todos os seus produtos para potencializar o resultado do todo.

E uma das maiores vantagens do Google+ é melhorar os resultados nas buscas, destacando o resultado na página e ainda linkando o seu perfil pessoal do Google+.

Quando você publica conteúdos relevantes, e faz a ligação do seu perfil pessoal à sua plataforma de conteúdo (seja um site ou blog), o Google automaticamente evidencia isso no resultado da busca, melhorando, e muito, o resultado em cliques no seu link.

Backup automático de fotos

Para quem usa alguma celular com o sistema operacional Android, o Google+ faz um backup automático das fotos que você tira e joga tudo pra sua conta no Google+, mas deixa em movo privado, ou seja, só você vai ter acesso.  Isso representa uma praticidade muito grande quando você está num apartamento precisando de fotos, você as tira, e quando volta pra imobiliária, suas fotos já estão online para você preparar alguma anúncio, ou enviar para algum prospect.

Essa funcionalidades farão o Google+ se destacar ainda mais daqui pra frente, e certamente outras serão lançadas para integrar ou potencializar os resultados que empresas e profissionais já estão conseguindo com seu uso.

Mas para finalizar, resolvi pontuar 3 dicas bem práticas para você usar o Google+ para melhorar o seu relacionamento com os clientes, ser encontrado por prospects e obter os melhores resultados com a rede social do todo-poderoso Google. São basicamente regrinhas básicas, e se você seguí-las, certamente terá um resultado muito bom já nos primeiros dias de trabalho. Vamos lá?

1. Aumente sua visibilidade:
Se você possui algum blog ou site, integre-os ao seu perfil do Google+ espalhando botões +1 em todos os conteúdos que criar, assim é mais fácil que sua audiência faça o trabalho de compartilhamento e viralização do seu conteúdo.

2. Construa redes segmentadas e segmente também sua mensagem:
Utilize a ferramenta de círculos para segmentar seus prospects e clientes. Divida-os por interesse e construa conteúdos específicos para cada grupo. Assim, você cria muito mais sinergia entre o seu trabalho e o interesse do seu cliente, tornando mais fácil o +1. É aquela coisa: exiba opções de apartamento perto da praia só pra quem realmente anseia por isso.

3. Participe respondendo e interagindo em seus posts:
Uma rede de contatos se faz com diálogo e participação. Não se prenda muito a produzir o conteúdo certo para o seu público se não estiver lá para respondê-los e interagir com suas postagens. Esteja disponível, ou deixe claro em que momento você estará, só não deixe seus potenciais clientes falando sozinhos.

Essas são dicas e a minha visão prática em torno dessa rede social. Com o uso constante você poderá identificar outras funcionalidades interessantes para explorar, e obter assim bons resultados com seus clientes e prospects. Se você gerencia uma imobiliária, ou outra empresa do mercado imobiliário, certamente precisará de conteúdos mais voltados para o negócio e em como explorar melhor a presença da sua empresa no Google+.

Se tiver qualquer dúvida entre em contato ou comente abaixo, ok?

Até a próxima!

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


4 × dois =

Related Posts