Alguma vez você já se perguntou quais são os requisitos para ser um gestor de sucesso? Esta é uma pergunta que sempre permeia os meus pensamentos. No post de hoje não pretendo estabelecer uma resposta definitiva para este questionamento, mas propor uma reflexão que nos ajudará a traçar um caminho para uma gestão bem sucedida e estratégica.

Gestores, líderes, empreendedores. Ainda não temos uma nomenclatura unânime para estes profissionais que tem a missão de inspirar as pessoas a atingir um objetivo comum. Contudo, é importante compreender que ser um gestor ou líder não diz respeito a uma profissão específica, mas a uma função ou, ainda, a um estado de espírito. Entender essa diferença é fundamental para alcançar o êxito em suas ações.

Sendo assim, acredito, essencialmente, que um gestor de sucesso deve primeiro amar aquilo que faz. Este profissional vai se destacar pela paixão depositada na execução das suas tarefas. Esta é a principal e primeira característica que um gestor deve ter. E você, o que acha?

Ser apaixonado pelo que se faz significa estar envolvido e comprometido no processo, fazer análises criteriosas, ter uma visão holística e orgânica. É entender que as tarefas devem ser compartilhadas e executadas em equipe. Por isso, a paixão do gestor deve não só primar pelos resultados, mas motivar o comprometimento.

O líder deve ser um exemplo. Suas atitudes e postura se tornam uma referência para seus liderados. Diante disso, é necessário ter planejamento e saber a hora certa de executá-lo.

Esse profissional tem a consciência de que apenas as palavras não são suficientes para motivar as pessoas e sabe que para a execução do seu planejamento é necessário o envolvimento da equipe, por isso, ele está próximo dos seus liderados.

Sendo assim, o gestor de sucesso busca conhecimento, coleta dados sobre o negócio, sobre os colaboradores, estabelece objetivos e prazos. E mais, além de planejar, tem condições de executar o planejamento. Isso é possível porque um líder que almeja o sucesso deve levar em consideração as variáveis do comportamento humano, ou seja, o comprometimento de sua equipe, além das variáveis do mercado.

Com isso, um gestor bem sucedido deve ser transparente e inspirar confiança. Primordialmente, ele precisa saber se comunicar, tendo um discurso objetivo, coeso e motivador. Isso é fundamental para que sua equipe se envolva no processo e se comprometa com os resultados.

Esse gestor também entende que, em alguns casos, será necessário renunciar a determinadas concepções para o bom desenvolvimento de projetos nos quais ele acredita. Essa é uma atitude que envolve muita maturidade e compromisso com o resultado que se pretende alcançar.

Essencialmente, um gestor de sucesso é um eterno aprendiz e reconhece a riqueza do compartilhamento das experiências. Percebe a oportunidade de aprendizado presente nas pessoas mais simples até os grandes executivos. O seu cenário de novos conhecimentos ultrapassa o universo corporativo, pois entende que cada vivência pode potencializar a sua atuação.

Ele exercita uma das maiores técnicas de gestão: ouvir. Porém, ele vai além e não escuta apenas as palavras ditas por sua equipe, ele se aprofunda e busca as ideias, ouve o sentido, a emoção, respeitando o posicionamento dos seus liderados.

De uma forma muito particular, por meio da arte de ouvir, o gestor de sucesso consegue passar serenidade, respeito e seriedade para o seu interlocutor. Desta maneira, a sua equipe se sente valorizada, mesmo que a ideia posta não seja colocada em prática.

Além disso, um líder de sucesso sabe da importância de trabalhar com pessoas competentes, comprometidas e inteligentes. Ele não vê nestas pessoas uma ameaça à sua gestão e sim uma oportunidade de crescimento, pois sabe que é fundamental delegar tarefas e se elas não forem executadas de maneira satisfatória trará consequências para todo o conjunto. Sendo assim, um gestor bem sucedido sabe criar sucessores.

Diante de todos esses requisitos descritos, se fosse resumir em apenas uma característica, diria que um gestor de sucesso deve, prioritariamente, buscar pela felicidade. Esta é uma filosofia na qual acredito e busco praticar. Com isso, tenho alcançado grandes conquistas.

Minha felicidade é baseada em um tripé: Deus – entendido como uma energia suprema que reanima diariamente a minha vida; saúde – busco manter hábitos saudáveis e me considero um privilegiado por poder falar, ouvir, enxergar, pensar e andar; família – a oportunidade de ter pessoas ao meu lado com as quais posso contar incondicionalmente.

O sucesso é algo muito subjetivo e varia de acordo com os objetivos de cada pessoa. Contudo, de nada adianta ser um gestor bem sucedido financeiramente se não há felicidade e prazer naquilo se faz. #ficadica

E você que deseja se tornar um gestor de sucesso, já havia pensando nesses requisitos? O que você tem feito para atingir os seus objetivos? E agora, para quem já é um líder bem sucedido, como foi a sua caminhada? Compartilhe conosco as suas experiências. Quais são os requisitos para ser um gestor de sucesso?

“Não se preocupe com pessoas roubando seu design. Preocupe-se no dia em que elas pararem.”
Jeffrey Zeldman

Já me segue no twitter? >> @rg_machado. Acompanhe todas as novidades e inovações do mercado imobiliário.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

7 comments
  1. Acredito sim: que um Gestor deve estar centralizado e compromissado com o seu crecimento profissional, mas também direcionado dentro do processo de evolução dos critérios que podem ajuda-los no desenvolvimento de projetos para um fortalecimento no âmbito organizacional. Conheccer e estar conectado e muito bem informado, são pontos que podem diferencia-lo e propror ferramentas que possam contribuir na evolução da empresa permitirão oque a empresa permaneça no mercado empresarial.

    1. Concordo com você, Max. Mas entendo que isso são características primárias de um GESTOR, ou desse novo gestor como queira.

      Observo que hoje se dão pouca relevância ao patrimônio (funcionário, colaborador), o que faz muita diferença.

      Investir em processos, conhecimentos e redes, de nada adianta se o INDIVÍDUO por trás disso não estiver totalmente envolvido no processo e nos valores que norteiam a empresa. Entende?

      O que defendo no artigo é que gestores tenham essa visão e atente-se a isso. Pessoas, colaboradores e clientes internos, não me importa a nomenclatura que vão usar e sim de como vai comprometer sua equipe para atingir o resultado da melhor maneira.

      Obrigado pela visita e pela sua contribuiçao.

  2. Obrigado Guilherme por mais este maravilhoso e sempre útil post.
    Permita-me compartilhar não apenas na íntegra mas também umas das partes que mais me tocou por pensar exatamente da mesma maneira:

    “Minha felicidade é baseada em um tripé: Deus – entendido como uma energia suprema que reanima diariamente a minha vida; saúde – busco manter hábitos saudáveis e me considero um privilegiado por poder falar, ouvir, enxergar, pensar e andar; família – a oportunidade de ter pessoas ao meu lado com as quais posso contar incondicionalmente.”

    Um grande abraço e SUCESSO.

    1. Olá Alexandre,

      Muito obrigado por compartilhar conosco sua opinião. Fico muito feliz quando o nosso leitor interage conosco e compartilha suas experiências. Isso nos motiva a realizar um trabalho cada vez melhor.

      E eu realmente acredito neste tripé e baseio minha vida nele. Sei que não há receita pronta para o sucesso, mas se há ingredientes que não podem ficar de fora da nossa vida, tenho a certeza de que alguns deles estão nesse tripé.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco, trocar experiências e assim, provocar novos comportamentos no mercado. Juntos Somos Fortes.

      Abraços e sucesso!!!

    1. Olá Juareis, tudo bem?

      Obrigado por seu envolvimento aqui no blog. Espero que as nossas dicas possam lhe ajudar neste novo projeto.

      Lembre-se de compartilhar conosco um pouco de como tem sido a sua experiência como empreendedor do mercado imobiliário. Esta troca de vivências é muito importante e pode contribuir para o desenvolvimento permanente do nosso setor.

      Abraços e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


nove × = 18

Related Posts