Venho falando com frequência sobre a importância das mídias sociais no mercado imobiliário. Se usadas de forma estratégica, as mídias sociais são potenciais vetores de crescimento do segmento.

Vejo que o aumento das discussões sobre o tema tem gerado resultados. Prova disso é o nosso grupo criado no Facebook, o Inteligência Imobiliária, espaço para debate sobre o mercado de imóveis e novos relacionamentos, que a cada dia recebe mais membros.

Vale destacar que já são quase 3 mil participantes totalmente envolvidos com o setor imobiliário, sendo corretores de imóveis e gestores. Porém, é importante frisar que essa experiência ainda é muito recente e os profissionais ainda estão se adaptando a esta nova realidade.

Por isso, ainda é bastante comum vermos muitos erros sendo cometidos, na intenção de se fazer presente nas mídias sociais. É necessário conhecer bem este ambiente para que os resultados alcançados não sejam o oposto dos desejados.

Separei sete erros mais frequentes que são cometidos nas mídias sociais. Tais erros, verdadeiros pecados mortais, devem ser combatidos por quem quer ter sucesso neste ambiente digital. Vamos a eles?

corretor de imoveis: 7 erros mortais cometidos nas redes sociais.

1. Fantasma virtual

Sair criando perfis em todas as redes sociais e não atualizar frequentemente. Está aí um erro bastante cometido e já passou da hora de ser eliminado pelos usuários. Vemos perfis que parecem mais cidades fantasmas, abandonados e sem nenhuma interação.

Isso deixa o perfil sem atrativo e causa irritação nos seguidores.

2. Preocupar-se mais com a quantidade do que com a qualidade

Lembre-se que sua vida virtual está ligada às suas práticas no mundo real. Não esteja preocupado em ver sua quantidade de amigos aumentar exponencialmente. Você pode estar expondo fatos e acontecimentos da sua vida para quem você não conhece.

3. Cuidado com a sua imagem

As fotos que você compartilha dizem muito sobre a sua personalidade e identidade, por isso atente-se a elas. Evite fotos inadequadas ou que comprometam os seus projetos de vida e profissionais. Na sua rede, além de amigos, você pode ter clientes e potenciais clientes e parceiros de negócios. Saiba, exatamente, como você que ser visto.

4. Atente-se ao que você escreve

Não é porque as mídias sociais, muitas vezes, são encaradas como espaços mais informais que você irá escrever qualquer coisa. Preocupe-se em utilizar o português correto e evite o uso de gírias e palavras depreciativas ou preconceituosas.

5. Querer algo em troca

Esteja nas mídias sociais para construir relacionamentos. É muito perceptível quando uma pessoa força uma interação apenas interessada em obter determinados benefícios.

Isso acaba comprometendo a sua imagem e você corre o risco de ser rotulado como um aproveitador nas mídias sociais, aumentando os índices de rejeição.

6. Ficar oculto

As pessoas não gostam de se relacionar com quem elas não veem, portanto, não deixe de colocar sua foto para identificar o seu perfil. Evite colocar imagens que não tenham uma associação com você, pois as chances de não ser reconhecido são muito grandes.

7. Forçar uma amizade

Não existem amigos virtuais que não sejam reais. Se você passa por uma pessoa na rua e não dá sequer um bom dia, não se estabelece nenhum tipo de relação, não peça para adicionar esta pessoa aos seus amigos. Essa situação, além de constrangedora para quem recebe a solicitação, pode transmitir falsidade e causar objeção.

Lembre-se, sua vida off line está intimamente ligada com a sua presença digital. A linha que as separa é muito tênue e, as pessoas que o seguem não fazem distinção entre seus comportamentos nestes diferentes ambientes. A sua imagem é construída também a partir da percepção que se tem das suas atitudes nas mídias sociais.

Então, é preciso questionar-se: como eu quero ser visto e percebido pelas pessoas? Qual deve ser meu comportamento para que eu atinja meus objetivos?

Relacionamento, interação, presença efetiva e atualização são palavras-chave para quem quer se destacar nas mídias sociais.

E você, como tem se comportado nas mídias sociais? Esses erros descritos aqui fazem ou já fizeram parte da sua rotina? Quais outros erros você considera mortais?

Compartilhe conosco suas experiências e vamos provocar novas reflexões e posturas nas mídias sociais.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

15 comments
  1. Concordo com todos os pontos sitados; só não vinculo meus amigos com os negócios o tempo todo, e acho que seria um exagero dizer que isso tem que acontecer. É importante ter bons relacionamentos, com eles faço exelentes captações.Não adiciono quem não conheço e me preocupo sempre em ser o que realmente sou.

    1. Olá Érika, tudo bem? Obrigado pelo envolvimento em nosso blog. Seu comentário enriquece ainda mais nossa visão.

      Acreditamos que nossa vida on está diretamente ligada a nossa vida off. E é nesse “cruzamento” que muitos se perdem. Como fala o autor Conrado Adolpho, “a internet interligava computadores e hoje, cada vez mais, está interligando pessoas”. Por isso entendemos que amigos, negócios, internet, … será que nos dias de hoje conseguimos segmentar nossas relações?

      Como fala o publicitário e mercadólogo, André Damasceno: “Relacionamentos são negócios disfarçados.””

      Uma boa reflexão, o que acha?

      Abraços e sucesso.

  2. Caro Guilherme, parabéns pelas informações, dicas e regras quanto ao que tange o assunto perfil social, ficou em minha opinião pratica, funcional e inteligente.
    E tendo em vista que a maioria de meus clientes estão em meu perfil social do facebook, existe alguma consultoria para ensinar, aperfeiçoar e obter sucesso com as redes sociais? como poderia obter maiores informações?

    Abraço

    1. Olá Wallace tudo bem? Obrigado pelo seu feedback.

      Estamos desenvolvendo um novo projeto para o mercado imobiliário exatamente para atender essas necessidades profissionais. Estamos em fase final de análise e inteligência. Nas próximas semanas teremos novidades aqui no blog.

      Abraços e sucesso.

  3. Dicas muito boas. Pelo lado profissional, um comportamento adequado on line, perfil completo com informações objetivas são muito importantes para uma melhor interação com potenciais clientes.4

    1. Olá Sandro, seja bem-vindo ao nosso blog.

      Você destacou uma das palavras mais importantes para um bom engajamento online: o comportamento. É a forma como agimos que irá nos possibilitar um relacionamento bem sucedido ou não com o nosso cliente.

      Obrigado por sua participação, esteja sempre à vontade para interagir conosco.

      Até a próxima.

  4. Bom dia, Guilherme!!! São dicas de ouro!! Estava fazendo uma pesquisa de algo interessante, olhe o que eu encontro, um vídeo MARAVILHOSO: O PODER DA PROSPECÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO, é de Deus. Através daí, encontrei seu blog, apesar que não o conheço, o adicionei no facebook da Imobiliária Real, empresa em que trabalho, como corretora de imóveis, situada no Sudoeste-Brasília/DF, espero que você confirme, gostaria de continuar visitando seu blog e acompanhar seu face,enfim..Grande abraço, sucesso!!

    1. Olá Vanuza,

      Muito obrigado por sua participação e seu importante feedback.

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco, pois o objetivo do nosso blog é possibilitar a troca de experiências e um maior diálogo entre os profissionais do mercado imobiliário.

      Assim temos um espaço onde podemos aprofundar a reflexão sobre os desafios da nossa profissão e também podemos conhecer casos de sucesso que servem como espelho para outros corretores.

      Será um prazer tê-la como parte da minha rede no Facebook. Aproveito a oportunidade para convidá-la para curtir a fan Page do Blog e também para participar do nosso grupo que já reúne quase 3 mil profissionais diretamente ligados ao mercado imobiliário. Seguem os links:

      Página Blog guilhermemachado.com: https://www.facebook.com/guilhermemachado.blog

      Grupo Inteligência Imobiliária: https://www.facebook.com/groups/inteligenciaimobiliaria/

      Sucesso sempre.

  5. Olá!
    Como devo criar uma rede social para divulgar meu trabalho? Quem eu devo adicionar ,possíveis clientes que não conheço , como faço? Obrigada desde já

    1. Olá Pitty,

      Antes de criar um perfil nas mídias sociais é necessário conhecer bem a plataforma a ser utilizada e o perfil do público ao qual pretende atingir, pois só assim poderá elaborar melhor as suas estratégias de ação.

      Criar o perfil é fácil, pois os sites são autoexplicativos. O desafio é manter os canais atualizados e oferecer conteúdos relevantes para os seus clientes. Compartilho com você alguns posts que acredito que irão ajudá-la nesta reflexão.

      http://www.guilhermemachado.com/qr-code-como-utiliza-lo-de-maneira-estrategica-no-mercado-imobiliario/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-de-imoveis-o-detalhe-faz-a-diferenca/

      http://www.guilhermemachado.com/corretor-online-uma-ferramenta-estrategica-para-suas-vendas/

      http://www.guilhermemachado.com/midias-sociais-no-mercado-imobiliario-como-utiliza-las-de-forma-estrategica/

      http://www.guilhermemachado.com/o-uso-do-linkedin-no-mercado-imobiliario-inovacao/

      http://www.guilhermemachado.com/o-uso-do-foursquare-no-mercado-imobiliario-estrategia-pesquisa/

      http://www.guilhermemachado.com/a-importancia-de-saber-se-comunicar-isso-fara-toda-diferenca/

      http://www.guilhermemachado.com/o-uso-do-pinterest-de-maneira-estrategica-no-mercado-imobiliario/

      Espero que você tenha muito sucesso neste novo desafio.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


três − 2 =

Related Posts