Como tornar seu ambiente de trabalho mais sustentável? 5 dicas

eco-friendly

Você já ouviu falar no conceito eco-friendly? Sabe como a incorporação desta ideia pode tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável? Pois esse será o assunto do nosso artigo de hoje. Vamos descobrir o que esse conceito significa e nos provocarmos a ter um novo comportamento mais sustentável.

Na tradução literal do inglês para o português temos o termo amigavelmente ecológico. Contudo, mais do que um conceito, o eco-friendly nos inspira a termos uma mudança de comportamento e a assumirmos atitudes mais sustentáveis e conscientes.

A ideia, muitas vezes, é facilmente assimilada, mas o nosso maior desafio é ser eco-friendly na prática. Atualmente, muito tem se falado em sustentabilidade, porém nos acomodamos ao pensar que esta é uma responsabilidade exclusiva do governo ou das empresas mais poluidoras.

Agindo assim, estamos cometendo um grave engano. Quando é a preservação do nosso planeta que está em discussão, cada um de nós tem uma contribuição fundamental nesse processo.

Você está disposto a assumir o desafio de repensar a sua postura e seus valores e em como o seu modo de vida impacta na saúde ambiental e econômica do nosso planeta? Está disposto a se tornar uma pessoa mais eco-friendly? Se a sua resposta for sim, o que eu sinceramente espero que aconteça, vamos conhecer cinco dicas de como tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável.

Poderia ter escolhido vários temas para este artigo de hoje, por exemplo: “como deixar a sua escola mais sustentável”, “como tornar o seu bairro mais sustentável”, “como tornar sua casa mais sustentável”. Porém, escolhi o ambiente de trabalho que é o local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia, e são as pequenas mudanças de atitude nesse espaço que vão transformar o seu comportamento em qualquer local que você esteja. Vamos às dicas:

1. Utilize mais o meio eletrônico ao invés do papel

O uso de mais e-mails ou o arquivamento de documentos em rede, onde todos os colaboradores possam ter acesso ou até mesmo o acesso restrito a determinadas pastas, diminui a necessidade da impressão e produz o resultado que você teria com o papel, porém você adota uma postura mais sustentável. Imprima apenas o essencial e, se possível, utilize a frente e o verso do papel.

2. Não deixe as máquinas no modo stand by.

Passe a desligar o computador ao sair da sala por um período longo. Mesmo que o consumo de energia seja mínimo no modo stand by, ainda há gasto. Pensando de maneira isolada até pode parecer pouco, mas imagine uma empresa com 100 funcionários que não desligam o computador na hora em que saem para o almoço. A soma de todas essas atitudes resulta em um consumo grande de energia. #ficadica

3. Use lixeiras coletivas e separe o lixo.

Atualmente, os ambientes de trabalho estão cada vez mais integrados e não há a necessidade de uma lixeira única para cada colaborador. O ideal seria ter poucas lixeiras para o uso coletivo e que estas fossem preparadas para o descarte correto dos materiais com espaço adequado para separação do lixo reciclável do não reciclável.

4. Elimine, definitivamente, o uso de descartáveis.

Você já reparou a sua lixeira ao final do dia? Quantos copos descartáveis há nela? E juntando todos os funcionários da sua empresa, qual é a quantidade de resíduo plástico gerado? Hoje nós já temos várias alternativas para reduzir o uso de descartáveis, como a utilização de copos de vidros, canecas e até as famosas garrafinhas. Por isso, tenha um desses materiais e elimine o uso de descartáveis.

5. Vá de carona.

Caso você tenha a possibilidade de ir sozinho de carro todos os dias para o trabalho, tente mudar essa atitude. Verifique se há colegas que fazem o percurso parecido com o seu e combine uma carona. Faça um revezamento de carros e a cada semana um amigo diferente pode ser o motorista da rodada.

Agindo assim, além de reduzir o seu custo, você irá contribuir muito para a redução da emissão dos gases poluentes e também com a mobilidade urbana da sua cidade.

Essas são algumas dicas que podem parecer simples, mas que se colocadas em prática geram grandes resultados para a sustentabilidade do nosso planeta. Não tenha um pensamento egoísta agindo como se você não tivesse uma corresponsabilidade com a preservação do ambiente onde estamos inseridos.

Pense em que tipo de planeta você deseja para o futuro, porém atente-se ao fato de que o seu comportamento no presente trará um grande impacto para as futuras gerações.

Lembre-se ainda que cada ser um humano tem um poder de influência e pode se tornar referência no ambiente onde atua dependendo das atitudes tomadas no dia a dia. Se a sua empresa ainda não se atentou para a importância de atitudes eco-friendly, comece a partir de você mesmo, inspire os seus colegas de trabalho. Faça a diferença!

Provavelmente você já leu sobre algumas dessas dicas, mas o que você tem colocado em prática para tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável? Você já pensou em como pequenas atitudes podem gerar grandes resultados para a preservação do nosso planeta? Você está disposto a ser uma pessoa mais eco-friendly? Compartilhe conosco suas experiências.

Já me segue no twitter? >> @rg_machado. Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!