Quer se tornar um campeão de vendas no mercado imobiliário? Ouça essa música e inspire-se!

É impossível ouvir esta música e não se arrepiar ao recordar Ayrton Senna, piloto brasileiro, referência mundial e grande ídolo do automobilismo. Esse grande atleta que iluminava as manhãs de domingos com seus feitos admiráveis. Mas você pode estar se perguntando: o que o Ayrton Senna tem a ver com este post? Vamos descobrir juntos?

Ayrton Senna foi um exemplo de dedicação, paixão, determinação, busca incessante pela vitória e não há como falar em campeões sem nos lembramos desse que foi um grande vencedor e que continua sendo fonte de inspiração para muitas pessoas que almejam o sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional.

E é a partir desse exemplo de superação que eu o convido a refletir sobre algumas dicas que, se colocadas em prática, o ajudarão a se tornar um vendedor campeão no mercado imobiliário. Você está preparado para esse desafio?

Já abordamos aqui no blog sobre a evolução do profissional da intermediação imobiliária que por meio de uma mudança comportamental se transformou em um gestor de negócios que conta com uma visão 360°. E hoje o convido a aprofundar e a refinar um pouco o olhar sobre esse novo profissional que deseja se tornar um campeão em suas práticas diárias.

Para ser um vencedor no mercado imobiliário, o corretor de imóveis deve, primeiramente, ser apaixonado pelo trabalho que realiza. É importante perceber que essa profissão é capaz de mexer com a emoção das pessoas que estão dentro do ciclo de relacionamento do corretor.

Os clientes confiam um projeto de vida ao profissional da intermediação. Neste processo, estão nas mãos do corretor a alegria e a satisfação de famílias, empreendedores, jovens iniciando uma nova vida, ou seja, uma infinidade de perfis.

É a paixão que motivará o corretor a ir em busca desses perfis, que elevará a dedicação e o comprometimento em um processo de negociação com o cliente, que o fará persistir diante dos “nãos” que, inevitavelmente, aparecerão ao longo do dia de trabalho.

E essa paixão deve impulsionar a melhoria contínua do profissional. Costumo dizer que quem tem conhecimento argumenta, quem argumenta encanta e quem encanta vende. E essa venda a que me refiro não é estritamente comercial, mas aquela em que o profissional campeão é capaz de transmitir a informação com clareza, transpondo as características físicas de um empreendimento e agregando valores ao imóvel. Em suma, essa arte de encantar para venda é a capacidade de fazer novos relacionamentos.

Quem quer se tornar um vendedor campeão deve ter conhecimento e estar sempre se aperfeiçoando e se qualificando. É preciso estudar o mercado e suas tendências, não restringindo esse estudo. É importante entender de arquitetura, decoração, entre outras áreas, pois o corretor precisa transformar um desejo de compra em uma mostragem de imóvel para potencializar as chances de se fechar o negócio.

É fundamental lembrar que o conhecimento é perecível, ele precisa ser atualizado, pois os cenários mudam constantemente.

Além disso, o corretor para ser um campeão no mercado imobiliário tem que ter convicção, ou seja, ele precisa acreditar no seu potencial, no poder de argumentação e sair de casa com a certeza de que vai vender. E essa convicção só aparece quando o corretor está motivado, envolvido, comprometido e preparado.

A hipótese da venda não acontecer não passa pela cabeça do vendedor campeão, pois ele é apaixonado pelo trabalho que realiza e busca o aperfeiçoamento necessário para interpretar os diferentes perfis e assim buscar no mercado o imóvel que atenda às necessidades dos clientes, transformando a venda em um processo satisfatório.

Contudo, não podemos nos esquecer que os desafios estarão presentes nesse caminho e que é necessário ter a consciência que as dificuldades aparecerão, mas não devem impedir o corretor de alcançar os seus objetivos. É preciso ir além e transpor essas barreiras.

O que é obstáculo para um corretor comum, para o corretor campeão é um degrau para alcançar o sucesso. Esse profissional diferenciado tem a consciência de que desafios são oportunidades de crescimento, de evolução, de reavaliação de postura, de aprendizado e, acima disso, de uma tomada de atitude.

Enxergo o mercado em dois grupos: os 95% que dizem o que precisa ser feito e os 5% que fazem. E os campeões estão entre os 5% que fazem, entre os que agem mesmo diante das dificuldades.

E chegando a nossa quarta dica, para além de ser apaixonado, buscar o aperfeiçoamento contínuo e acreditar no seu potencial, para se tornar um vendedor campeão é imprescindível ter planejamento.

Ao começar a semana, o corretor precisa estabelecer metas: quantos clientes serão atendidos neste período? Quantas prospecções serão feitas? Quantos imóveis irá conhecer? O que é necessário fazer para atingir as metas traçadas?

O corretor campeão é um estrategista, tem foco e objetivos bem definidos. Sabe onde, quando e como irá atingir os seus objetivos. Esse vencedor tem o foco no presente e no futuro e sabe que os resultados obtidos no mês anterior ficaram no passado e que é preciso ser diferente no hoje para ser lembrado no amanhã.

E o planejamento envolve ainda a mensuração dos resultados. O corretor campeão trata as informações referentes à sua venda. Ele não se contenta apenas com a informação de que vendeu, por exemplo, 30 imóveis em um mês, mas qual foi a energia despendida para chegar a esse número, quantos clientes foram atendidos e quantos foram convertidos em compra e planeja estratégias para melhorar esse desempenho.

Além disso, um vendedor campeão do mercado imobiliário domina a arte de se relacionar com outras pessoas. Ele é simpático, envolvente, alegre e tem prazer em lidar com pessoas.

Sendo assim, o corretor vencedor entende a diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Ser eficiente é fazer certo as coisas que devem ser feitas. E ser eficaz é fazer as coisas certas.

Já que começamos com Ayrton Senna, termino este post com uma reflexão desse grande campeão. “Não importa o que você seja, quem você seja, ou o que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia”. Pense nisso.

E você, conseguiu identificar algumas das características do vendedor campeão em sua personalidade? Deixe seu comentário, ele é muito importante.

Já me segue no twitter? >> @rg_machado. Acompanhe todas as novidades sobre o mercado imobiliário, empreendedorismo e inovação.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

10 comments
  1. Em boa hora seu texto, Guilherme. Num momento de estabilidade que pode ser confundida com estagnação, o exemplo de Senna, sua história de vida,
    servem como motivação aos profissionais de vendas, em qualquer setor. Obrigado e parabéns

    1. Olá Acacio. Seja bem-vindo ao blog e as discussões. Será um prazer receber o seu feedback.

      Fico feliz que tenha gostado do texto. Aproveito e lhe faço um convite para relexão: São nos momentos “difíceis” que os “grandes” mostram suas habilidades de superação.

      Vamos fazer desse momento os nossos momentos? Transformar, inovar e superar. Essa é a hora.

  2. Boa tarde.

    Gostei muito do texto. Bem reflexivo.

    Estava um pouco desanimado com as vendas deste período. E, justamente, estava criando metas e expectativas e esse texto serviu-me como um impulso e uma fonte de aprendizado. Realmente a sensação foi de muita força inspiradora. Meu exemplo pode até ser fútil, mas é como se eu fosse entrar em uma batalha e eu, não importando a quantidade de adversários, lutarei e nunca desistirei.

    Agradeço pelo post.

    Sucesso e parabéns!

    1. Olá Walber, seja bem-vindo ao mundo dos “imortais”. Sim, isso mesmo, o mundo onde a persistência jamais tira folga. Não importando a quantidade nem o tamanho das dificuldades. Temos apenas uma certeza: Vamos conseguir chegar onde queremos.
      Essa é a ideia. Uns chamam de “loucura”, eu chamo de superação.
      Obrigado pelo comentário. Esse é o nosso espaço. Interagir, fomentar e inovar.

  3. Guilherme,
    Minha esposa, Regina Veras, chamou-me a atenção para seus artigos.
    Comecei, hoje, a ler e fiquei impressionado pela sua capacidade de compreensão do mercado imobiliário.
    Li apenas alguns trabalhos. Vou programar para que seja minha leitura diária.
    Sou Consultor Imobiliário já há anos. O momento me parece delicado e novas técnicas de vendas, assim como, aperfeiçoamentos são fundamentais para o sprofissionais do ramo.
    Parabéms
    Toor Murakami
    Creci 34070
    Tel: (21) 8201.3636

    1. Olá Toor, muito obrigado pelas suas palavras. Poder trocar informações, experiências e estratégias sempre foi o grande objetivo desse espaço. Ter esse feedback é a prova que estamos no caminho certo.
      Realmente o momento é delicado e ao mesmo tempo desafiador. E isso que é estimulante. Inovar, empreender e aprender. Antecipar-se aos fatos. Pensar “fora da caixa”. Deixar de ser leitor de “manchete” de notícias e obter a percepção que vem por fora. É ter uma nova visão sobre a gestão dos negócios e contribuir com uma maior qualificação dos profissionais do segmento. Enfim, ter a capacidade de raciocinar, de resolver problemas, de planejar e de compreender ideias.
      E acredito: Juntos Somos Fortes!
      Sinta-se sempre à vontade de compartilhar suas análises.
      Esse é o nosso espaço.

  4. “quem tem conhecimento argumenta, quem argumenta encanta e quem encanta vende” – FATO.

    Muito bom este espaço.

    Parabéns !!!!

    1. Olá Eliane, obrigado pelo feedback. Esse espaço é nosso. E seu crescimento depende de atitudes como a sua. Interagir, comentar, fomentar e provocar. Sinta-se sempre à vontade.
      Obrigado pela visita. E lembre-se: Juntos somos fortes e fazemos uma mercado mais forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


3 + um =

Related Posts