Como gerir uma empresa a distância?

Guilherme-machado-empresa-autogerenciavel

Não é novidade que muitos gestores, em algum momento da sua vida pelo menos, tem aquele sentimento de “se você quer algo bem feito faça você mesmo”. 

De fato, este é um sentimento muito comum para quem é responsável por gerir empresas e negócios nos mais diversos ramos. 

No Setor Imobiliário não é diferente. 

A pressão por fechar vendas é sempre tão grande que o gestor, em geral, não consegue se ausentar da rotina da empresa, tendo que interferir em todas as áreas para que cada uma funcione dentro do esperado. 

O que acontece é que, normalmente, o trabalho de gestão, nestes casos, não é eficiente, embora o gestor esteja sempre ocupado e estressado tentando resolver os problemas que aparecem. 

No Ramo Imobiliário vejo muito esta situação acontecendo e muitos gestores perdendo o sono porque não conseguem resolver o problema que é terem sempre que estar a frente de tudo. 

Afinal, quem vive para trabalhar espera ter seus esforços recompensados

Mas eu tenho uma coisa para te contar! 

No Mercado 4.0 não é assim que funciona!

Delegar responsabilidades e conferir autonomia para o seu time é como funciona uma empresa 4.0. 

E funciona!

Funciona para o time, funciona para a empresa, funciona para o GESTOR!

Por isso, eu te aconselho a começar 2020 de uma forma completamente diferente do que você jamais imaginou!

O primeiro passo para que você alcance a liberdade que merece e possa desfrutar de férias, folgas e feriados como qualquer outra pessoa. 

Como tornar sua empresa autogerenciável?

Uma empresa autogerenciável é o sonho de todo gestor. 

Não que seu papel vá desaparecer de uma empresa com esta característica, mas muito pelo contrário: é onde seu papel poderia ser desempenhado da melhor maneira possível!

Isto porque o trabalho do gestor muitas vezes se dissolve entre inúmeros afazeres cotidianos que sua equipe não consegue resolver sem sua interferência. 

Isto ocorre em empresas que ainda não tem processos eficazes estabelecidos, que ainda não conseguem utilizar as tecnologias disponíveis a favor da organização e crescimento dos negócios… 

Enfim, é uma características de empresas do Mercado 1.0. 

Empresas que passam pela Metodologia Quebre as Regras e se adequam ao Mercado 4.0 passam a ter o trabalho de seus gestores muito mais valorizado, pois ele, como todos os outros membros da empresa, vai trabalhar segundo sua função. 

Por mais que seja uma característica, comumente, inerente à quem tem espírito de liderança, a incapacidade de delegar tarefas acaba por gerar um acúmulo das mesmas, além de impedir o crescimento sadio dos negócios. 

Quando cada colaborador saber seu papel na empresa e o desempenha com a confiança do gestor, as coisas tendem a sair do lugar… 

Gestor, quer sair de férias mas não pode deixar a empresa?

No modelo de gestão da Metodologia Quebre as Regras o gestor não fica preso a processos falhos, a sua onipresença não é requerida!

Quando seu time tem autonomia, está engajado com os objetivos da empresa e há relação de confiança e troca com o gestor, a ideia de passar três ou quatro dias longe do escritório não chega a tirar o sono!

As férias, algo que para uns é tão costumeiro e comum, podem se tornar uma realidade para aquele gestor que já nem sabe qual foi a última vez que curtiu um mês inteiro com a família longe do trabalho

Gestão 4.0: como se ausentar da empresa com tranquilidade

Você quer entender como é possível que sua empresa siga e ordem enquanto você tira férias e curte uns dias para descansar do trabalho?

Vou compartilhar com você algumas das dicas que considero mais relevantes para quem precisa cortar o cordão umbilical com a empresa!

  • Confiança entre time e gestor

Você sairia de casa e deixaria seus filhos pequenos com alguém em quem não confia? 

A confiança entre gestor e equipe é fundamental para que ele possa delegar o que precisa ser delegado, deixando de lado tarefas que o impedem de se ausentar da empresa. 

Um time responsável, que compartilhe dos valores e vista a camisa da empresa, é o que o gestor precisa para poder delegar e confiar. 

  • Equipe Capacitada

Contar com uma equipe que dê conta de entregar os resultados que você precisa é fundamental!

Quando todos conhecem e trabalham segundo uma metodologia eficaz, com processos claros e funções bem estabelecidas, a empresa funciona naturalmente.

Mas naturalmente conforme os seu planejamento! 

E, como o combinado não sai caro, quando cada um cumpre seu papel com responsabilidade o planejamento confere mais liberdade para o gestor!

  • Inovação e Tecnologia

Aqui está uma das principais dicas que tenho para você, gestor que precisa de liberdade para tirar férias: não tenha medo da tecnologia! 

A inovação é sua aliada!

Empresas que não se adequam ao ritmo das inovações não tem espaço no Mercado 4.0!

Introduzir o uso de ferramentas de automação de processos, captura de dados e análise de métricas é fundamental para que o trabalho.

 Além disto, contar com ferramentas como as plataformas de trabalho digitais é uma ótima maneira de manter o contato com o time e participação no dia a dia da empresa à distância.

O velho e polêmico grupo de Whatsapp, quando usado com a etiqueta que o ambiente profissional demanda, é uma ótima ferramenta para auxiliar na gestão não presencial dos negócios. 

Ferramentas como:

  • Trello
  • Asana
  • Google Hangouts

Dentre diversas outras, são grandes aliadas para que acompanhamento da produção, compartilhamento de atividades, colaboração em projetos…

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!