4 dicas para comprar um imóvel em regime de condomínio

4-dicas-para-comprar-um-imóvel-em-regime-de-condomínio

Você já ouviu falar sobre imóvel em regime de condomínio? Essa pode ser uma boa oportunidade de negócio e vamos te explicar, agora, mais sobre o tema.

O primeiro trimestre de 2019 confirmou as boas perspectivas levantadas para o mercado imobiliário no ano anterior. A retomada do crédito com recursos da poupança, o aumento do número de lançamentos, a volta da confiança do consumidor e os juros mais atrativos são alguns dos fatores que contribuem para este cenário otimista para o segmento.

Diante disso, muitas pessoas que adiaram a compra do imóvel têm, neste momento, a oportunidade de concretizarem seus projetos e, assim, adquirirem o tão sonhada propriedade. E se tem um setor que se destaca é o de imóvel em regime de condomínio. Grande parte de casas e apartamentos oferecidos ao mercado hoje em dia encontra neste regime.

Se você pretende comprar um imóvel em condomínio este ano, precisa conhecer algumas dicas básicas. Separei quatro para você.

Fique atento às necessidades da sua família

É comum os condomínios oferecerem uma série de benefícios que enchem os olhos de qualquer comprador. Mas, quanto mais diferenciais inclusos, maior pode ficar o valor do imóvel.

Não se deixe guiar apenas pelas emoções ou pelo “mundo perfeito” da publicidade do local. Sendo assim, avalie criteriosamente o que de fato é importante e necessário.

Conheça as regras

Conheça as regras delimitadas pela convenção do condomínio. Algumas questões que você precisa estar atento são: É permitido animais de estimação? Quais as obrigações e os direitos dos condôminos? Quais as normas para as áreas comuns de convivência? E as normas para os visitantes? Quais as despesas que são rateadas entre os moradores? Há multa? E qual valor da mesma em caso de atraso no pagamento das cotas?

Todos estes detalhes precisam estar alinhados com a sua expectativa.

Faça vistoria completa

Muitas vezes, a maior preocupação do morador se concentra no apartamento, mas é importante um olhar criterioso para todo o edifício.

Verifique com atenção a vaga de garagem, e se há regras definidas em caso de necessidade de vaga extra, a conservação das áreas comuns, a condição de funcionamento e manutenção de elevadores, se há alguma necessidade de reforma aparente que poderá resultar em custo extra no futuro, entre outros itens que poderão influenciar o seu bem estar e, conseqüentemente, sua decisão.

Atenção às contas

Verifique com atenção o valor da taxa condominial e verifique se ela se encaixa em seu orçamento. Observe, também, como estão as finanças do condomínio, pois qualquer problema pode significar custo extra para você no futuro.

Veja se há algum processo judicial ou trabalhista em andamento, se é feita uma prestação de contas de forma transparente, se há pendências em seu apartamento como contas de IPTU ou até mesmo do condomínio, se há restrição na prefeitura.

Tudo isso é importante para que você reduza os riscos de assumir uma conta que pode ser prejudicial ao seu orçamento.

Todas estas dicas são fundamentais para que você possa fazer um negócio mais seguro e satisfatório na aquisição de imóvel em regime de condomínio.

Acompanhe mais notícias assinando a nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente!

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!