Vídeos para aumentar as vendas de imóveis no Mercado 4.0: por que fazer?

untitled

Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer vídeos hoje é uma prática que se tornou tão comum que a linguagem audiovisual não para de se desdobrar em diversos formatos… 

Por muito tempo, a importância do vídeo para as marcas era completamente diferente e tinha um sentido também muito diferente do que tem hoje. 

Quer um exemplo bem prático para irmos direto ao ponto? Que horas você olha o celular pela primeira vez quando acorda?

Ou então: quantas vezes sai de casa despreocupado sem o celular?

Você pode não perceber, mas o audiovisual está presente a todo momento no seu dia a dia e, só por aí, já dá pra começar a entender a importância do vídeo na vida das pessoas hoje, né?

Mas, antes de sair ligando o REC e gravando um monte de informação sem planejamento e análise, vamos entender… 

Do 1.0 para o 4.0: por que fazer vídeos para aumentar as vendas de imóveis?

Porque, segundo a Forbes, 500 milhões de pessoas assistem vídeo na internet todos os dias!

Porque você quer vender no Mercado 4.0!

Porque mais da metade dos vídeos na internet são assistidos por celular, o que me diz que as pessoas estão consumindo muito conteúdo audiovisual!

Porque mais de 87% dos profissionais de marketing utilizam o Youtube em suas estratégias!

Porque a conversão em sites com vídeos é 4,8 vezes maior que a conversão em sites sem vídeos, que é de 2,9 (StreamWorld)?

Sim, por estes e muitos outros motivos o vídeo pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a aumentar as vendas de imóveis!

Implementar uma estratégia de vídeo é parte do processo de realmente se conectar com o Mercado 4.0 e trabalhar para aumentar o alcance da sua marca e da sua essência. 

E digo mais: implementar uma estratégia de vídeo isolada de um planejamento completo e coerente é algo que eu, particularmente, não indico. 

Afinal, o conteúdo que vai ser veiculado deve ser compatível com os objetivos de sua empresa. 

Vamos ressaltar aqui alguns pontos sobre os quais sempre falo e que são muito importantes para que uma estratégia de vídeo para vender imóveis seja bem sucedida. 

  • Nicho 
  • Vender sem vender
  • Mercado 4.0
  • Processos Internos

O uso de vídeos é fundamental para o crescimento das marcas no Mercado 4.0. Seja por possibilitar diversos formatos de contato direto com seu público, seja por permitir produção de conteúdo mais dinâmico que o texto escrito, ou seja por ser o queridinho dos robozinhos do Google!

É isto mesmo!

As Imobiliárias Digitais estão cada vez mais populares, por exemplo, porque o Mercado 4.0 é digital!

Diferente do Mercado 1.0 em que o vídeo era um produto caro, veiculado para um ibope genérico, os videos no Mercado 4.0 tem um custo muito menor de produção e podem ser muito mais direcionados!

Com o crescimento deste mercado de nicho, o vídeo se popularizou de forma tamanha que os algoritmos, que também se tornavam cada vez mais complexos, 

E, dentre outros motivos, o vídeo se faz importante para qualquer negócio atualmente porque são muito melhor ranqueados pelos algoritmos que símbolos – como letras e números – e até mesmo imagens. 

Segundo a WorldStream, o uso de vídeos aumenta em até 157 vezes o tráfego dos mecanismos de pesquisa. 

Ou seja: no Mercado 4.0 sua marca conta com alguns fatores básicos para crescer e, dentre eles um dos principais é o tal algoritmo. 

Além de tornar seu conteúdo muito mais rastreável, o vídeo ajuda:

  • na construção da autoridade da sua marca
  • no alcance da sua marca: vídeos o aumentam em até 54% (OptinMonster, 2018)
  • na formação da sua audiência 
  • no engajamento com seu nicho
  • na educação dos seus clientes
  • na propagação da sua mensagem

Ainda precisa se convencer de que o uso dos vídeos é uma prática que você deve adotar?

Eu poderia continuar aqui listando dezenas de razões pelas quais o uso de vídeos deve ser adotado pela sua empresa…

Citando mais um para que você se convença de que no Mercado 4.0 o vídeo tem mais impacto que o texto, de acordo com dados da WordStream, em 2018, vídeos em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e textos. 

Mas não se preocupe!

Você não precisa fazer super produções como as dos comerciais que vê na TV. 

Na verdade, uma das maiores vantagens do Mercado 4.0 em relação ao Mercado 1.0 é o custo-benefício da publicidade. 

Se no Mercado 1.0 fazer vídeos é coisa de Hollywood, que envolve produções caras, equipamentos complexos e inúmeros profissionais, o vídeo para internet é muito mais simples. 

De certo que há diversos níveis de complexidade, e tudo depende do que você pretende com o vídeo. 

Porém, para que você comece a explorar as muitas possibilidades que incluir uma estratégia de vídeo proporciona, adotar algumas dicas simples é suficiente!

Vamos lá:

isso não quer dizer que seu vídeo possa ser mal feito. Significa que o importante, à princípio, é o conteúdo. 

Uma vez que você tem informações relevantes para transmitir, as técnicas de filmagem você pode ir aprimorando aos poucos ou contratar alguém para lhe ajudar.

E como eu quero que você não perca mais tempo com as velhas ideias engessadas do Mercado 1.0, vou te dar algumas dicas básicas para que você possa já começar já a vislumbrar sua entrada no Mercado 4.0. 

Vamos juntos?

Vídeos para Imobiliárias: dicas 4.0 

  • ILUMINAÇÃO 

 

Tudo que o ser humano enxerga é contraste: a própria definição de imagem é o contraste entre luz e sombra. E é exatamente isto que produz todas as imagens que nossos olhos enxergam e o nosso cérebro processa. 

Para que um vídeo seja minimamente interessante, ele deve ser agradável ao nosso olhar. 

Ou seja: ao filmar, preocupe-se com a iluminação do seu vídeo. Evite contra luz – seu filme não é conceitual e artístico, certo? – bem como imagens estouradas. 

Roupas e paredes brancas geralmente são um tiro no pé para amadores, portanto busque sempre um espaço com boa iluminação natural ou providencie alguma luz que ajude a tornar sua imagem mais bonita. 

  • ÁUDIO

 

O nome audiovisual não começa pela palavra áudio à toa. 

Atualmente, a qualidade da produção de vídeo está muito alta se comparada ao Mercado 1.0, o que significa que o espectador está acostumado a vídeos bem feitos. 

Portanto, não vá achando que seu conteúdo será absorvido se ele não for bem ouvido. 

Desligue aparelhos como geladeiras, ar-condicionados e quaisquer outros objetos que emitam som. 

Busque gravar em locais o mais silenciosos possíveis, evitando horários de trânsito. 

Evite também locais muito amplos e vazios, para que não produza eco. 

Se não tiver um gravador, utilize o equipamento da câmera mesmo. Mas o ideal é que, com o tempo, seu material de áudio também seja apropriado. 

  • ENQUADRAMENTO

 

Uma outra dica fundamental é em relação ao enquadramento. 

Embora todo mundo hoje tenha um celular e saiba apertar o botão para produzir imagens e vídeos, poucas pessoas, proporcionalmente, tem noções básicas de enquadramento. 

Isso resulta em uma grande produção de imagens, porém imagens sem qualidade, imagens que não conversam com quem as vê. 

Os enquadramentos existem justamente para que as imagens sejam produzidas da maneira mais adequada para que nosso cérebro as assimile. 

Portanto, uma regra básica para total e qualquer foto o vídeo se trata da Regra dos Terços. 

Ela consiste em dividir a imagem com linhas horizontais e verticais, gerando assim pontos nos quais os objetos principais da imagem devem estar posicionados. 

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!