SÃO PAULO – Se você ainda não ganhou na Mega-Sena ou recebeu uma herança milionária de algum parente distante, uma fortuna na conta ainda é algo duro de ser conquistado.

Mesmo que possa parecer difícil, muitas pessoas obtiveram seu primeiro milhão com o próprio esforço, através do trabalho, economia e investimentos. Segundo o Business Insider, aqueles que enriqueceram por este caminho compartilham de opiniões e comportamentos que são verdadeiros mistérios para muita gente. Quer saber qual é o caminho das pedras? Confira abaixo os 11 passos para a riqueza:

1. Gastar menos do que ganha. Quem é rico sabe o valor do dinheiro. A premissa é incontestável: a longo prazo, é melhor economizar e parecer ser “pobre” que ostentar a riqueza que não lhe pertence.

2. A paciência é uma virtude. A não ser que você tenha muita sorte, você não se tornará milionário do dia para noite. Sua riqueza será acumulada gradualmente, seja por poupança ou investimentos.

3. Sem cartões de crédito. O milionário é inteligente o suficiente para entender que, se ele não pode se dar ao lixo de pagar à vista por algo, então ele não pode comprá-lo. 4. O dinheiro não compra a felicidade. A riqueza não deve ser almejada acima de tudo. Você precisa buscar a liberdade financeira, isso é, adquirir o dinheiro como uma ferramenta para a felicidade, e não vê-lo como sua fonte.

5. Sem dívidas. É preciso não se esquecer de que a liberdade financeira é um estado de espírito atrelado em viver livre de dívidas.

6. Trabalhar para viver, não ao contrário. O milionário sabe que ter mais de um emprego ou conquistar uma promoção que pode não só aumentar sua conta bancária, mas também ocupar o tempo que você teria para usufruir deste dinheiro.

7. O dinheiro é como uma criança, incapaz de ser gerido sozinho. Não importa quanto dinheiro você ganhe, se você não sabe administrá-lo, ele se perderá mais rápido de como foi ganho.

8. Amor ao que faz. Embora seja possível ficar rico seguindo uma carreira que não lhe agrade, esse não é o melhor caminho. É preciso curtir todos os momentos da vida, não apenas quando conquistar a independência financeira.

9. Planejamento. A não ser pelo fator sorte, nenhum milionário conquistou sua fortuna sem um bom planejamento financeiro.

10. Errando que se aprende. Você vai cometer erros financeiros, mas com trabalho duro, muitas vezes, você pode compensá-los.

11. O tempo é um aliado dos jovens. Quem começou a poupar desde os vinte anos de idade têm mais chances de ficar milionário. Para quando pretende ter sua fortuna?

—-

Post originalmente publicado em InfoMoney.

Assine nossa NEWSLETTER e recebe conteúdo diário no seu e-mail

Inscreva-se também em nosso CANAL NO YOUTUBE

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


6 − quatro =

Related Posts