Está planejando comprar uma casa ou apartamento e vai recorrer ao financiamento imobiliário para realizar essa aquisição? Então, fique atento: a disputa dos bancos pelo mercado de crédito habitacional tem gerado um cenário bastante atrativo para os compradores.
Atualmente, podemos constatar uma redução das taxas de juros cobradas para concessão do financiamento habitacional com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), uma das maiores fontes de captação do Brasil.
Dos cinco principais bancos do país (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica e Itaú), apenas a Caixa mantém a taxa de financiamento imobiliário acima de 10%. A consequência disso é que, embora ainda responsável por 65% do financiamento habitacional do país, o banco federal, em 2018, perdeu a liderança no desembolso mensal com recursos da poupança, pelo terceiro mês consecutivo.
Vale frisar que a Caixa se consolidou durante muito tempo como a instituição com a menor taxa de juros para o esse tipo de crédito, sendo a sensação do financiamento imobiliário, mas, atualmente, a realidade é outra. No entanto, visando recuperar sua posição no mercado, a mesma anunciou a previsão de diminuição dos juros e informou, também, que as mudanças serão divulgadas ainda em abril.
Logo, o cenário tende a ficar ainda mais competitivo. E o que você, comprador, precisa estar atento é que qualquer diferença nas taxas de juros cobradas pelos bancos, mesmo que pequena, pode resultar em uma expressiva economia ao final do financiamento imobiliário.
Por isso, é importante avaliar com cautela todas as oportunidades que o mercado oferece, observando não apenas a taxa de juros, mas todos os custos vinculados ao financiamento para que o Custo Efetivo Total (CET) esteja adequado ao seu planejamento financeiro.
Afinal, estamos falando de uma dívida que irá comprometer o seu orçamento durante um longo período e, assim, nenhum detalhe pode ser ignorado.
Receba as nossas novidades e saiba mais sobre o mercado imobiliário e outras novidades do setor
Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.
Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.