A compra do primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, de realização e crescimento. É claro que tudo depende do valor que pode pagar e da localização desejada, mas algumas dicas são importantes na tomada de decisão da compra e, também, das obras necessárias.

De acordo com Cristiane Sita, arquiteta da Praquemarido, a localização faz a diferença no valor dos imóveis tanto na compra como na venda. “A proximidade da estação de metrô, bons acessos viários ou bom transporte coletivo e bons serviços na vizinhança contam positivamente”, afirma.

Focar em suas prioridades é o ponto mais importante na hora de decidir onde morar, como acessos, equipamentos do condomínio como salão de festas ou academia, se é perto do trabalho ou da faculdade, tamanho do apartamento, entre outros.

“Se você trabalha em casa, não precisa pagar pela localização, por exemplo. Se você não usa salão de festas, pode escolher um imóvel localizado em um condomínio menos equipado. E se você prioriza espaço, pode preferir um apartamento mais antigo, que é mais generoso nesse quesito”, orienta a arquiteta.

Todas essas questões influenciam no preço do imóvel e devem ser bem pensadas antes de tomar qualquer decisão. Outro fator que pode se tornar um problema no futuro é o número de apartamentos por andar. Na opinião de Cristiane, muitas famílias no mesmo pavimento pode complicar a privacidade, mas por outro lado barateia o condomínio.

E não se deve esquecer da segurança do bairro, problema frequente em muitas regiões do Brasil. “Visite o imóvel nas diversas horas do dia para verificar movimento, segurança, ruídos e cheiros que possam incomodar”, diz Cristiane.

Veja abaixo mais cinco dicas de Cristiane Sita que devem ser observadas antes de comprar ou reformar seu primeiro apartamento:

1. Observe a orientação do sol. Fachada leste: sol pela manhã. Fachada oeste: sol pela tarde. Fachada norte: recebe sol o dia inteiro, mesmo no inverno

2. Observe os valores condominiais. Um imóvel relativamente barato pode ter um alto condomínio

3. Não se esqueça de observar as condições da garagem: acessos, condições de manobra, problemas com umidade, infiltração, ventilação

4. Considerar que imóveis com mais de dez anos necessitam de reforma e adequação elétrica e hidráulica. Em contrapartida, imóveis novos costumam ser entregues sem nenhum revestimento ou mobília

5. Após a compra, considere que algumas reformas causam menos transtorno quando feitas antes de se instalar em definitivo. Adequação hidráulica e elétrica, troca de revestimentos, pintura e execução de gesso, por exemplo, incomodam menos quando executadas em imóveis vazios. Essa informação é importante quando o orçamento é restrito e se deve escolher onde investir primeiro. Marcenaria e mobiliário permitem a instalação com o morador no imóvel sem maiores problemas

—-

Post originalmente publicado em Zap Imóveis.

Assine nossa NEWSLETTER e recebe conteúdo diário no seu e-mail

Inscreva-se também em nosso CANAL NO YOUTUBE

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


2 × nove =

Related Posts