Por que ter PROCESSOS é essencial para o corretor de imóveis

guilherme-machado-porqueterprocessoseessencialparaocorretordeimoveis

A falta de organização interna e de gestão pode ser um grande empecilho para a implementação de estratégias digitais na sua Imobiliária. Quer saber como evitar este atraso? Acompanhe.

Após um longo período de incertezas e inseguranças sobre o cenário econômico do Brasil, o Mercado Imobiliário finalmente começa a ter sinais de sua recuperação, o que faz com que profissionais da área tenham altas expectativas para 2020.

A euforia com a tímida melhora neste cenário, contudo, pode atrapalhar mais do que ajudar, afinal, o momento demanda foco e planejamento muito mais que afobação e sentimento de jogo ganho.

Leia mais sobre: Dicas para Corretores iniciantes

As transformações socioeconômicas pelas quais não só o Brasil, mas o mundo todo passou nos últimos anos afetaram também esta retomada do mercado imobiliário.

Transformação: do Mercado 1.0 ao Mercado 4.0

As práticas e procedimentos antigos, em que a funcionalidade da gestão das imobiliárias não era pensada, não mais se aplicam a este cenário global em que a informação é o ativo mais valioso.

Portanto, o que realmente faz diferença neste momento não é a euforia e a esperança de um amanhã melhor para o setor, mas sim a maneira como você olha e se prepara para este amanhã.

Uma das principais práticas neste Mercado 4.0 é a relação com o cliente e a sua satisfação, e no ramo imobiliário isto não seria diferente.

Conhecer seu potencial cliente é fundamental para se conectar com o ponto de vista dele, descobrir o que ele realmente precisa e valorizar para, então, poder fornecer um serviço focado, quase que individualizado.

Leia mais sobre: Como converter um Lead desqualificado

Contudo, uma empresa sem gestão e sem processos estabelecidos não consegue utilizar as informações a seu favor e reproduzir este tipo de relacionamento com seus clientes.

Como em todas as áreas, uma gestão eficaz e processos claros são fundamentais ao se pensar a organização e os objetivos de uma empresa.

A importância de se estabelecer processos claros na Imobiliária

Uma das causas que mais atrapalham o crescimento das empresas é a falta de gestão de processos.

Quando as práticas internas e de relação com os clientes não são claras, inteligentes e funcionais, tanto equipe quanto gestores empregam muito do seu tempo e de sua força de trabalho de forma ineficaz, ou pouco eficaz.

comunicação entre o cliente e a empresa só sai perdendo, bem como a comunicação entre a equipe.

Prazos se perdem, não há rapidez nos procedimentos, não há certezas sobre os próximos passos.

E o principal: não há método.

Assim, o corretor que faz uma boa venda em um mês não sabe o que fazer para repeti-la no mês seguinte, senão contar com os bons ventos da sorte.

Este antigo modelo pertence ao mercado 1.0 e não mais corresponde às necessidades do profissional atual! É aí que reside a grande diferença!

O papel do método no crescimento da sua Imobiliária

Para que o corretor tenha um bom desenvolvimento em suas vendas ele também deve ter um planejamento, ter métodos, ter atenção aos detalhes!

A gestão da empresa como um todo pode não depender dele, mas a adoção de um novo mindset pode ser o primeiro passo para uma nova forma de pensar que o fará se adaptar ao novo mercado imobiliário.

Com a padronização de processos, implementação de sistemas e com análise sistêmica de métricas e dados, é possível aproveitar muito melhor o tempo, o esforço e o trabalho do corretor.

Ao realizar uma boa venda numa empresa cuja gestão de processos é bem executada o corretor tem ciência do que empregou para realizar a tal venda, e, como parte de um método totalmente executável, é capaz de reproduzir o feito.

Leia mais sobre: Como VENDER mais: técnica da PERGUNTA SECUNDÁRIA

Numa empresa podemos considerar como processo aquelas práticas rotineiras, que geram resultados que necessitam ser analisados e transformados em informações, que possam ser replicadas e que agreguem valor à forma como o trabalho é desenvolvido.

Por onde começar a ser uma Imobiliária 4.0?

Nas últimas décadas, com o surgimento de novas tecnologias, principalmente a Internet, todas as estruturas sociais foram se modificando.

Atualmente, a quantidade de processos disruptivos pelos quais as empresas, indústrias e sociedades passaram é enorme e muitos deles ainda estão em curso.

Isso significa que muitas áreas ainda estão se adaptando às novas práticas, ao passo que outras já as dominam e outras, ainda, sequer conseguem entender o que foi que mudou.

No ramo imobiliário, o que mudou foi o relacionamento do corretor com o cliente, que passou a ser o foco do trabalho.

A venda é consequência das ações tomadas para resolver o problema daquele potencial cliente.

E resolver o problema que o leva até você não é empurrar uma venda a todo custo!

Muito diferente disto, resolver o problema se trata de conhecer e entender o seu cliente. Por isso, uma das partes mais importantes no processo de adaptação ao Mercado 4.0 é reprogramar o mindset do corretor!

Se tudo começa com uma ideia, mudando a forma de pensar e os processos organizacionais a implementação da tecnologia necessária para otimizar resultados passa a ser tida como curso natural da transformação 4.0!

Por isso, antes de pensar em investir em softwares, gastar dinheiro com mídia paga e criar uma conta – que não vai conseguir administrar de forma eficaz – em cada rede social, você precisa entender que este processo de transição digital deve englobar com o seu modo de pensar.

O uso dos Gatilhos Mentais

Uma das grandes estratégias que fazem parte deste novo mercado é o uso dos gatilhos mentais.

Numa empresa sem processos e sem gestão, planejar o uso de gatilhos mentais é difícil, mas quando aplicada a Metodologia Quebre as Regras o próprio modo de pensar do corretor passa a trazer para suas estratégias de venda o uso dos gatilhos.

Se se você não tem nem ideia de por onde começar a organizar sua vida profissional rumo ao Mercado 4.0, não se desespere: conte comigo para te apresentar a #forçalaranja e tudo aquilo que você precisa para atingir seu potencial máximo!

Deixe nos comentários: qual a sua maior dúvida sobre o mercado imobiliário?

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!