Marketing por conteúdo na prática: Como escolher o assunto para seu blog

marketing-conteudo-escolhendo-assunto-para-seu-blog

Já sei, você vai responder: decoração, paisagismo, dicas para a casa ou organização do lar. Ok, vamos com calma. Estes são bons assuntos para um blog de corretor, imobiliária, construtora ou portal de imóveis abordarem. Mas será que é só isso? E como decidir entre estes assuntos? Vou responder estas perguntas e algumas outras, como por exemplo: como escrever sobre os interesses da sua audiência. Vamos lá? Este é o meu segundo post aqui no blog do Guilherme Machado e vou falar sempre de Marketing por conteúdo na prática!

Minha maior dificuldade é saber dosar o nível técnico dos meus posts por aqui, portanto espero o feedback de vocês ok? Meus artigos serão totalmente interativos com vocês, leitores!

A primeira dica é, produção de conteúdo deve ser estratégico. Você não sai escrevendo no seu blog qualquer assunto que acredita ser mais relevante. Portanto o primeiro passo para você começar a escrever é acessar a sua conta no Google Analytics e descobrir o interesse da sua audiência. Vou te ensinar a fazer isso! Aviso: Você precisa ter um blog em wordpress hospedado e já com uma conta no Google Analytics instalada e funcionando. Infelizmente, não consigo te ensinar a fazer isso por aqui 🙁

Entrando na sua conta de Google Analytics você pode conhecer um pouco do perfil da sua audiência. Como você provavelmente deve trabalhar com imóveis, as cidades que mais acessam seu blog é super importante certo? Para ver esta informação clique na aba Público Alvo e depois em Geolocalização. Ai você vai ter acesso aos países, porém basta clicar em Cidade no menu superior a barra cinza para alterar esta configuração. E aí você pode criar posts sobre os bairros destas cidades que você mais recebe acessos, e claro, que você deve escolher os bairros onde você ou sua imobiliária possuem mais imóveis. Isso parece tão simples não é mesmo, mas acredite, pouca gente faz!

Marketing por conteúdo: localização > Cidades

Nesta mesma aba ainda consegue-se ver os interesses deste público, pelo histórico de navegação deles no Google! Não é lindo? Na primeira imagem você vê os interesses por categorias gerais e na segunda pelo seu segmento de negócio, aqui no meu caso: Mercado Imobiliário, propriedades para vender, alugar. Você ainda vê interesse por veículos. Não, você não precisa escrever exatamente sobre o assunto que estiver ali, mas que tal dar mais ênfase aos empreendimentos por garagem, para testar o resultado?

Marketing por conteúdo: Interesses > Categoria de afinidade

Marketing por conteúdo: Interesses > Segmentos no mercado

Navegue por essas abas e descubra idade e sexo das pessoas que acessam seu site e você terá dados para escrever um texto mais relevante para seu consumidor. Você ainda consegue saber o engajamento das pessoas, ou seja, quantas páginas elas veem, qual o tempo que elas ficam no seu site etc… Quanto mais você conhecer seu público, mais fácil fica de escrever um conteúdo para ele. Por isso, é fundamental que você conheça um pouco de Google Analytcis. Agora vamos para outras duas dicas.

Os temas que eu abordei na primeira linha deste artigo são sim muito importantes, mas não devem ser os únicos assuntos a se falar. E o mais importante é quando postar cada assunto. O Google possui uma ferramenta excelente para te mostrar a tendência das buscas por uma determinada palavra: o Google Trends.

Marketing por conteúdo: Google Trends

Veja na imagem que o pico de buscas pela palavra imóveis acontece desde de 2004, sempre em janeiro. Você pode configurar a ferramenta para ate mostrar as buscas no Google por diversos períodos, categorias e adicionar mais de um termo para comparar. Aqui vale muito a sua experiência para ter textos postados algum período antes do pico de acessos, para dar tempo do seu conteúdo ser indexado pelo Google. Repare que neste caso você não terá um valor absoluto de buscas, aqui, o mês que teve menos interações é o número mais próximo a zero e o mês com maior buscas é o mais próximo a cem.

Mas Israel, e se eu quiser saber exatamente o número de pesquisas por um termo no Google, para decidir que palavras eu vou usar nos meus posts, é possível? Sim, meu amigo corretor ou profissional de marketing imobiliário! Para isso apresento a terceira ferramenta do Google, que também é gratuita, o Pesquisador de Palavras Chaves. Acesse o link, logue-se com uma conta do Google (serve qualquer serviço: gmail, youtube) você vai reparar que vai entrar na página para criar Campanhas no Google. Não se preocupe, você não vai gastar nada para isso… Procure o menu ferramentas e clique em planejador de palavras chaves. Depois basta clicar no segundo item: Receber o volume de pesquisa por uma palavra chave. Feito isso você fica a vontade para escolher as palavras chaves que quer saber o volume de buscas pelas pessoas no Google. De início já lhe dou uma dica, palavras sem acento são mais buscadas, porém você vai escrevê-las com acento onde for visível e colocar o termo sem acento na descrição de imagens ou em tags no artigo, para ser encontrado por quem pesquisar o termo na busca dentro do seu blog.

Marketing por conteúdo: Planejador de palavras-chave

Com esta última dica eu encerro este post e respondo a primeira pergunta que fiz para vocês. Nem sempre decoração e paisagismo são os únicos assuntos que você deve abordar. Apesar de serem termos muito buscados existem outros termos que devem ser abordados. Minha dica é intercalar sempre os assuntos por categorias. Um bom exemplo é o que eu fiz no novo blog da imobiliária Lopes. Separei os assuntos por: Decoração e Paisagismo, Mercado imobiliário, Conheça seu bairro e Na minha vida. Meu objetivo com o blog da Lopes é conversar com corretores e profissionais do mercado e também com o consumidor final que está buscando um imóvel. Dentro de cada uma destas categorias existem outras, tudo pensado e planejado pelo volume de buscas das palavras e pensando em atingir todos os públicos. Outra dica, que posso explorar mais nos próximos posts são separar o conteúdo por ambientes, e citar os diversos ambientes que você pode dar dicas para decorar dentro da sua casa. E claro, estas categorias e sub-categorias vão evoluindo conforme a necessidade. Falaremos mais disso, com certeza!

Marketing por conteúdo: Blog da Lopes

Bom, o assunto é muito amplo e por hoje termino minhas dicas. Não esqueçam de me passar os feedbacks de vocês para que eu possa alinhar o conteúdo para o interesse de vocês ok? Perguntas e dúvidas, aproveitem sempre o espaço para comentários.

 

SOBRE O AUTOR

Israel Degasperi Israel Degasperi é publicitário. Possui pós graduação em Novas Mídias. Trabalha com Marketing Digital desde 2008. Mas foi em 2010 que veio morar em São Paulo onde já trabalhou para grandes empresas, como a construtora Tecnisa, o portal imobiliário VivaReal Brasil além de ter dado consultoria para diversas empresas. Atualmente é o responsável pelo departamento de marketing de conteúdo da Imobiliária Lopes

Deixe seu comentário!