Marketing Digital para Imobiliárias: você sabe como fazer?

marketing-digital-imobiliario

6 Minutos de Leitura

Desde os primórdios das civilizações, como diziam os professores de história, quem tem terra tem poder.

A frase por si só demonstra a importância do ramo imobiliário, que desde sempre lidou com questões de máxima importância na vida das pessoas: a propriedade e a moradia.

Marketing Digital: o que é?

Nas últimas décadas, o mundo passou por uma série de transformações que modificaram, por completo, o modo de consumo e o fazer publicitário.

Com o processo de globalização e o desenvolvimento comercial da internet, o mundo entrou numa nova era.

A internet, inicialmente idealizada por seus desenvolvedores para ser um sistema de conexões aberta, rapidamente foi tomada pelas grandes corporações e pelo surgimento dos anúncios, possibilitando a monetização do Universo Digital.

Assim, as marcas, que passavam por este implacável processo de abertura dos mercados globais, tinham um completo mundo novo mundo para explorar e povoar.

Com o passar dos anos, o ambiente digital foi tomando as mais diversas formas e dominando as mais diversas áreas, de maneira que chegamos a 2020 imersos num ambiente completamente conectado.

Com o desenvolvimento do comercio digital e a popularização dos códigos abertos, o mercado digital passou a crescer tão rapidamente que em muito pouco tempo causou o que muitos estudiosos da área chamam de crise do comercio varejista.

As lojas físicas do universo desconectado tem seus dias contados neste futuro que já é presente.

O Marketing Digital, portanto, é a adaptação do Marketing e do fazer publicitário a este novo cenário e suas novas características!

Engloba um conjunto de tecnicas, ferramentas e modo de pensar que, somadas, podem fazer com que o crescimento de sua empresa seja mais rápido, escalável e nichado. 

Falar em Marketing Digital é basicamente falar sobre o Marketing  na era em que vivemos, embora ainda haja uma grande parte do mercado global que ainda funciona, com os dias contados, no que chamamos de Modelo 1.0.

O mercado 1.0 é passado. 

Hoje, as empresas que visam estabilidade e crescimento necessitam, invariavelmente, entender o que é e adotar as práticas de Marketing Digital para serem, de fato, inseridas no Mercado 4.0.

Tecnologia: o que tem a ver com Marketing Digital?

Tamanho é o impacto destas transformações tecnológicas que atualmente há diversos cursos de inclusão digital para pessoas de todas as idades, por exemplo, porque o analfabeto do século XXI  não é aquele que não sabe ler: é aquele que não sabe se adaptar às novas formas de se comunicar.

Assim, o Marketing Digital surge como um desdobramento 4.0 dos antigos modelos de divulgação e venda, que passam diretamente por este novo modo de consumo oriundo das transformações tecnológicas.

Uma vez que, já há muito tempo, passou a ser possível comprar e vender absolutamente qualquer coisa online, esta transformação nas vendas implica diretamente nesta mudança de comportamento das empresas e de suas estratégias. 

Portanto, uma série de ferramentas novas surgiram e tomaram o lugar de sistemas antigos, substituíram tarefas manuais e, principalmente, otimizaram o resultado do esforço humano, simplificando processos, eliminando antigas e criando novas funções.

Com o aumento da capacidade das tecnologias de robótica, Inteligência Artificial e de Aprendizado de Máquina, a cada dia a automação se torna um processo mais acelerado.

Marketing Digital para Imobiliária: porque implementar uma gestão 4.0

A transformação do mercado demanda adaptação.

E uma adaptação constante, uma vez que a velocidade das inovações tecnológicas faz com que o profissional do futuro tenha que se acostumar a encarar o novo como algo positivo.

Portanto, implementar uma estratégia de Marketing Digital em sua Imobiliária requer, antes de mais nada, modificar o seu mindset e encarar o Mercado 4.0 como um ambiente novo, em que o foco da venda não mais é o produto, mas sim o cliente.

No Mercado 4.0, o valor não está no preço do produto ou serviço, mas sim no valor da marca.

No ramo Imobiliário, a tecnologia já chegou e quem entende a importância de #quebrarasregras e  fazer parte do #movimentolaranja consegue ter uma macro visão de toda a importância do Marketing Digital para os negócios.

Implementar uma estratégia de Marketing Digital em sua Imobiliária é dar um passo em direção a um novo mercado, uma nova economia, uma nova oportunidade de ser único.

Vantagens do Marketing Digital para Imobiliárias:

  • Abertura de mercado
  • Alta segmentação de mercado
  • Aumento da Autoridade da marca
  • Mais vendas
  • Melhor custo-benefício que a publicidade tradicional
  • Possibilidade de análise de dados e execução de Growth Hacking 4.0

Claro que os desdobramentos da implementação de uma gestão em Marketing Digital podem variar de uma empresa para outra mas uma coisa é certa: a produção de conteúdo informativo, que realmente atrai um público nichado – não por convencer mas por se comunicar com – gera muito mais conversões em vendas que o uso de tecnicas do Mercado 1.0.

Marketing Digital para Imobiliárias: ferramentas e estratégias para iniciantes

Traçar uma estratégia de Marketing Digital, em geral, demanda a orientação de um consultor, mentor ou empresa especializada.

Contudo, muitas vezes a desconfiança ou o medo diante de tantas coisas novas faz com que empresas mais tradicionais demorem a entender que o Mercado já mudou.

De fato, é possível transformar por completo um negócio tradicional aplicando a ele uma estratégia de Marketing Digital.

É por isto, em parte, que a Metodologia Quebre as Regras transforma, em absoluto, não só as empresas mas também a vida daqueles que passam por ela: porque viver o Mercado 4.0 passa, antes de mais nada, por uma transformação de pensamento e de atitude.

Encarar o novo com medo, com receio e desconfiança é prejudicial para toda empresa. Aquelas que tem visão de futuro, que pensam não só a curto mas a médio e longo prazo, invariavelmente, acabam entendendo a importância de aderir ao Marketing Digital.

Claro que uma transformação completa na empresa é um processo complexo mas, um vez executado, escalar resultados e bater metas passa a ser nada mais que parte do cotidiano.

Algumas ferramentas simples e básicas para sua empresa começar a entrar no universo digital e a pesquisar os primeiros caminhos que pode traçar no Mercado 4.0:

  • Criação de uma logo e de um slogan com design atual.
  • Criação de conteúdo informativo – fotos, vídeos, posts que atraiam o interesse do seu público.
  • Criação – e ALIMENTAÇÃO! – de redes sociais: engajamento com seu público significa maior conversão de leads.
  • Criação de um site: mesmo que você tenha um comércio e ainda não se sinta preparado para abrir um e-commerce, o site institucional funciona como um espaço de representatividade do seu negócio na Internet. É sempre uma boa opção!

Agora, antes de sair por aí adotando diversas estratégias e ferramentas de Marketing Digital – afinal, online é possível encontrar bastante conteúdo sobre, o principal é você realmente entender como vender nesta nova era: o segredo é vender sem vender.

Não sabe como fazer isso?

Vem com a #forcalaranja que você descobre!

This content is published under the Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported license.

Comments

comments

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!