Para aprender sobre Marketing de conteúdo é importante conhecer um pouco da etiqueta na internet, ou melhores comportamentos nas redes sociais. Leia mais sobre o assunto neste artigo. Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Caro corretor, tudo bem?
Na internet, assim como na vida, algumas regras são fundamentais. No primeiro post dei dicas de quais plataformas usar para criar seu blog, no segundo falei de como criar conteúdo de forma estratégica. O post de hoje vai falar como se comportar nas mídias sociais e no mundo dos blogs, ou seja, a etiqueta na internet.

Vou dar algumas dicas de como agir, como se portar, como comentar ou como reagir se alguém está falando mal de sua empresa nas redes sociais ou num blog qualquer. Enfim, você vai saber o que é elegante e principalmente deselegante fazer em termos da sua presença digital.

Cuide de sua aparência nas redes sociaisdica mais básica é que todo mundo precisa cuidar da sua aparência nas redes sociais. Criar perfil em qualquer rede social sem camisa, com óculos de sol ou bebendo qualquer tipo de bebida alcólica não vai de acordo com as etiquetas nem da internet e nem na vida real, certo?

Lembre-se que você será lembrado pela imagem que passar e a primeira impressão é geralmente a que fica. Ainda mais na internet que seu perfil pode ser visto por muitas pessoas que não te conhecem. Você deve ser você mesmo. Não vejo problema nenhum postar alguma foto com os amigos numa mesa de bar, num happy hour após o expediente. Eu mesmo gosto de tomar cervejas importadas e reunir os amigos para espairecer após um longo dia de trabalho ou uma semana tensa. Mas reserve-se, guarde as fotos do final da noite apenas para você ou para os amigos mais íntimos.

A segunda dica é: evite entrar em polêmicas e discussões nas redes sociais. A internet e principalmente as redes sociais dão uma exposição muito grande a pessoa e podem inflamar uma discussão rapidamente e transformar um simples debate em matéria da capa do jornal nacional. Não estou exagerando, acredite! O que acontece frequentemente, é o tal do mau entendido ou aquela falha de comunicação básica. Como na internet nem sempre o tom de voz da pessoa que lê um comentário é a mesma de quem escreve, muitas brigas acontecem e o bate boca come solto, o que não é legal. Além disso, tudo o que você fizer nas redes sociais poderá ser registrado por outra pessoa que tenha se sentindo ofendido. Hoje é muito fácil tirar um print da tela e provar que você falou, mesmo num momento de desabafo ou de cabeça quente. Por isso, tome muito cuidado com os tipos de comentários que você deixa registrado por aí. Outra dica que te dou, que pode parecer estranho, mas se você pensar bem faz sentido: Não defenda a empresa que você trabalha numa discussão ou comentário negativo na página do Facebook ou num comentário em um blog.

A justificativa é muito simples. A pessoa que ler sua defesa vai clicar no seu nome para ver quem é você, e quando ela descobrir que você trabalha na empresa que você está defendendo, você perde toda a credibilidade. Sempre brinco que toda mãe acha o filho lindo, não é mesmo? A coisa certa a fazer é entrar em contato com o administrador do perfil da empresa nas redes sociais e avisar ou colar o link do post onde a reclamação, xingamento ou qualquer problema aconteceu, para que o responsável pelas redes sociais responda com o perfil oficial e com um posicionamento do jurídico para o caso. As vezes se você der seu comentário com boa intenção pode piorar ainda mais uma situação que já era delicada. Portanto deixe para quem pode conhecer o caso por inteiro resolver a situação.

terceira dica que dou é bem legal. Diferencie-se na hora de deixar um comentário no post da sua imobiliária ou da sua construtora/incorporadora. Veja um exemplo, a página da Lopes, onde trabalho como coordenador de marketing por conteúdo tem mais de 1 milhão de fãs e a empresa possui mais de 15 mil corretores colaborando com a empresa. A maioria dos corretores apenas postam assim: Corretor X entre em contato comigo para saber mais sobre o empreendimento Y. Muitos não deixam nem o email ou telefone de contato. Outros postam desta maneira: Ofereço x mil reais por indicação que resultar em vendas ou ainda, vá ao decorado e procure por corretor Z.

Gostaria de orientar vocês para serem mais criativos e principalmente se diferenciarem nos comentários. Sei que no início pode parecer complicado, mas você precisa demonstrar no comentário que realmente vale a pena o cliente procurar por você! Que tal falar sobre a região? Que tal oferecer ajuda ou comentar do perfil ideal de morador para aquele tipo de empreendimento. Você, melhor do que eu deve saber o que comentar para que seu possível cliente entenda que você é o cara mais preparado para lhe atender. Definitivamente, colar o seu nome e telefone em todas as postagens no Facebook não vai te fazer esta pessoa aos olhos de um possível cliente. Concorda?

quarta dica é para quem já fez seu blog e está na busca de produzir conteúdo. Nunca esqueça de postar a fonte de um artigo em seu blog, deixe claro o que foi você que escreveu e o que você está citando de outro autor. Pense, você gostaria de entrar num blog e ter uma imagem que você tirou em outro artigo sem os créditos? Você gostaria de encontrar uma opinião sua sobre qualquer assunto no blog de outra pessoa, sem um link para seu blog? A etiqueta dos blogs manda sempre ter umas “aspas” entre o conteúdo que não for seu, ou no final do texto um link para o blog de onde você tirou a informação. Na internet, ser citado em outros blogs e ter um link em diversos blogs aumenta sua reputação.

Por isso as pessoas que geram um conteúdo diferenciado vão ficar muito chateados se encontrarem seu material copiado em outro lugar sem o link para a fonte original. Algumas pessoas costumam escrever o nome do site ou colocar o endereço do blog, mas sem criar o link. Eu acho isso uma sacanagem hehehe A mesma coisa vale para o Facebook, Google + ou Twitter. Se você viu uma informação e quer compartilhar, mesmo que criando um post seu, você pode colocar um via e marcar a página que você viu o conteúdo ou citar o seu amigo nos comentários, que foi quem te passou a informação.

Hoje em dia nós somos reconhecidos pelo conteúdo que produzimos ou compartilhamos! Seja referência no mercado imobiliário falando sobre todos os aspectos que envolver o assunto. Se você tiver opnião própria, bons argumentos, falar de produtos que tem em sua carteira de maneira diferenciada, com certeza você vai se destacar na internet. E a última dica, a quinta, é: seja humilde. Cite suas fontes, comente nos posts de outros corretores, pois mesmo não tendo criado o post ou iniciado a conversa, você pode contribuir para o assunto e desta forma seu nome também estará lá e será lembrado!

É isso meus amigos 🙂

Espero que agora você conheça um pouco mais da etiqueta de redes sociais e de blogs! Tem algum ponto que você não entendeu ou alguma dúvida sua que eu não tenha abordado neste post? Deixe um comentário que estarei pronto para te responder!

Um grande abraço!

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


um × 3 =

Related Posts