A necessidade de obter a excelência nos resultados é uma condição almejada por qualquer negócio e não é por um acaso que a palavra está sempre no vocabulário dos gestores e líderes e até mesmo na visão, missão e valores das organizações.

Atingir a excelência é alcançar o grau máximo da qualidade, tarefa que não é muito fácil e que exige dedicação e engajamento dos profissionais. E quando falamos de mercado imobiliário, temos que ter uma atenção ainda maior, colega corretor de imóveis, pois estamos em um segmento diferenciado de vendas.

Vamos entender por quê?

Provoque-se a pensar: como você enxerga a venda de um imóvel? Para você é a negociação de uma mercadoria ou a realização de um sonho? É mais uma aquisição de um cliente ou a concretização de um projeto de vida? A sua resposta está intimamente ligada ao alcance ou não da excelência.

Os profissionais da intermediação imobiliária devem ter a sensibilidade para perceber que a compra de um imóvel, diferente da aquisição de uma calça, um perfume ou uma blusa, não é uma decisão que é tomada de uma hora para outra, pois esta gera uma grande transformação na vida da pessoa.

Antes de escolher entre as várias opções do mercado, o cliente precisa ter a certeza de que está optando pela decisão mais segura e que lhe garantirá a maior satisfação, pois ao contrário de uma calça ou uma blusa, caso a mercadoria não o agrade, o processo de troca não é tão simples. Não dá, meramente, para chegar ao vendedor e pedir para mudar o tamanho, pois aquele modelo não coube.

A venda de um imóvel é mais complexa e por isso o corretor de imóveis deve buscar a máxima qualidade, a fim de proporcionar ao cliente uma experiência única de compra e que satisfaça plenamente aos desejos e sonhos do comprador.

Sendo assim, associo a excelência ao encantamento, à superação da expectativa  do cliente, porque atender a uma necessidade do cliente não é diferencial e deveria ser obrigação de todo profissional. Mas para sermos excelentes, precisamos reavaliar o nosso processo de atendimento.

Vamos, então, a algumas dicas de como o corretor de imóveis pode atingir a excelência.

1. VALORIZE OS DETALHES

Todo detalhe pode ser um potencializador do relacionamento que está sendo criado com o cliente. Atentar-se ao comportamento é fundamental. Perceba em qual momento da sua fala o cliente demonstrou satisfação ou distanciamento, saiba explorar essas informações que são transmitidas através de atitudes e das mensagens corporais.

Não valorize unicamente características, mas demonstre os benefícios, trabalhe bem os elementos que compõem todo o cenário do imóvel que está sendo negociado, tais como a localização, as comodidades, a segurança, entre outros.

Colega corretor, atente-se, também, a sua própria postura, saiba posicionar-se. As suas atitudes e linguagem devem passar segurança e confiança para o cliente. Uma palavra bem colocada, um sorriso na hora certa, estar sensível ao tempo do cliente para sugerir as proposições corretas no momento adequado são atitudes que farão diferença.

2. ENCARE OS PROBLEMAS

Ao longo do meu trabalho como corretor de imóveis e agora, como consultor do mercado imobiliário, cheguei à conclusão de que problemas não têm cheiro e nem fórmula e que as situações de risco se tornarão efetivamente problemas se deixarmos que elas se manifestem.

Ou seja, uma dificuldade só se constituíra plenamente como um problema se o corretor fizer de conta que ela não existe e deixar que tome proporções maiores, ao ponto de não conseguir ultrapassá-la.

Sendo assim, se por ventura em seu relacionamento com o cliente houver alguma falha, não faça de conta que não houve nada, encare e tente reverter a situação. Seja sincero com o cliente, avalie sua conduta e busque o aperfeiçoamento.

Os problemas, muitas vezes, servem como aprendizados e precisam ser percebidos como uma oportunidade de evolução do nosso trabalho.

3. APROVEITE O SEU TEMPO

O corretor de imóveis que quer atingir a excelência deve aproveitar bem o seu tempo e saber dividi-lo, corretamente, para não perder o foco no aperfeiçoamento constante nos seus processos.

A excelência está diretamente relacionada à qualificação. Potencialize seu tempo para compreender melhor o mercado imobiliário, para buscar estratégias que possibilitem conhecer o seu cliente e, principalmente, a motivação de compra dele.

Permita-se, também, conhecer a si próprio, enquanto profissional e como ser humano. Identifique suas forças e fraquezas e saiba como valorizar os pontos fortes e superar as dificuldades.

4. ESTABELEÇA METAS

Por fim, estabeleça, objetivamente, aonde  quer chegar. Aquilo que não é mensurável, consequentemente, não é avaliado e assim não há como saber se está no caminho certo.

O estabelecimento de metas e a sua monitoração constante são indicativos que permitirão ao corretor de imóveis mensurar a sua dedicação e intensidade na prestação do serviço e no atendimento ao cliente com o objetivo de alcançar a excelência.

Para saber se estou no caminho certo, gosto de fazer uma analogia com duas ferramentas para tornar mais concretas as minhas metas. São elas, a bússola e o termômetro. Sendo assim, estabeleço parâmetros que serão a minha bússola e que me indicarão qual é a direção seguir.

Além disso, avalio constantemente como está sendo o meu desempenho. A avaliação diária dos meus processos é o termômetro que mede o quanto eu estou me engajando e me dedicando para atingir a excelência no serviço que estou prestando para o meu cliente.

Essa é uma analogia que utilizo com frequência para buscar sempre o aperfeiçoamento do meu trabalho e que indico para os colegas corretores. Fazer esta relação do nosso trabalho com objetos concretos como a bússola e o termômetro é uma maneira de nos provocarmos a caminhar sempre em busca da melhoria contínua, princípio este que é fundamental para atingir a excelência.

Percebam que a excelência é uma conquista que depende muito da postura e do comprometimento do corretor de imóveis. São os próprios profissionais da intermediação que devem se provocar a buscarem a sua diferenciação diante de um mercado que a cada dia atrai cada vez mais trabalhadores.

E diferenciar-se positivamente neste mercado é o que vai garantir os melhores resultados e o alcance das metas profissionais e pessoais. Portanto, tenha na busca pela excelência a oportunidade de evolução da sua carreira, isso é fundamental para termos um mercado cada vez mais competente e forte.

E você, corretor de imóveis, o que tem feito para atingir a excelência?
Você tem empenhado os seus esforços na busca do grau máximo da qualidade dos seus processos? Compartilhe conosco as suas experiências.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

24 comments
    1. Olá Juliano,

      Obrigado por seu feedback. A intenção do nosso blog é provocar novas reflexões em relação ao mercado imobiliário, e a participação de vocês é fundamental.

      Acredito que com esta troca de experiências podemos contribuir para o crescimento do nosso segmento por meio de profissionais cada vez mais comprometidos e qualificados.

      Por isso, esteja sempre à vontade para compartilhar conosco as suas vivências e opiniões.

      Até a próxima.

  1. Oi Guilherme.
    Acabo de me juntar a uma imobiliária e ainda não conheço muito sobre a arte da corretagem, estou começando como corretor de locação e gostaria muito que você me ajudasse com dicas para quem esta iniciando nesse seguimento.
    Seu Blog tem sido de grande ajuda.
    Obrigado.

    1. Olá Bruno,

      É sempre muito bom saber que os novos entrantes no mercado já chegam com a preocupação referente a qualificação e o aperfeiçoamento das suas práticas. Este já é um passo fundamental nesta “arte da corretagem” como você bem descreveu.

      O corretor de imóveis é um profissional que vai se construindo no dia a dia, e este é um dos grandes fascínios da nossa carreira, pois temos a oportunidade de aprender algo novo diariamente. Não há uma receita pronta, pois cada atendimento é único e devemos nos empenhar em personalizá-lo de acordo com o perfil e com o comportamento do cliente.

      As dicas que dou para quem está começando no mercado imobiliário, independente da área de atuação são as seguintes: envolva-se com o mercado e seja envolvido por ele, busque sempre por novos conhecimentos, estude não só os imóveis com os quais irá atuar, mas também a região onde eles estão inseridos, a cultura e economia do local, empenhe-se em conhecer o seu cliente e com ele criar um relacionamento.

      Além disso, esteja atento aos detalhes do imóvel, eles farão toda diferença no seu atendimento. Busque sair do óbvio e trabalhar as características que ninguém trabalha. Use a inteligência competitiva a seu favor e seja um diferencial.

      Compartilho com você alguns posts aqui do blog que poderão ajudá-los neste início de carreira.

      O que o brasileiro procura em um imóvel? – http://iimob.me/5p

      MATE seus velhos hábitos: seu sucesso depende disso – http://iimob.me/1ii

      Como se tornar um vendedor campeão no mercado imobiliário? – http://iimob.me/ac

      Como buscar a inovação no mercado imobiliário? – http://iimob.me/1ru

      Corretor 360°: Faz perguntas e não se antecipa com respostas. – http://iimob.me/1rv

      Desejo muito sucesso e que você possa compartilhar várias experiências conosco aqui no nosso blog, e, que assim possamos construir um espaço de partilhas cada vez melhor. A participação e feedback são essenciais, afinal, juntos somos fortes e podemos contribuir para um mercado mais dinâmico e inovador.

      Abraços

  2. Olá!!!
    Estou determinado a mudar de profissão e iniciar minha vida profissional na area de corretor de imóveis. Gostaria de algumas dicas para o início, pois sei que vender o primeiro imóvel não é tarefa fácil. Gostaria de saber algumas dicas e como segurar a barra nos momentos em que se demora para entrar a receita com a venda de imóveis.

    Grato!

    1. Olá Sávio, tudo bem?

      A forma como você iniciou o seu comentário já responde a boa parte da sua pergunta, pois determinação é a palavra-chave para quem pretende atuar no mercado imobiliário. Todo começo é um grande desafio e quando se trata de uma nova profissão esta característica parece ficar ainda mais evidente.

      O sucesso no mercado imobiliário depende, sobretudo, de planejamento. Dedicar-se a organizar a sua rotina profissional, suas metas e principalmente seu tempo, certamente minimizará o impacto das dificuldades do dia a dia.

      É por meio de um planejamento consistente que você avaliará a melhor forma de se aproximar do seu cliente, que você fará a gestão do seu tempo reservando momentos para o estudo do mercado, para conhecer os imóveis, para se organizar financeiramente e assim construir uma carreira bem sucedida.

      Separei alguns posts já publicados em nosso blog que poderão lhe ajudar neste processo. Confira.

      Como vender para os diferentes tipos de clientes – http://iimob.me/8l

      Capacitação: caminho para o corretor de imóveis – http://iimob.me/73

      Seja um corretor de imóveis de alto desempenho – http://iimob.me/18

      Planejamento: pode aposta, sua venda depende disso – http://iimob.me/81

      Corretor de imóveis: seis dicas para realizar sua melhor venda – http://iimob.me/27

      Mate seus velhos hábitos: seu sucesso depende disso – http://iimob.me/1ii

      Como se tornar um vendedor campeão no mercado imobiliário? – http://iimob.me/ac

      Corretor de imóveis: monte seu plano de ação com o modelo 5W2H – http://iimob.me/152

      Corretor de imóveis: você faz a gestão do seu tempo? – http://iimob.me/1bd

      Espero que possa contribuir em sua nova jornada. Esteja sempre à vontade para se envolver em nossos debates e colaborar para o crescimento de outros profissionais do mercado imobiliário.

      Um forte abraço!

  3. Olá Guilherme .
    Estou começando no ramo agora e gostaria de dicas para a parte de calculos. Pois sinto eficiência em contato pessoal e conversação , porém sinto dificuldade com cálculos . Possuo um atrapalhamento na hora. Poderia me ajudar. Obrigado

    1. Olá Lucas,

      Seja bem-vindo ao mercado imobiliário e também ao nosso blog.

      O cálculo é realmente um grande desafio não só para o corretor que está no início da carreira como também para que já atua no mercado há mais tempo.

      Contudo, para que eu possa melhor ajudá-lo, gostaria que você especificasse em qual área do cálculo você tem maior dificuldade, pois cada negociação pode exigir uma demanda própria.

      Abraços

      Agradeço o seu envolvimento e a confiança em nossa opinião. Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

  4. Olá Guilherme, gostei do que li nas suas postagens, porém preciso ler todos estes textos que vc sugere as pessoas aqui. Vou ler e depois te darei a minha conclusão.
    Estou começando um trabalho na MRV Engenharia, estou gostando muito!
    Por várias vezes me indicaram a passar meu trabalho para este ramo, e agora cá estou!
    tenho muitas dúvidas sobre a parte burocrática do negócio, estou a caminho das soluções, buscando informação.
    Sou uma mulhewr forte, mas nunca consegui “ganhar dinheiro” e agora “eu vou conseguir”, tenho certeza! E achar seu blog hoje, me deu mais gás!
    Bom dia e muito obrigada por você dividir suas experiências com todas as pessoas que precisam aprender mais!

    1. Olá Ludimila,

      São comentários como o seu que nos fazem acreditar cada vez mais na força do mercado imobiliário. Precisamos de pessoas assim como você, forte, decidida, que tem sede de novos aprendizados. É este comportamento que nos permitirá alcançar voos mais altos.

      Os limites para os nossos desejos somos nós mesmo que impomos.

      Somos do tamanho dos nossos sonhos. Portanto não tenha medo de sonhar e de ousar. Se jogue, dê o seu melhor, nunca menos que isso.

      Quebre regras, saia do óbvio e perceba que mudanças incríveis poderão acontecer na sua vida.

      Juntos somos fortes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


um + = 4

Related Posts