Corretor de imóveis: a culpa da baixa nas vendas é do mercado?

corretor-imoveis-baixas-vendas-mercado-imobiliario

“Corretor de imóveis adora empurrar o que você não quer comprar”, “se tive um problema com corretor, foi ele não ouvir o que eu queria e me mostrar o que não me interessava, pois era o que ele precisava vender”.  Não! Definitivamente estas não são apenas frases de efeito usadas para chamar sua atenção para nosso post de hoje e sim depoimentos reais de clientes insatisfeitos.

Interação corretor imóveis no InstagramRecentemente, postei uma imagem no meu Instagram com a seguinte frase: “O problema da baixa nas vendas não é do mercado, é seu”.  E como resposta a esta provocação, recebi dois comentários tão fortes que julguei que eles valiam uma reflexão mais ampla aqui no blog, e as duas frases com as quais iniciei este post são exatamente o feedback que recebi nesta imagem (ao lado), conforme você pode conferir.

Estes dois comentários representam de forma clara um problema grave que é cometido por muitos corretores: a falta de preparo no relacionamento com o cliente. Não ouvir o cliente, oferecer o que o cliente não quer, focar apenas na venda e não no relacionamento, querer forçar o negócio, ter que, a qualquer custo, atingir as metas são erros fatais e facilmente identificados nestas duas simples frases que falam do mercado de uma forma generalista, mas que poderiam estar falando de você.

Já parou pensar nas  experiências que você tem oferecido para o seu cliente? Reveja quantas vendas você não fechou, pois pode estar na resposta desta pergunta o motivo do seu fracasso.

Um novo ano está apenas começando e agora é a hora da virada que você tanto busca. Que experiências você quer oferecer para o seu cliente? Que valores você agrega aos seus atendimentos? Como os seus relacionamentos têm sido gerenciados?

Este é o ponto principal da reflexão que provocamos diariamente em nosso blog: Nossas atitudes determinarão se estamos no mercado para QUEBRAR AS REGRAS ou apenas para sermos mais um mostrador de imóveis.

O corretor QUEBRA-REGRAS se preocupa com esta reflexão diariamente em sua vida, que o leva a compreender que, embora haja evoluções no setor e aprimoramento profissional, muitos pontos falhos precisam ser corrigidos, fato que não  permite que ele se acomode.

Que tipo de corretor você quer ser: o que veio para fazer a diferença ou para ser mais um?

Eu vim para fazer a diferença e em 2014 quero continuar a quebrar as regras e impactar positivamente na vida das pessoas com as quais eu me relaciono. O rumo que seu ano tomará só dependerá de você. O que você vai fazer?

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!