Como escolher um imóvel sem conhecer pessoalmente

Como-escolher-um-imóvel-sem-conhecer-pessoalmente

Arrumou um novo emprego, precisa se mudar com urgência e não tem tempo hábil de visitar o imóvel antes de alugá-lo. Ou, passou no vestibular para uma universidade distante da sua residência e só tem condições de conhecer a nova cidade no período das aulas, quando já precisará ter uma moradia definida.

Essas são algumas das diversas situações que fazem com que muitas pessoas tenham que escolher um novo local para morar sem poder visitá-lo pessoalmente. Nesta hora, é grande a preocupação de não fazer uma boa escolha e acabar se frustrando.

Porém, alguns cuidados podem fazer com que sua decisão seja tomada com segurança e tranquilidade. Uma das primeiras coisas a fazer é considerar a localização da sua nova moradia. Pense qual região melhor atenderá as suas necessidades e da sua família, se há acesso fácil a supermercados, farmácias, escolas, transporte público e entre outros.

Além disso, avalie o trajeto que você terá que fazer diariamente, a distância aproximada desta região até o local de trabalho ou de estudo, as condições do trânsito. Você pode planejar essa jornada diária com base em pesquisas do noticiário local, com conhecidos que já moram na região e até por meio aplicativos de  geolocalização.

Isso é importante para que você tenha um panorama geral dos desafios e facilidades que você poderá encontrar no seu dia a dia. Lembre-se também de pesquisar a média de preço do aluguel dos imóveis praticado na cidade que você pretende se mudar.

Faça uma lista dos bairros que tem potencial para atender as suas necessidades e depois procure por um corretor de imóveis especializado ou uma imobiliária que irá te ajudar a encontrar uma moradia adequada a sua demanda. Antes de fechar essa parceria, verifique a reputação do profissional que irá te atender, uma vez que você irá tratar com ele à distancia. Cheque as redes sociais, sites de reclamação, peça indicação de conhecidos.

Afinal, caberá a este profissional refinar o seu processo de escolha. Ele deverá te enviar fotos e\ou vídeo dos imóveis, poderá te fornecer mais informações sobre o dia a dia da região, bem como te orientará sobre a documentação e os trâmites necessários para o fechamento do negócio.

Mas você pode se perguntar: será que consigo escolher um imóvel sem auxilio do corretor? Sim, você não é obrigado a contratar um corretor, porém, os riscos que você assume podem ser muito maiores.

Por isso, recomendo tratar com um corretor de imóveis, pois esse será sua pessoa de confiança, já que você não conhecerá o imóvel pessoalmente. Um corretor de imóveis capacitado irá te passar um panorama mais real da situação do imóvel, o que te ajudará a fazer sua escolha com mais segurança.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!