3 erros mortais ao comprar o imóvel: como evitá-los?

3 erros mortais ao comprar o imóvel: como evitá-los?

Ter a casa própria ainda é um dos principais sonhos de grande parte dos brasileiros. Com os sinais de recuperação na economia e da retomada da confiança do consumidor, esse sonho tem ficado cada vez mais perto de se tornar real para muita gente. E se você faz parte deste grupo, precisa conhecer 3 erros mortais para o seu negócio e como evitá-los.

  1. Não definir o que pretende comprar

A primeira coisa que muita gente faz antes de comprar o imóvel é zapear pelos mais diversos anúncios na internet. Erro gravíssimo! A primeira coisa que você deve fazer antes da pesquisa é definir o que pesquisar. É fundamental ter a clareza do que pretende comprar, pois uma pesquisa sem foco te faz perder tempo e a chance de frustração se eleva.

  1. Não fazer uma avaliação financeira real

Verificar se o valor das prestações do imóvel é compatível com seu orçamento é apenas o primeiro passo da avaliação financeira, não o único. Além do valor do imóvel, ainda há uma série de custos envolvidos nesta aquisição. É preciso somar todos os gastos e se certificar que você terá condições de honrá-los.

Lembre-se que ao comprar um imóvel você assume um compromisso financeiro em longo prazo e que neste período imprevistos podem acontecer, por isso, é sempre bom ter reserva para os momentos difíceis. E essas precauções somente são possíveis por meio de uma análise financeira profunda e real.

  1. Ficar com dúvidas

Jamais faça um negócio se você não estiver totalmente seguro, por isso, não deixe dúvidas pendentes. Os profissionais que você escolheu para te auxiliar nesta compra tão importante devem estar preparados para te oferecer informações claras e precisas. Às vezes é melhor adiar o negócio por um tempo do que ficar sujeito à insegurança por medo de perguntar ou transparecer que não sabe algo. Você não é obrigado a saber de tudo, mas os profissionais que te auxiliam tem a obrigação de te ajudar a encontrar as respostas que precisa.

Fugir destes erros é fundamental, afinal, muita gente só compra o imóvel uma vez na vida, por isso, é preciso se planejar, buscar informações e contar com a assessoria de profissionais qualificados para que seu sonho da casa própria não se transforme em frustração.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Machado Corretor de Imóveis, Palestrante, Coach, Mestrando em Neuromarketing pela FCU - Florida Christian University/EUA. Especialista em vendas, liderança e negociação com certificação pela University of Michigan/EUA. Com mais de 18 anos de vendas, já transformou mais de 1,5 milhões de profissionais no Brasil com seus cursos, vídeos e palestras.

Deixe seu comentário!