O trabalho iniciado há pouco mais de um ano com o blog guilhermemachado.com tem se constituído como uma importante fonte de informação qualificada sobre o mercado imobiliário. Fomos destaque no portal Tribuna de Minas com uma análise do movimento do setor registrado em 2012. Confira nesta matéria.

(…)

Após a “euforia” vivida pelo setor imobiliário em 2010 e 2011, o ano passado foi atípico para o setor, avalia o consultor imobiliário Guilherme Machado. Se antes o crescimento era acelerado e praticamente todo lançamento era vendido em tempo recorde, em 2012 houve um freio. “Vimos uma desaceleração do mercado imobiliário, com maior empenho para redução do estoque das construtoras e diminuição no número de lançamentos.” Na avaliação do consultor, o comportamento é necessário ao mercado e sinaliza amadurecimento, caminhando para o crescimento sustentado por uma visão planejada. “As empresas empenharam-se em entregar o que haviam prometido e em reduzir o estoque.”

Conforme a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, 2012 foi caracterizado pelo aumento de vendas ao mutuário final e pela redução em 32% dos lançamentos no país. “Os estoques estão em queda, o que permite antecipar uma recuperação das ofertas em 2013”, avalia o presidente Octávio de Lazari Junior. Os empresários esperam alta de 10% nos lançamentos e de 5% nas vendas este ano, conforme o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Para Guilherme Machado, houve uma atualização dos valores dos imóveis que, por muito tempo, ficaram estagnados. “Os preços praticados em nosso país tendem ao equilíbrio, com uma valorização mais moderada.” Segundo a Abecip, a estabilização do mercado imobiliário deve-se, inclusive, à redução no ritmo de reajustes dos preços, do máximo anual de 29% em 2011 para cerca de 15% no final de 2012. Ainda de acordo com números da Abecip, a inadimplência superior a três prestações no crédito imobiliário ficou em torno de 1,8% no fim de 2012, considerada “baixíssima e em queda” pela associação.

—-
Post originalmente publicado em Tribuna de Minas.

 

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

3 comments
  1. Boa Tarde Guilherme.
    Sou ainda um aprendiz no ramo imobiliário, pois estou indo para meu segundo ano nesta profissão. Neste tempo de carreira tenho lido muito e também feito varias pesquisas na internet a respeito da área, notei exatamente isso ja no ano passado, onde houve uma grande freada nos lançamentos e, também na valorização, porém estão e creio que continuarão se valorizando. E confesso que estou gostando desta calmaria, pois tenho conseguido fazer um trabalho diferenciado, hoje estou atuando verdadeiramente como autônomo, depois de iniciar em uma grande Imobiliária, Lopes Curitiba, onde a escola foi excelente, porém muita dura e mais seis meses na Rossi Vendas, me vejo preparado para iniciar uma carreira independente e, é por isso que continuo e continuarei estudando sempre e quero agradecer a você pelas matérias que públicam, pois tenho aprendido muito. Se puder me indicar algum livro agradeço.

    Atenciosamente

    Praxedes

    1. Olá Praxades,

      Muito obrigado por nos permitir conhecer um pouco da sua história e das suas práticas. É muito gratificante perceber que os corretores estão cada vez mais à vontade para interagir conosco. Acredito que esta experiência só vem contribuir para evolução do nosso mercado.

      E não há como falar de evolução sem a relacionarmos com a qualificação e a melhoria contínua dos profissionais do segmento. E o caminho para capacitação é exatamente este que você destaca em sua prática: leituras atentas e críticas sobre diversos assuntos que envolvem a seara imobiliária, participação em cursos, seminários e fóruns de discussão, entre tantas outras possibilidades.

      Sobre a indicação de leituras, aqui mesmo em nosso blog, na sessão “Eu Recomendo” que está disponível neste link:

      http://www.guilhermemachado.com/eu-recomendo/ , você poderá encontrar uma série de indicação de livros, artigos e filmes que de alguma forma fazem parte do meu dia a dia e que contribuíram e ainda contribuem para o meu processo de aprendizado e crescimento. Espero que também possam lhe ajudar.

      Aproveito a oportunidade para convidá-lo para o nosso primeiro curso online que terá como tema Seja um Corretor de Sucesso em 40 dias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em nosso blog, através deste link: http://iimob.me/2sd

      Esteja sempre à vontade para interagir conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


sete × 2 =

Related Posts