Será que os leilões de imóveis valem a pena? Quais são os riscos e como esse tipo de oportunidade funciona? Te explico detalhes agora. Confira! Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

A possibilidade de comprar uma casa, com valor inicial bem abaixo do mercado, podendo chegar a uma economia de até 60%, tem despertado cada vez mais o interesse de compradores e aumentado a procura pelos leilões de imóveis.

Esta opção de compra, porém, é mais indicada para quem está disposto a tomar alguns cuidados extras e não tem pressa para ter a casa própria. Isso porque os imóveis que vão para leilão são aqueles retomados pelo banco em função da inadimplência ou, também, quando viram objeto de ação judicial decorrentes de dívidas trabalhistas, declaração de falência, conduta criminosa ou como garantia em hipoteca.

Diante disso, é preciso estar ainda mais consciente e preparado para participar dos leilões de imóveis. A primeira coisa que você precisa saber é que existe um edital onde consta as principais informações sobre o imóvel ofertado: data do leilão, as regras a serem seguidas, valor mínimo da venda, responsabilidade por custos extras são alguns dos itens informados.

É preciso ter em mente que um dos maiores risco do leilão de imóveis é o tempo que você pode levar para poder, de fato, entrar na casa ou apartamento, isso porque muitos deles ainda estão ocupados por seus antigos donos. Então, você corre o risco de ter que brigar na justiça para ter o seu bem, mesmo que já tenha arrematado. Por isso, o mais indicado é optar opções já desocupadas.

Desse modo, é preciso fazer uma investigação prévia do imóvel leiloado. Buscar saber se o ele está desocupado, avaliar as condições em que ele se encontra, além de também verificar se há ações judiciais contra a execução do leilão. Sendo assim, contar com uma assessoria jurídica pode te ajudar a evitar dor de cabeça futura.

É preciso, ainda, definir um lance máximo que você está disposto a oferecer para que só assuma compromissos que realmente tem condições de arcar. Deixar se levar pela empolgação pode ter um custo alto, uma vez que se desistir de arrematar um imóvel, por falta de dinheiro, pode te gerar uma multa.

Além disso, é preciso ter consciência de que  a partir do arremate do imóvel, taxas de condomínio e impostos em atraso são de responsabilidade de quem comprou. Logo, é preciso deixar uma reserva para estas despesas.

Embora os valores em leilões de imóveis sejam bastante atrativos, é preciso avaliar os preços praticados pelo mercado e, assim, ponderar se o desconto oferecido compensa os riscos de ter que arcar com custos adicionais caso tenha que recorrer a processos judiciais.

Portanto, contar com assessoria de empresas ou profissionais especializados em leilões de imóveis pode te ajudar a avaliar, com cautela, se esta é uma modalidade de compra adequada para o seu perfil.

Receba as nossas novidades e saiba mais sobre outras novidades do mercado

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro das notícias do setor, diariamente! Inscreva-se, também, em nosso CANAL NO YOUTUBE.

Esse conteúdo é publicado sob a licença Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported.

Related Posts